Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Nainggolazo: Da infância complicada ao fumador assumido que odeia a Juve

Internacional belga é uma das estrelas da AS Roma mas o seu feitio é o cartão de visita. Depois de uma infância complicada, Nainggolazo está na melhor fase da carreira.

Notícias ao Minuto

09:20 - 25/03/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Perfil

Quem acompanha o mundo do futebol já não é apanhado de surpresa pela exuberância de Radja Nainggolan. O jogador da AS Roma é visto como um dos melhores médios da atualidade, mas reúne aspectos pouco comuns.

A infância marcante 

Mas comecemos pelo início. A vida de Nainggolan não foi fácil. Não mesmo. O jogador de 28 anos nasceu na cidade de Antuérpia, local onde foi abandonado, ainda em criança, pelo pai, um imigrante. Nainggolan foi então criado pela mãe, que tinha dois empregos para sustentar os quatro irmãos de Nainggolan .

Apesar das evidentes dificuldades que a vida lhe proporcionou, Radja não desistiu do sonho de se tornar jogador de futebol. Para conseguir isso mesmo, começou por jogar no Germinal Beerschot, da Bélgica, antes de chegar a Itália pela porta do Piacenza.

Mas foi em 2010 que a sua vida mudou. O Cagliari não ficou indiferente às suas qualidades e contratou-o. No entanto, quando tudo parecia estar a mudar para melhor, a mãe de Nainggolan perdeu a luta contra o cancro do pulmão, acabando por falecer.

A forma como a mãe trabalhou para que nada faltasse a Nainggolan e aos irmãos deixou uma vazio por preencher na vida do internacional belga. Por isso mesmo, Nainggolan tatuou as asas de um anjo nas costas. Na asa esquerda pode ler-se a data do nascimento e na direita a data em que o cancro levou a melhor.

"Ela trabalhava muito para dar todo o apoio que eu e meus irmãos precisávamos, e também para tentar suprimir os danos deixados pelo meu pai. Sinto falta dela todos os dias. O que mais lamento é ela não estar aqui para ver no que me tornei", recordou o médio numa entrevista concedida à ESPN em junho de 2016.

Atualmente, Nainggolan é estrela e um dos capitães da AS Roma, onde ganhou alcunha de Nainggolazo.

O ódio público à rival Juventus

Mas afinal de contas, porque Naiggollan tem um feitio tão peculiar? Para além dos grandes golos de que é autor e da forma como ‘come’ a relva durante os jogos, Naiggollan soma ainda características pouco comuns.

O médio belga já tornou público o seu 'ódio' à Juventus, deixando críticas à forma como conseguem conquistar os títulos. Este ódio não é de agora… mas sim de nascença.

"Recusei ofertas importantes mas sou contra a Juventus desde que nasci. Mesmo quando estava no Cagliari, eu odiava a Juventus. Eu 'dava os meus colh...' para ganhar contra eles com o Cagliari. A jogar no estádio deles, nunca perdi pelo Cagliari. Eu odeio-os, porque eles ganham sempre com um grande penalidade ou com uma falta", disparou.

Um vício chamado tabaco 

A sua dedicação nos treinos e jogos da AS Roma não escondem dois vícios: o tabaco e as discotecas. Nainggolan é assumidamente fumador, tal como afirmou há alguns dias à La Gazzetta dello Sport.

"Fumo e não tenho problemas em assumir isso. Sei que devo dar um bom exemplo e que tenho dois filhos.Toda a gente sabe que fumo, isso é verdade. Não posso esconder, nem quero esconder. Fumo, mas também não me envergonho disso!", garantiu, bem ao seu estilo, 

Tal facto já provocou episódios caricatos, tal como sucedeu durante o Euro’2016, ocorrido em França. Marc Wilmots, selecionador da Bélgica durante a prova, reconheceu que teve de dar um quarto 'single' ao médio por conta do vício do tabaco.

"É verdade que Radja fuma. É um hábito comum em França e em Itália. Se ele quiser um cigarro, não vou impedi-lo. Sou flexível. É o corpo dele e, enquanto ele estiver bem em campo, não é um problema para mim", começou por dizer Wilmots, durante uma conferência de imprensa, antes de prosseguir.

"Peço sempre um quarto com varanda para ele, para que ele não acione os alarmes de incêndio. Se eu o proibisse de fumar uns cinco ou seis cigarros por dia, acho que ele destruía o quarto", explicou antes de deixar um aviso ao antigo pupilo. 

"É um problema dele, mas se ele quiser jogar em alto nível até os 30-35 anos, é algo em que ele tem de começar a ponderar", garantiu. 

Mas a vida social de Nainggolan também tem uma relação muito próxima com os clubes nocturnos. Ainda assim, o médio da AS Roma já está mais regrado nesse aspeto. Durante uma entrevista à revista Rolling Stone, Nainggolan explicou que os jogadores de alta competição não podem estar sistematicamente a pensar no mesmo.

"Não tenho vontade nenhuma de ficar em casa à noite, como aqueles que só pensam em futebol 24 horas por dia. Temos de ir com calma, mas acredito ser possível aproveitar a vida e relaxar um pouco", afirmou. 

Atualemente é casado com Claudia, mulher italiana que conheceu na sua passagem pelo Cagliari e com a qual teve duas filhas. As três mulheres na vida de Nainggolan acabaram por mudar o seu foco. 

Nainggolan está agora mais ciente de que o mais importante é vencer dentro de campo num campeonato que é tudo menos fácil. 

Está a completar a quarta temporada no clube romano, onde soma já 151 jogos onde contabiliza 25 golos.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório