Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Sporting já tem academia em Luanda e quer alargar conceito

O presidente do Sporting foi hoje recebido em euforia por dezenas de adeptos Luanda, onde inaugurou a primeira academia de futebol do clube em Angola, tendo prometido alargar o conceito a todos os países africanos de língua portuguesa.

Sporting já tem academia em Luanda e quer alargar conceito
Notícias ao Minuto

17:17 - 04/04/17 por Lusa

Desporto Inauguração

A mais recente academia de futebol do Sporting funciona em Viana, arredores da capital angolana, recebendo diariamente até 500 crianças, fruto do protocolo de colaboração assinado hoje com a escola Norberto de Castro.

O presidente daquela escola sublinhou que a parceria com o Sporting, que a partir de agora dá nome à academia, que recebe em permanência jovens futebolistas de várias províncias do país, "não envolveu o pagamento de qualquer tostão" ao clube presidido por Bruno de Carvalho, cabendo ao parceiro local angariar os apoios necessários ao seu funcionamento.

"É preciso que as pessoas entendam muito bem isso. Nem um tostão foi dado", enfatizou Norberto de Castro, que falava ladeado por Bruno de Carvalho e pelo governador da província de Luanda, general Higino Carneiro, que também participou no evento da assinatura do acordo.

"Eles vão beneficiar do nosso 'know-how', da nossa formação de treinadores e da nossa formação de atletas. E nós, como é lógico, teremos não só o prazer de cumprir uma missão, não só o prazer de ajudar a desenvolver o futebol angolano, mas também o acesso primordial aos talentos que se vão gerando aqui", destacou, por seu turno, Bruno de Carvalho.

O presidente do Sporting foi a estrela maior do evento de hoje, com dezenas de adeptos angolanos do clube de Lisboa a rodearem Bruno de Carvalho para as já habituais fotografias, debaixo do escaldante sol de Luanda.

"Angola é um país estratégico, dentro daquilo que é a nossa estratégia de expansão", sublinhou depois o presidente 'leonino', destacando a "missão" do Sporting nesta academia, tendo em conta que "muitas das crianças não têm posses para poderem jogar futebol".

Bruno Carvalho garantiu que a Academia Sporting Norberto de Castro, que se junta aos acordos de colaboração com o 1.º de agosto e o Recreativo da Caála, ambos do primeiro escalão do futebol angolano, vai em breve produzir talentos, face ao "potencial" do futebol angolano.

O protocolo que formaliza a academia, válido inicialmente por cinco anos, foi assinado hoje com a direção da Escola Norberto de Castro, que já formou vários atletas do Girabola angolano e que já está a ser acompanhada há alguns meses por técnicos do Sporting.

Um conceito de academia que há cerca de um ano arrancou na Guiné Equatorial, passou ainda por Cabo Verde e agora por Angola, mas que o dirigente quer ver alargado a curto prazo à Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Moçambique.

"E aí fechamos aquilo que são os países de língua portuguesa, africanos. Depois faltará o Brasil, onde também já estamos em contacto, e também com várias parcerias", sublinhou Bruno de Carvalho.

O presidente do Sporting fez-se acompanhar do internacional angolano Gelson Dala, a maior promessa atual do futebol do país, contratado no final de 2016 ao campeão 1.º de agosto e que joga atualmente na equipa B do clube de Lisboa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório