Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Melhoramentos no estádio municipal de Braga vão avançar

O Sporting de Braga apresentou hoje à Câmara Municipal de Braga as alterações que quer fazer no Estádio municipal, depois de ter tido autorização do arquiteto Eduardo Souto Moura, autor do projeto.

Melhoramentos no estádio municipal de Braga vão avançar
Notícias ao Minuto

14:18 - 06/06/17 por Lusa

Desporto Clube

Dois novos elevadores para a bancada poente, a melhoria dos existentes no resto do recinto, a criação de caminhos pedonais de acesso alternativo ao estádio e à futura cidade desportiva e a reformulação dos bares são as principais alterações hoje apresentadas pelo líder do Sporting de Braga, António Salvador, ao presidente da câmara de Braga, Ricardo Rio.

"Tive recentemente um almoço com o arquiteto Souto Moura onde expus os problemas que o estádio tem. Como sabem, há um conflito entre o arquiteto e o município [Souto Moura reclama cerca de três milhões de euros de honorários] que não é fácil de ultrapassar, mas o arquiteto Souto Moura assumiu perante o clube que dava autorização às obras que são precisas fazer", afirmou o dirigente no final.

António Salvador quer que os elevadores e os bares estejam prontos já no início da época, mas os caminhos alternativos e outas soluções "vão levar mais tempo", admitiu.

"Temos ideias, mas não podemos fazer o caminho, terá que ser o município, porque os terrenos não são nossos. Os elevadores e as outras soluções também, porque o estádio é do município e terá que ser ele a fazê-las. São alterações profundas, não de remodelação, como fizemos no ano passado. O município percebeu isso e o presidente está disponível para dar andamento", afirmou Salvador.

Ricardo Rio disse que a câmara tem "consciência de que, estruturalmente, o estádio tem várias patologias em termos de acessibilidade e conforto para os adeptos e seus utilizadores que têm que ser corrigidas".

"Saúdo o diálogo que tem havido entre o clube e o arquiteto para que este legitime e valide as propostas de alteração que venham a ser introduzidas. A câmara municipal está disponível para intervir na manutenção em algumas das situações e em criar novas condições para melhorar problemas identificados como, conforme já tinha falado, a criação de um acesso pedonal desde a zona da cadeia até ao estádio", disse o autarca.

Ricardo Rio anunciou a criação de grupos de trabalho conjuntos para estudar a implementação de cada uma das medidas, notando que "há outros melhoramentos que podem ser realizados e que o Sporting de Braga os pode assumir desde que tenha a anuência da câmara municipal enquanto proprietária do imóvel".

Inaugurado a 30 de dezembro de 2003, o Estádio Municipal de Braga, projetado por Eduardo Souto Moura, custou cerca de 150 milhões de euros (depois de um orçamento inicial estimado em 33 milhões).

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório