Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Seleção? "Não vejo problemas como existiam no passado"

Abel Xavier sabe o que é vencer a Hungria pela seleção portuguesa de futebol, ao ser decisivo no triunfo por 3-1 em outubro de 1999, e considera agora Portugal favorito para o jogo de sábado com os húngaros.

Seleção? "Não vejo problemas como existiam no passado"
Notícias ao Minuto

09:20 - 24/03/17 por Lusa

Desporto Declarações

Em entrevista à Lusa, o antigo defesa português relembra as "memórias muito agradáveis" desse embate realizado no Estádio da Luz, no qual apontou um golo que se revelou crucial na rota para a participação no Campeonato da Europa de 2000, em que a equipa das 'quinas' viria a cair apenas nas meias-finais.

"Recordo que era um jogo em que tínhamos necessariamente de vencer por 3-0 e o golo que marquei deu o apuramento. Foi um cruzamento do Figo e eu apareci de cabeça no segundo poste a fazer o golo, que teve um significado muito grande e deu azo a irmos para a fase final do Europeu", conta o ex-jogador.

Atualmente ao comando da seleção de Moçambique, Abel Xavier reitera que o título europeu conquistado no Euro2016 trouxe outra responsabilidade à formação comandada por Fernando Santos.

"Defender o título europeu traz muita responsabilidade, mas essa mesma responsabilidade tem de ser materializada com uma contínua vontade de vencer", disse.

Sem poupar nos elogios ao selecionador português, o antigo internacional luso considera também que os jogadores têm agora uma estrutura que lhes dá outro suporte para triunfar.

"Toda a estrutura sabe da responsabilidade de defender um título europeu e que tem efetivamente de dar continuidade. Os jogadores cresceram em termos de grupo, foram extremamente humildes e penso que isto vai continuar a acontecer. Não vejo problemas como existiam no passado, vejo um grupo extremamente competitivo e que dá dores de cabeça a Fernando Santos", sublinha.

No último encontro com os húngaros, Portugal não foi além de um empate a três golos, no jogo da terceira jornada da fase de grupos no último Campeonato da Europa. Contudo, Abel Xavier argumenta que "não há jogos iguais" e que este desafio de sábado será preparado "da melhor maneira possível" por Fernando Santos.

"Se todos os jogadores estiverem à sua altura, penso que Portugal tem mais possibilidades de ganhar o jogo do que a Hungria de surpreender", rematou.

Portugal está no segundo lugar do Grupo B, com nove pontos, menos três do que a Suíça, que lidera, e mais dois em relação à Hungria, que é terceira classificada.

O Portugal-Hungria está agendado para este sábado, às 19:45, e terá arbitragem do polaco Szymon Marciniak. Três dias após o duelo com os magiares, a seleção lusa tem um jogo particular diante da Suécia, na Madeira.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório