Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Dique fogaceiro impediu avalanche azul de perturbar as contas do título

FC Porto dominou o Feirense mas saiu do Dragão com os mesmos três pontos de desvantagem em relação ao líder Benfica.

Dique fogaceiro impediu avalanche azul de perturbar as contas do título
Notícias ao Minuto

08:02 - 24/04/17 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Análise

20 remates azuis e brancos, 14 dos quais travados pelas mãos de Vaná, resumem perfeitamente aquilo que se passou na noite de domingo, no Dragão.

A equipa de Nuno Espírito Santo sabia que não podia repetir o que sucedeu na receção ao Vitória de Setúbal, ou seja, desperdiçar um empate do Benfica para se aproximar da liderança. Ora, frente ao Feirense, foi precisamente isso que sucedeu.

Os azuis e brancos, obrigados a ganhar, protagonizaram uma avalanche ofensiva, que, no entanto, foi travada vez, após vez, após vez, após vez… por um dique fogaceiro que deu pelo nome de Vaná.

Crise à vista no Dragão?

Com o aproximar do final do campeonato, o FC Porto entrou numa espiral vencedora, que, entre janeiro e março, lhes valeu nove vitórias em dez jogos, contabilizando todas as provas.

No entanto, após a eliminação da Liga dos Campeões, não mais a equipa azul e branca foi a mesma. De lá para cá, em cinco jogos venceu apenas um. Pior, só a crise de resultados – e de finalização – que passou durante o mês de novembro, em que somou cinco empates consecutivos.

O título continua a três pontos de distância, mas, frente a Chaves, Marítimo, Paços de Ferreira e Moreirense, a margem de erro será mínima.

Nuno Manta Santos, um nome a reter

O FC Porto pode ter dominado, e até se pode culpar a si mesmo por não ter conseguido a vitória. No entanto, do outro lado esteve um Feirense bem organizado, que, a cada semana que passa, consolida Nuno Manta Santos como uma das figuras da presente temporada.

Com o empate no Dragão, o Feirense não só garantiu matematicamente a manutenção, como ascendeu, ainda, à condição, ao oitavo lugar do campeonato, com os mesmos 36 pontos do que o Desportivo de Chaves, mas mais um jogo.

Quando pegou na equipa, à 14.ª jornada, os fogaceiros ocupavam o penúltimo lugar, com apenas mais um ponto do que o Tondela, último classificado? Tamanha melhoria será apenas coincidência? Parece pouco provável.

FC Porto vs Feirense
64% Posse de bola 36%
30% Ataque perigoso 15%
44% Ataque 47%
26% Bola segura 38%
20 Tentativas de golo 4
10 Remates à baliza 2
10 Remates fora 2
11 Cantos 2
23 Livres diretos 20
1 Foras-de-jogo 0
0/0 Cartões amarelos/vermelhos 5/0
19 Faltas 23

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório