Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 21º

Benfica foi ao balneário buscar inspiração e ainda veio a tempo de golear

Dois golos de Pizzi, um de Rafa e outro de Jonas carimbaram o triunfo encarnado sobre a formação da Beira Alta.

Benfica foi ao balneário buscar inspiração e ainda veio a tempo de golear
Notícias ao Minuto

18:02 - 22/01/17 por Ruben Valente

Desporto Análise

O Benfica recebeu, venceu e goleou este domingo o Tondela, por 4-0. Num jogo difícil na primeira parte, a equipa da Luz desatou o nó na segunda e conseguiu conquistar os três pontos, mantendo assim a vantagem sobre o FC Porto (quatro pontos).

Num arranque de jogo já habitual, o Benfica foi bastante superior à formação adversária, tomando desde cedo conta do jogo. Com Zivkovic a titular, a grande surpresa foi mesmo a ausência de Gonçalo Guedes, que nem no banco de suplentes se sentou (saída à vista?).

O jovem sérvio e Cervi foram os homens incumbidos de dar alguma largura ao jogo das águias... E assim fizeram. Contudo, o jogo do Benfica pareceu sempre pouco ligado. Apesar da velocidade nas alas, os passes no último terço nem sempre saíram bem e a equipa orientada por Rui Vitória foi perdendo gás, à medida que a primeira parte avançava.

O Benfica até tinha começado bem. Jonas podia ter marcado aos 33 minutos, mas a boa organização defensiva do Tondela ia atrasando o golo das águias que, no primeiro tempo, mostraram ter pouca mobilidade e inspiração. Pizzi, o habitual comandante das tropas encarnadas, não estava a conseguir pautar o jogo como de costume e a dinâmica do Benfica ressentiu-se disso. Foi portanto uma primeira parte de pouco fulgor e alguma desinspiração.

Alta rotação fez (toda) a diferença

Na segunda parte, a história foi outra. A paragem no encontro fez (muito) bem à equipa encarnada que reapareceu na partida de cara lavada. Desde o início do segundo tempo que a formação da Luz sufocou autenticamente a equipa do Tondela até chegar ao golo.

‘Instiste e não desiste’ foi o lema do Benfica até ao minuto 59. Foi aí que Pizzi inaugurou o marcador, após passe de Samaris, e levou os adeptos encarnados ao delírio. Estava feito o primeiro do jogo.

Depois do tento, as águias acabaram por baixar o ritmo intenso que tinham imprimido até ali e foram controlando a partida. O Tondela demonstrou poucos argumentos para contrariar a superioridade encarnada e como quem não marca (ou não consegue marcar), arrisca-se a sofrer. Foi exatamente isso que aconteceu ao minuto 76.

Nelson Semedo foi à linha de fundo, cruzou para Pizzi, que, de primeira, rematou sem hipóteses para Cláudio Ramos, fazendo assim o bis na partida. Contudo, os golos não iam ficam por aqui.

Estreia a marcar e goleada na Luz

Rafa, que foi lançado durante a segunda parte, ainda teve tempo para brindar os adeptos benfiquistas com uma obra de arte. O camisola 27, aos 84 minutos, estreou-se a marcar pelo Benfica com um chapéu de belo efeito.

Em cima do apito final, Jonas ainda conseguiu fazer o gosto ao pé, de grande penalidade, depois de uma falta sobre André Almeida na grande área do Tondela.

4-0 foi o resultado final da partida e com esta vitória os encarnados mantém a distância de quatro pontos para o FC Porto e aumentam para 10 a vantagem sobre o Sporting.

Momento do jogo: O regresso dos balneários e o início do segundo tempo foi o momento em que o jogo virou. A atitude dos jogadores da formação da Luz e a intensidade com que o Benfica iniciou os segundos 45 minutos foi fundamental para o desfecho da partida. O Tondela não conseguiu conter o caudal ofensivo da formação de Rui Vitória e prova disso foram os três tentos apontados todos na segunda parte.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório