Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Dupla goleadora garante chama de líder ao Dragão em jogo polémico

FC Porto 'despachou' Tondela... e fica à espera do Benfica.

Notícias ao Minuto

07:18 - 18/02/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

A goleada do FC Porto sobre o Tondela (4-0) vale a liderança provisória da I Liga, estando o Benfica 'obrigado' a ganhar em Braga, no domingo, caso queira manter a distância de dois pontos para os dragões. 

A vitória dos dragões não merece qualquer tipo de contestação uma vez que, ao longo da partida, foi o FC Porto quem mais fez para sair do Dragão com os três pontos. 

Destaque também para a atitude do Tondela, que entrou na partida com vontade de discutir o jogo olhos nos olhos com os portistas, mas que por ver defraudadas as esperanças depois da expulsão de Osório. 

Dupla André Silva-Soares tem tudo para causar (ainda mais) estragos

O triunfo azul e branco começou a ser construído ainda na primeira parte... pelo suspeito do costume.

André Silva, internacional português que merece a confiança de Nuno Espírito Santo desde do início da temporada, continua a corresponder com golos à aposta do técnico azul e branco. 

Com mais um tento, André Silva eleva vários registos merecedores de destaque. São já 18 os tentos apontados pelo avançado de 21 anos esta época, conseguindo igualar a marca do maior goleador do FC Porto na temporada passada: Aboubakar. 

Mas há mais. André Silva soma agora 13 golos na I Liga e está a quatro golos do primeiro lugar na lista dos goleadores do campeonato português. Bas Dost leva 17 golos, e lidera o quadro dos artilheiros. 

O número 10 portista é também o jogador com mais golos marcados na I Liga através da marca da grande penalidade (4). 

Por falar em goleadores, Soares também continua a fazer estragos. O avançado brasileiro - único reforço dos dragões no mercado de transferências de inverno - continua de pé quente, tendo marcado o quarto golo em três jogos consecutivos.

Tal registo garante-lhe um lugar no restrito lote de jogadores que conseguiu o mesmo mal chegaram ao FC Porto: Jardel, Pena, Falcao e Janko. 

Aliás, o brasileiro está, neste momento, logo atrás de André Silva na lista dos melhores marcadores da I Liga, onde ocupa o terceiro posto com 11 golos. 

Marcano na melhor época de sempre ao serviço do dragão

Mas não são só os golos que valem vitórias e pontos. A defensiva azul e branca somou novo jogo sem golos sofridos e o destaque tem ser dado a Marcano que soma, até ao momento, 33 jogos nesta temporada. 

O central espanhol irá assim ultrapassar o número de jogos que efectuou nas anteriores épocas. Em 2014/15, alinhou por 32 ocasiões e em 2015/16 participou em 33 partidas. 

Tondela começou bem... mas expulsão tirou fulgor a formação montada por Pepa

Por seu lado, o Tondela sofreu no Dragão muito por culpa da expulsão de Osório, ainda na primeira parte. Esta é a segunda expulsão do jogador beirão que se junta a Tobias Figueiredo, Neto e Rúben Semedo como os jogadores com mais expulsões na I Liga. 

A equipa de Tondela não deixou de apontar o dedo à arbitragem de Luís Ferreira, com José Sá, treinador adjunto, e Cláudio Ramos, guardião dos beirões, a serem os rostos da insatisfação, deixando clara a ideia de que se sentiram prejudicados no Dragão. 

Estatística traduz domínio portista 

Os dados estatísticos traduzem na perfeição aquilo que foi o jogo entre FC Porto e Tondela. Os dragões revelaram facilidade em criar oportunidades de golos, no entanto denotou-se alguma falta de eficácia por parte da formação orientada por Nuno Espírito Santo.

Por seu turno, o Tondela apenas por três vezes rematou à baliza de Iker Casillas que praticamente foi um mero espectador na partida.  

FC Porto vs Tondela
61% Posse de bola 39%
31% Ataque perigoso 14%
43% Ataque  41%
26% Bola segura 45%
18 Tentativas de golo 3
8 Remates à baliza 3
10 Remates fora 0
8 Cantos 1
1 Fora de jogo 2
3/0 Cartões amarelos/vermelhos 2/1
15 Faltas 17

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório