Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

"É triste ver constipações de futebolistas a serem capa de jornal"

O Desporto ao Minuto esteve à conversa com um dos nomes mais altos do ténis de mesa português: Tiago Apolónia.

"É triste ver constipações de futebolistas a serem capa de jornal"
Notícias ao Minuto

08:31 - 17/02/17 por Ruben Valente

Desporto Tiago Apolónia

A nível nacional, Tiago Apolónia já ganhou tudo o que havia para ganhar. O mesa-tenista que atualmente alinha no FC Saarbrucken, da Alemanha, vira então os seus objetivos para títulos internacionais.

Apolónia, que faz parte de uma geração de ouro da modalidade – que alcançou o título europeu em 2014 -, acredita que faz falta “cultura desportiva” a Portugal. Concentrado em levar o nome do nosso país por esse mundo fora, o “Cristiano Ronaldo” do ténis de mesa deixa ainda um conselho aos mais jovens e acredita no ‘seu’ Benfica tetracampeão.

Ainda estão para vir resultados e conquistas ainda maioresEm 2014, sagraste-te campeão europeu com a seleção portuguesa. Um feito histórico. Como te sentes por fazer parte desta conquista?

Obviamente, extremamente contente e orgulhoso por fazer parte da equipa que alcançou um feito enorme, não só para o ténis de mesa, mas também para o desporto português. Felizmente, já conquistei vários resultados de relevo e medalhas em europeus e mundiais para o nosso país, mas ser campeão da Europa de equipas em Portugal... é especial!

Com certeza tens noção de que fazes parte de uma geração de ouro do ténis de mesa. Terceiro lugar nos Europeus de 2011, quartos-de-final dos Jogos Olímpicos, Campeão da Europa em 2014. Achas que o futuro do ténis de mesa está assegurado, ou quando esta geração terminar as suas carreiras, haverá uma quebra de qualidade?

Sim, somos uma geração fortíssima. Nos últimos 10 anos temos alcançado resultados absolutamente fantásticos. Acredito, no entanto, que ainda estão para vir resultados e conquistas ainda maiores. Estão a aparecer novos jogadores cheios de talento e que, com trabalho árduo, poderão fazer com que Portugal continue presente entre a elite europeia e mundial.

Como um exemplo para novas gerações, que conselho darias a alguns jovens que tencionam enveredar por esta modalidade? O que lhes pode dizer o Tiago Apolónia, um dos mesa-tenistas mais conhecidos do mundo e que já chegou ao 13.º lugar do ranking ITTF?

Em todos os treinos e todos os jogos, tentar dar sempre o máximo. Níveis de vontade, de ambição de melhorar e de concentração no máximo. Humildade e respeito pelos treinadores e pelas pessoas mais experientes que nos querem ajudar também é algo que acho muito importante.

Notícias ao Minuto

É triste que uma constipação de um jogador de futebol seja manchete...Nos Jogos Olímpicos de 2016, Portugal foi eliminado logo na 1.ª ronda, quando as expectativas eram algo elevadas. Achas que, em Tóquio’2020, a seleção portuguesa pode aspirar a trazer uma medalha?

Em Portugal, só se fala de alguns desportos aquando dos Jogos Olímpicos. Para mim, isto é um erro. Falando pelo ténis de mesa e por mim em particular, quase todos os meses levo o nome de Portugal pelo Mundo fora, em Pro Tours, Europeus, Mundiais, Taças da Europa, Taças do Mundo... Felizmente, posso dizer, com todo o orgulho, que tenho honrado o nosso país ao longo dos anos. E isso deixa-me feliz e de consciência tranquila. Se gostava que os portugueses tivessem muito mais conhecimento dos meus feitos? Gostava, claro! Portanto, Tóquio 2020... até lá ainda tenho muitos pontos e muitos jogos para ganhar por Portugal em Europeus, Mundiais, Pro Tours,etc.

A nível individual já contas com 29 títulos de Campeão Nacional e 30 torneios vencidos. Aos 30 anos, o que desejas ou tencionas ainda conquistar?

A nível nacional, já ganhei todos os títulos que existem desde os iniciados até aos séniores, quer a nível individual quer a nível de clubes. As minhas metas e objetivos prendem-se, neste momento, só a nível internacional e em ajudar o meu clube [FC Saarbrucken] a conquistar títulos.

O que achas que falta a Portugal para desenvolver a modalidade no nosso país?

Falta cultura desportiva. Falta reconhecimento adequado em relação aos feitos que temos alcançado. É triste que uma constipação de um jogador de futebol seja manchete, e não uma noticia mais relevante do que bons resultados e medalhas conquistadas por Portugal pelo mundo fora em ténis de mesa.

Notícias ao Minuto

Sou frequentemente apelidado de "Cristiano Ronaldo do Ténis de Mesa"Como confesso adepto do Benfica que és, como vês a aposta do clube nas modalidades e em particular no ténis de mesa?

O Benfica e o Sporting são os clubes mais titulados em Portugal. Infelizmente, o Benfica tem estado arredado dos títulos nos últimos anos, enquanto o Sporting continua a apostar forte em ter todos os anos equipas competitivas e que lutem pelo título. É bom para a modalidade que o Benfica invista e tente intrometer-se nesta luta. 

Ainda sobre o Benfica, mas olhando para o futebol, acreditas na conquista do inédito tetracampeonato?

O Benfica tem o melhor plantel do campeonato e é o clube mais estável e com melhor dinâmica nos últimos anos...acredito que conquiste o tetra!

Fazendo uma comparação com um futebolista (se é que isso é possível), quem é que poderia ser o Tiago Apolónia na formação das águias?

Sou frequentemente apelidado de "Cristiano Ronaldo do Ténis de Mesa" pela comunicação social internacional. Com jogadores do Benfica, nunca houve essa comparação..

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório