Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

O príncipe que conquistou o Monaco chegou às terras de Sua Majestade

Médio português foi, na sexta-feira, oficializado como reforço do Manchester City.

O príncipe que conquistou o Monaco chegou às terras de Sua Majestade
Notícias ao Minuto

07:40 - 27/05/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Bernardo Silva

A aventura de Bernardo Silva no estrangeiro ganhou uma nova etapa. O médio português deixou os campeões do AS Monaco e transferiu-se para Inglaterra, onde vai representar o Manchester City de Pep Guardiola.

Depois de ter sido associado ao Barcelona, ao Manchester United e até mesmo à Juventus, o jogador de 22 anos formado no Benfica acabou por assinar pelo o emblema do Ethiad. 

Os valores do negócio não foram revelados, mas a imprensa britânica garante que Bernardo Silva ficará ligado ao City durante as próximas cinco épocas a troco de 50 milhões, valor que o transforma no terceiro jogador português mais caro de sempre.

A nova aventura de Bernardo Silva obriga a um regresso ao passado do baixinho número dez. Dos 12 anos de Benfica ao brilho no clube do Principado, a bola parece ganhar um sorriso sempre que Bernardo a conduz. 

Benfica: O sonho interrompido

Bernardo Silva cedo ganhou destaque nas camadas jovens do Benfica. Apesar de ser franzino, o médio tinha uns pés que encantavam qualquer um. Por essa mesma razão depressa se tornou na estrela da equipa B dos encarnados. 

No entanto, e apesar da popularidade que ia ganhando junto dos adeptos, Jorge Jesus nunca apostou verdadeiramente no talento de Bernardo Silva. A prova? Na época 2013/14, o técnico dos encarnados utilizou o então jovem de 19 anos por três ocasiões. Um jogo na I Liga, outro na Taça de Portugal e outro na Taça da Liga. No total, somou 31 minutos. Muito pouco para quem sonhava seguir as pisadas do ídolo Rui Costa. 

Na pré-época seguinte, Bernardo Silva abandona a Luz e ruma aos franceses do Monaco. O clube do principado pagou 15 milhões de euros, quantia que convenceu Luís Filipe Vieira e os restantes responsáveis encarnados a deixarem sair aquele que era considerado o maior talento formado no clube. 

Época Clube Jogos Golos Assistências
2013/2014 Benfica B 38 7 7
2013/2014 Benfica A 3 0 0

No principado em busca de um sonho 

Depois da mágoa de não se conseguir impor na equipa principal do Benfica, o médio ruma a um Monaco que procurava voltar à ribalta do futebol francês. Apesar de alguns revés, Bernardo Silva começa a dar nas vistas ao brilhar pelos monegascos. Os golos apareceram e a magia também, essa com que pauta o jogo no meio-campo. 

Na segunda época volta a afirmar-se como uma das melhores unidades do conjunto francês, sendo opção recorrente para o técnico português Leonardo Jardim. 

Porém foi na terceira época que Bernardo Silva deixou a Europa a seus pés quando aproveitou da melhor maneira a montra da Liga dos Campeões. Não só ajudou o Monaco a chegar à fase de grupos como também foi uma das principais figuras do clube ao protagonizar uma campanha europeia que só foi travada pela super poderosa (e defensiva) Juventus. 

No final ainda conquistou a Ligue 1 pelo Monaco, título que fugia ao Principado há 15 anos, destruindo a hegemonia do poderoso e milionário PSG. 

Época Clube Jogos Golos Assistências
2014/15 AS Monaco 45 10 4
2015/16 AS Monaco 44 7 3
2016/17 AS Monaco 58 11 12

A Premier League: O palco mais ansiado 

O dia 26 de maio ficará marcado para sempre na carreira de Bernardo Silva. Depois de muitos rumores, o Manchester City acabaria por confirmar a chegada de um português ao plantel citizen. Bernardo Silva assinou e deixou os adeptos do clube inglês ansiosos por vê-lo em campo com a camisola 20 do City. 

A Premier League é apelidada como a melhor do mundo, tendo já o próprio Bernardo Silva afirmado, anteriormente, que sonhava chegar ao futebol inglês. 

Na entrevista que deu às canais oficias do clube, Bernardo Silva garante querer ganhar títulos para aumentar o palmarés que ainda é curto. 

Entretanto também foi convocado por Fernando Santos para integrar a comitiva da Seleção Nacional que partirá para a Russia em busca da Taça das Confederações. Ele que, fruto do azar ou do destino, ficou fora do Europeu de França por lesão. 

A carreira de Bernardo Silva está solidificada e a partir de agora só poderá melhorar. Estaremos cá para ver mais, pequeno mágico. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório