Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Tiro de Lindelof minimizou 'estragos' no campeonato

Sporting e Benfica empataram a uma bola no dérbi lisboeta.

Tiro de Lindelof minimizou 'estragos' no campeonato
Notícias ao Minuto

22:29 - 22/04/17 por Andreia Brites Dias

Desporto 30.ª jornada

Empate em Alvalade. Sporting e Benfica empataram, este sábado, a uma bola, no dérbi da cidade de Lisboa, em jogo referente à 30.ª jornada do campeonato nacional. Adrien Silva e Lindelof assinaram os golos do encontro.

Erro de Ederson e eficácia de Adrien

Com o foco no acesso direto à Liga dos Campeões, o Sporting nem deu tempo aos encarnados para respirarem e se adaptarem ao 'reino do leão' e, cinco minutos depois de Artur Soares Dias dar o apito inicial, Adrien Silva inaugurou o marcador, na sequência de uma grande penalidade cometida por Ederson sobre Bas Dost.

A equipa de Rui Vitória evidenciava algumas dificuldades em progredir no terreno, com Pizzi, o 'construtor' de serviço, muito agarrado às ações de Adrien Silva, o que limitava a ofensiva das águias. Perante uma formação verde e branca muito rápida nas transições e bem organizada, com Alan Ruiz e Bruno César a participar ativamente no momento defensivo.

Para conseguir soltar-se das 'amarras' leoninas, o Benfica começou subir as linhas, explorando, principalmente, o lado direito, tentando pressionar Jefferson ao máximo. Com a pressão cada vez maior do clube da Luz, ia valendo o 'patrão' Coates, imperial na defesa leonina. 

Perto do intervalo, os encarnados ficaram a pedir grande penalidade de Schelotto sobre Grimaldo (40’) e de Bruno César sobre Lindelof (41’), mas Artur Soares Dias nada assinalou.

Um tiro sueco, motivação adicional 

Com um Benfica mais pressionante no final do primeiro tempo, o Sporting entrou a rasgar na segunda parte, com Bas Dost a perder duas oportunidades para dilatar o marcador (48’ e 54’). Novamente com dificuldades em sair a jogar, Rui Vitória não esperou mais e mexeu na equipa, com Jiménez a entrar para a saída de Rafa Silva (58’).

Uma superioridade leonina que acabou travada por Lindelof que não desperdiçou uma falta cometida por Alan Ruiz sobre Salvio em zona perigosa, para colocar o esférico no fundo das redes adversárias, sem qualquer hipótese para Rui Patrício (66’).

Para além da igualdade no marcador, o golo das águias desorientou os comandados de Jorge Jesus que, com os nervos à flor da pele, tinham mais dificuldades em manter o esférico. Diante um Benfica mais concentrado, organizado e com mais capacidade de reação à perda de bola. 

A partir daqui, o ritmo de jogo caiu bastante, com as duas equipas a gerir o resultado. Jorge Jesus ainda fez entrar Podence, Rui Vitória também apostou em Carrillo, mas nenhuma alteração conseguiu mexer no resultado. 

Momento do jogo: Aos 66 minutos, na sequência de um livre, Lindelof restabeleceu a igualdade, com um golo sem hipóteses para Rui Patrício. Num momento em que o Sporting estava a vencer e por cima na partida, o tento do sueco não só empatou o marcador como travou o momento positivo dos leões. 

Homem do jogo: Sebastián Coates esteve imperial neste encontro. O 'patrão' da defesa leonina mostrou-se uma peça fundamental - tal como no decorrer da temporada - para manter o esférico longe da baliza de Rui Patrício. O jogador de 26 anos foi crucial em alguns dos lances na partida. 

Jorge Jesus: O treinador do Sporting apostou em Jefferson para o lugar do castigado Marvin Zeegelaar, uma alteração que funcionou. Para além disso, Jesus apostou também em Paulo Oliveira na equipa titular, em vez de Ruben Semedo, uma alteração que deu mais solidez defensiva à formação leonina. 

Rui Vitória: Com Jonas condicionado, o técnico dos encarnados apostou em Rafa Silva no apoio a Mitroglou, dando a titularidade a Franco Cervi, uma alteração que não se revelou muito acertada. Porém, Rui Vitória, pouco depois do intervalo, tirou o jogador português para colocar Jiménez no apoio ao grego, o que tornou a sua equipa mais ofensiva. 

Artur Soares Dias: Critério muito largo do juiz do encontro no capítulo da disciplina, com alguns cartões amarelos por mostrar. A equipa do Benfica ficou ainda a pedir grande penalidade sobre Grimaldo (40’) e por Lindelof (41’), mas Artur Soares Dias nada assinalou. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório