Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Presidente da APAF nega boicote dos árbitros ao início da próxima época

Luciano Gonçalves acredita que num "início de campeonato mais tranquilo do que o transato".

Presidente da APAF nega boicote dos árbitros ao início da próxima época
Notícias ao Minuto

18:06 - 03/05/17 por Lusa

Desporto Luciano Gonçalves

O presidente da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), Luciano Gonçalves, desmentiu hoje a possibilidade de o setor da arbitragem boicotar o arranque da próxima época na I e II Ligas de futebol.

Em declarações prestadas após uma reunião com a Associação de Futebol de Lisboa (AFL), o líder do organismo representativo dos árbitros assumiu também o envio de algumas propostas para alteração do Regulamento Disciplinar e apelou a uma resolução do problema do setor, em nome de um "início de campeonato mais tranquilo" do que o da presente temporada.

"Não existe nenhum boicote pré-anunciado pela arbitragem. Acreditamos que todos os agentes e todas as instituições irão, até ao início da época que vem, agilizar todas as ferramentas para termos um início de campeonato mais tranquilo do que o transato", afirmou.

A APAF não deixou de lembrar a sua participação num grupo de trabalho que reúne a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Liga de clubes, o secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, e os sindicatos de jogadores e treinadores no sentido de conseguir uma pacificação do atual clima de tensão.

"A APAF enviou para a Liga, como para outras instituições, contributos para uma regulamentação no qual achamos que podemos dar algum contributo positivo. Tudo o que seja para velar pela verdade desportiva e pelo bem do futebol é o nosso interesse", comentou Luciano Gonçalves, em alusão às notícias de agravamento de penas para quem falar de arbitragem.

Por sua vez, o presidente da AFL, Nuno Lobo, manifestou a sua solidariedade em relação a "todos os árbitros que têm sido vítimas de agressões nos campos e pavilhões" e para com a APAF, reiterando a importância da obrigatoriedade do policiamento desportivo em todos os jogos.

Numa fase em que Benfica e Sporting têm travado uma guerra de palavras e ideias sobre o setor da arbitragem, o líder da AFL reconheceu que "este não é o momento próprio para que Benfica e Sporting possam conversar", mas garantiu que não se demite das suas funções e do objetivo de sentar os dois rivais à mesa para o debate.

"Este ambiente não pode continuar mais um dia para bem do futebol português. Temos de saber o tempo próprio para o efeito e haverá o momento em que será o futebol português a exigir, para bem de todo o futebol, que os dois se sentem definitivamente à mesa, com o FC Porto também e com todos os outros clubes", frisou.

A terminar, Nuno Lobo deixou ainda uma crítica ao secretário de Estado do Desporto e da Juventude, João Paulo Rebelo, pelo que considerou ser um "silêncio absolutamente lamentável" em relação aos últimos acontecimentos no futebol: "O que é que o secretário de Estado já fez para acabar com este ambiente hostil perante os árbitros e a arbitragem?"

De acordo com os registos desta época, já foram realizadas pela APAF 52 participações contra episódios de violência ou intimidação a árbitros, entre escalões profissionais e não profissionais, um número que é mais do dobro das queixas registadas na temporada 2015/16.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório