Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Ex-presidente da federação da Costa Rica banido por corrupção

O ex-presidente da Federação de Futebol da Costa Rica, Eduardo Li, envolvido no escândalo de corrupção que afetou FIFA, foi banido da modalidade, informou hoje o organismo mundial.

Ex-presidente da federação da Costa Rica banido por corrupção
Notícias ao Minuto

16:58 - 21/04/17 por Lusa

Desporto FIFA

"[Li] é culpado de infringir os artigos 13 (regras gerais de conduta), 15 (lealdade), 18 (obrigação de denunciar, cooperar e prestar contas), 19 (conflito de interesses) e 21 (suborno e corrupção) do Código Ético da FIFA", justificou o organismo.

O Comité de Ética da FIFA refere que Li "não possa voltar a participar em atividades relacionadas com o futebol (administrativas, desportivas ou de outra índole) no âmbito nacional ou internacional".

Li, de 57 anos, preso na Suíça em 2015, está entre as dezenas de ex-dirigentes implicados em diversos escândalos que afundaram a credibilidade da FIFA, resultantes de investigações conduzidas nos Estados Unidos e no país helvético.

Eduardo Li foi acusado de associação criminosa para extorsão e fraude, bem como de ter usado a sua influencia sobre empresas privadas quanto à revenda de direitos de televisão da seleção do seu país.

O Comité de Ética da FIFA tinha aberto uma investigação sobre o ex-dirigente logo após a sua prisão, em maio de 2015, quando foram detidos os sete primeiros dirigentes.

O ex-presidente da federação da Costa Rica também foi membro da comissão executiva da CONCACAF (Confederação de Futebol da América do Norte, Central e Caraíbas), que teve outros implicados no escândalo que afetou a FIFA.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório