Meteorologia

  • 11 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

Mãos de Ederson, pé de Mitroglou. A anatomia da vitória de águia

O Benfica venceu em casa por 1-0 e deu o primeiro passo rumo aos quartos de final da Liga dos Campeões.

Mãos de Ederson, pé de Mitroglou. A anatomia da vitória de águia
Notícias ao Minuto

21:53 - 14/02/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Jornada

O Benfica venceu o Borussia Dortmund no Estádio da Luz e parte assim para a segunda mão, na Alemanha, com uma vantagem importante. Apesar do domínio da equipa alemã, Ederson e Mitroglou foram as estrelas da partida e 'ofereceram' o triunfo a Rui Vitória.  

Poderio ofensivo do Dortmund sufoca águia mas não a mata

O Benfica sabia que não podia facilitar em jogo de Liga dos Campeões, onde o mínimo erro podia levar à derrota. No entanto, os encarnados entraram em campo um pouco nervosos e isso notou-se (e muito) dentro das quatro linhas, com as águias a não criaram lances de perigo à baliza do emblema alemão. Os extremos do Benfica conseguiam transportar a bola com bastante qualidade até à área do Dortmund mas no momento do último passe… falhavam sempre.

De acrescentar que a equipa encarnada teve séria dificuldades no setor defensivo, fazendo diversos erros perigosos numa competição como a Champions League. Pelo menos em três ocasiões, a defensiva da Luz deixou-se comprometer.

Do lado da equipa adversária, os pupilos de Thomas Tuchel aproveitaram a precipitação e ansiedade do Benfica para apostar nos seus ataques rápidos e acutilantes, tendo Aubameyang o estandarte na mão. Ao longo da primeira parte, a formação germânica foi ‘sufocando’ as águias na sua própria área, com ataques atrás de ataques, impedindo aos encarnados de saírem a jogar.

Ederson ia segurando o resultado, defendendo duas oportunidades soberanas dos germânicos e permitiu à sua equipa respirar com maior tranquilidade. No final da primeira parte, o conjunto lisboeta tentou instalar-se no meio campo adversário, mas nem assim encontrou facilidade no caminho para a baliza de Burki, graças à agressividade que os insulares têm colocado em cada duelo individual.

Apesar dos esforços do Borussia Dortmund em quererem inaugurar o marcador no Estádio da Luz, o Benfica saiu para intervalo suspirando de alívio, depois de ter mantido o nulo.

'São' Ederson aparece na Luz e benze benfiquistas

O Benfica entrou na segunda parte apostando em desfazer o nó o mais rápido possível e conseguiu adiantar-se no marcador quatro minutos após o apito do árbitro. Num lance de canto, Pizzi cruzou a bola para Luisão, que, de cabeça, passou a bola a Mitroglou que não desperdiçou a oportunidade e colocou o esférico dentro da baliza.

Apesar do tento sofrido, o emblema alemão manteve os seus níveis de agressividade. Se, no primeiro tempo, já tinha impressionado pelos seus ataques acutilantes, no segundo a história foi a mesma.

Face à ofensiva sufocante do Dortmund, os encarnados acabaram por provocar uma grande penalidade – por mão de Fejsa – onde Aubameyang foi chamado a marcar… mas, Ederson virou ‘santo’ e defendeu o remate do internacional gabonês. Mesmo com o golo sofrido e um penálti falhado, as feridas dos alemães ainda não eram profundas o suficiente para travar os ataques à baliza da equipa anfitriã. 

Até ao fim da partida, o Dortmund tentou puxar dos galões para conseguir empatar o jogo, porém, Ederson teve uma noite inspirada e foi um autêntico 'muro' na baliza das águias. A formação germânica tentou, tentou e tentou mas o jovem guardião não deixou.

O duelo iria acabar com uma vitória 'suada' dos pupilos de Rui Vitória, num jogo que ficará na memória de Ederson e dos adeptos encarnados. O Benfica irá rumar á Alemanha com uma vantagem mínima mas muito importante.

O próximo jogo está marcado para o próximo dia 8 de março, no Estádio Signal Iduna Park.

Momento do jogo: Ederson foi a figura da partida, defendendo bolas atrás de bolas. Se não fosse o guardião canarinho, as águias poderiam abandonar o Estádio da Luz com uma derrota e colocando assim a eliminatória em causa.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório