Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Hélio Sousa assume "grande responsabilidade" de Portugal

Portugal inicia esta quinta-feira a Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa de futebol, encontrando pelo caminho as seleções de Croácia, Turquia e Polónia. Depois de ter guiado boa parte dos jogadores chamados para este torneio ao triunfo no Europeu de sub-17, o técnico português enalteceu o "êxito assinalável" do país nos últimos anos no futebol de formação.

Hélio Sousa assume "grande responsabilidade" de Portugal
Notícias ao Minuto

08:00 - 21/03/17 por Lusa

Desporto Europeu

O selecionador português de sub-19, Hélio Sousa, garante que a pressão e a responsabilidade de Portugal para chegar ao próximo Europeu de futebol deste escalão são elevadas, mas independentes do título de sub-17 conquistado em 2016.

Portugal inicia esta quinta-feira a Ronda de Elite de acesso ao Campeonato da Europa de futebol, encontrando pelo caminho as seleções de Croácia, Turquia e Polónia. Depois de ter guiado boa parte dos jogadores chamados para este torneio ao triunfo no Europeu de sub-17, o técnico português enalteceu o "êxito assinalável" do país nos últimos anos no futebol de formação.

"A pressão em relação a Portugal é sempre a mesma e é sempre alta. Somos um dos países de topo no futebol de formação. Temos tido um êxito assinalável e esperamos voltar a ter esse êxito. Conseguindo estar nesta fase final nós acreditamos que é sempre possível chegar o mais longe possível e o mais longe possível é vencer", afirmou.

Confrontado com uma eventual responsabilidade extra pela vitória no Europeu de sub-17, Hélio Sousa defendeu que esse estatuto não alterou em nada a preparação: "Traz a mesma responsabilidade que sempre impusemos a nós próprios e que é grande."

Em entrevista à Lusa, o antigo campeão do Mundo de sub-20, em Riade em 1989, vincou, porém, a importância de não desvalorizar esta Ronda de Elite, considerando-a mesmo como a fase "mais difícil".

"Só passa uma equipa. Esperamos continuar a evoluir e a cumprir os objetivos a que nos propomos. Vamos fazer tudo para sermos os mais fortes", acrescentou.

Relativamente aos adversários Croácia, Turquia e Polónia, Hélio Sousa assinalou as diferenças: "A Croácia é uma geração que já vem com excelentes resultados no espaço competitivo dos sub-17; a equipa turca tem sempre jogadores irreverentes e com qualidade técnica; e a Polónia é sempre uma equipa bastante competitiva, com um futebol mais físico."

Por outro lado, o selecionador de sub-19 realçou o significado da conquista recente do Torneio de La Manga no trabalho da equipa para chegar ao Europeu.

"Foi um momento competitivo muito bom, que nos levou a ter uma boa evolução. Deixámos uma equipa mais capaz e com mais opções de enfrentar o futuro", explicou.

Uma das estrelas da seleção campeã europeia de sub-17 e que marca presença nestes sub-19 é o jovem Diogo Dalot, do FC Porto. Para o lateral português, de 18 anos, a Ronda de Elite "vai ser muito difícil", mas destacou a "simbiose" na equipa para atingir o sonho da conquista inédita do Campeonato da Europa neste escalão.

"Seria uma experiência incrível [juntar o título de sub-19 ao dos sub-17]. Acho que era muito bom para nós. Quem sabe? Com o trabalho que estamos a desenvolver talvez consigamos ganhar estes dois Europeus", referiu o jogador.

No entender do internacional sub-19, Portugal ainda tem muito a mostrar após os triunfos europeus nos sub-17 e AA.

"Acho que temos vindo a demonstrar aquilo que é o jogador português e a vitória no Europeu da seleção AA foi o auge do nosso país. O jogador português tem muito mais para mostrar e é isso que estamos aqui a fazer", sentenciou.

Entre os 18 eleitos para esta Ronda de Elite existe apenas um elemento que não pertence aos três grandes: João Queirós, do Braga. O jovem central arsenalista foi um dos destaques da equipa no Torneio de La Manga e considera estar plenamente integrado na formação orientada por Hélio Sousa.

"As minhas expectativas são dar o melhor de mim para poder crescer como jogador e dar o meu contributo à equipa para que consigamos os nossos objetivos", afirmou, sublinhando a necessidade de defender o título alcançado nos sub-17: "É um estatuto que a equipa ganhou, temos de mostrar que não foi por acaso e manter esse registo."

Nesta Ronda de Elite passam à fase final os primeiros de cada um dos sete grupos, que se juntam depois à anfitriã Geórgia no Europeu do escalão, que irá decorrer entre 02 a 15 de julho.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório