Jéssica Augusto e Samuel Barata brilham na Meia Maratona

Jéssica Augusto (Sporting) e Samuel Barata (Benfica) destacaram-se hoje como os melhores atletas portugueses na 27.ª edição da meia-maratona de Lisboa, ao conseguirem os sétimo e sexto lugares nas provas feminina e masculina, respetivamente.

© DR
Desporto Atletismo

A atleta 'leonina', que conseguiu o tempo de 1:10.38 horas, reconheceu ter saído "muito satisfeita" com a prova realizada, realçando que Lisboa marcou mais uma etapa na preparação para a maratona de Hamburgo, a 23 de abril.

PUB

"O meu objetivo era correr e sentir-me bem, fui encontrando as melhores sensações ao longo da corrida. Entretanto, elas arrancaram e no retorno acabei por perder o contacto com o grupo, porque também estava vento e sentia-me mais cansada", explicou.

Sobre o facto de não se registar uma vitória portuguesa entre as mulheres desde 1991, por intermédio de Rosa Mota, Jéssica Augusto disse manter a esperança de ver essa proeza novamente repetida: "Pode ser que um dia as africanas sejam surpreendidas por uma portuguesa e gostava que essa portuguesa fosse eu."

Já Samuel Barata conseguiu ser uma vez mais o melhor atleta luso masculino, tal como em 2016, considerando o seu sexto lugar o "resultado de muito trabalho, muito treino e muitas horas a trabalhar no duro".

"Preparei a época para estar em forma nesta altura. Durante a prova senti-me bem, fui o melhor português e sinto-me muito satisfeito, além de ter feito recorde pessoal", acrescentou, depois de ter completado a prova em 1:03.52 horas.

Quanto à possibilidade de um dia poder conseguir vencer a meia-maratona de Lisboa, algo que um português já não consegue desde 1998, por António Pinto, o jovem atleta do Benfica disse que essa missão "não é fácil": "Vêm cá os melhores do mundo e, nos últimos 20 anos, os melhores do mundo são os africanos."

COMENTÁRIOS REGRAS DE CONDUTA DOS COMENTÁRIOS

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias Ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser