Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Benfica-Estoril: Onze contra onze e no fim Jonas resolveu

Avançado brasileiro terminou com o 'sofrimento' de uma águia que teve de suar para conquistar os três pontos.

Benfica-Estoril: Onze contra onze e no fim Jonas resolveu
Notícias ao Minuto

07:06 - 30/04/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

O duelo era entre águias e canarinhos, pelo que, pelo menos na teoria, esperava-se uma vitória simples por parte do Benfica, ainda para mais num estádio da Luz lotado por mais de 60 mil adeptos desejosos de ver a equipa dar mais um passo rumo ao título.

O derradeiro objetivo foi atingido, uma vez que a equipa da casa somou uma vitória por 2-1, mas, mais uma vez, os homens de Rui Vitória estiveram longe de convencer. O Benfica continua a ser o favorito à conquista do título, por mais que não seja pela vantagem sobre o FC Porto, mas seria uma falácia dizer que chega à fase decisiva da época na melhor forma.

Basta olhar para os mais recentes registos. Nos últimos sete jogos, as águias empataram quatro e venceram três, sendo que, desses triunfos, dois foram conseguidos pela margem mínima. Este sábado, além da vantagem, também a exibição foi… mínima.

Ederson e os postes impediram o descalabro

Nos primeiros 45 minutos, frente a um Estoril escasso em ideias, o Benfica controlou o jogo, mas sem nunca o dominar, e muito menos criar oportunidades de golo. Aliás, das quatro vezes que tentou o remate, apenas uma delas foi à baliza… e deu golo.

Um disparate de Licá, a pontapear Nelson Semedo na grande área canarinha, deu origem a uma grande penalidade que Jonas fez questão de concretizar. O golo podia ter servido para retirar a pressão dos homens da casa e embalá-los para uma exibição tranquila, mas teve o efeito contrário.

Na segunda parte, o Estoril cresceu e tentou o golo por sete vezes. Sete remates adversários à baliza encarnada em pleno estádio da Luz, no espaço de 45 minutos. Indicativo, não só da passividade encarnada, como especialmente do bom trabalho que Pedro Emanuel tem vindo a levar a cabo na Linha.

Um desses remates esbarrou no poste, outro na barra e outros dois nas mãos de Ederson. Só Kléber foi capaz de fazer a bola beijar o fundo das redes, colocando uma justa igualdade no marcador. Mas foi então que a ‘besta’ acordou.

Com um homem como Jonas, como não vencer?

Pode estar limitado e afastado dos relvados, mas não há como negar. Jonas é mesmo um dos melhores jogadores do campeonato português. Frente ao Estoril, toda e qualquer nota artística ficou restringida aos seus pés.

Aos 66 minutos de jogo disputados, com um grande remate, fez o golo da vitória, que permite ao Benfica passar mais uma semana na liderança isolada da I Liga. Apesar das lesões que o atormentaram, leva já 16 golos na presente temporada. Só em abril, fez seis em cinco jogos.

Caso o Benfica se venha a sagrar campeão, Jonas, ainda que a part time, será, indubitavelmente, um dos principais obreiros.

Benfica vs Estoril
61% Posse de bola 39%
23% Ataque perigoso 24%
46% Ataque 40%
31% Bola segura 36%
7 Tentativas de golo 9
3 Remates à baliza 3
4 Remates fora 6
4 Cantos 7
19 Livres diretos 19
1 Foras-de-jogo 7
1/0 Cartões amarelos/vermelhos 2/0
18 Faltas 12

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório