Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Três épocas depois, eis o Benfica na meia-final da Taça de Portugal

Triunfo avolumado sobre o Leixões valeu passagem à fase seguinte da prova, onde os encarnados irão encontrar a equipa do Estoril.

Três épocas depois, eis o Benfica na meia-final da Taça de Portugal
Notícias ao Minuto

06:02 - 19/01/17 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

A noite de quarta-feira fica marcada pelo regresso do Benfica às meias-finais da Taça de Portugal, três épocas após a última presença. O triunfo sobre o Leixões (6-2) foi palco de muita emoção, mas onde nem tudo são factores positivos. 

Desde a estreia de André Almeida a marcar pelos encarnados, à consagração de Mitroglou como melhor marcador até à fraglidade defensiva das águias, a Luz presenciou uma noite cheia de golos e recordes. 

André Almeida cruzou... e entrou na história 

Decorria o minuto 31 quando André Almeida cruzou para a área do Leixões e a bola acabaria por entrar na baliza à guarda de Assis. O movimento de Mitroglou enganou o guardião português, tendo André Almeida marcado o primeiro golo ao serviço da equipa principal do Benfica. 

É preciso recuar até setembro de 2012 para ver o nome do polivalente jogador na lista dos marcadores. Na remota data, André Almeida marcou frente ao União da Madeira num jogo onde alinhou pela equipa B das águias. 

Contas feitas, foram precisos 148 jogos para ver o internacional português festejar um golo pelos encarnados, na principal formação. 

Mitroglou soma golos e assume estatuto... de Jonas 

A noite foi fria para grande parte dos adeptos e jogadores mas para o grego Mitroglou a temperatura foi outra. Aposta no onze de Rui Vitória, o avançado respondeu com um hat-trick, o segundo assinado esta época. 

São já 15 os tentos da autoria de Mitroglou, estando com seis golos de vantagem em relação a Pizzi. Outro dado relevante é que só na Taça de Portugal o internacional grego leva sete golos, registo que o torna no melhor marcador da prova.

Sector mais recuado ficou (muito) aquém 

Nem tudo foi um mar de rosas para Rui Vitória. Os dois golos do Leixões não devem ter agradado ao técnico português que apostou em três jogadores que, atualmente, não são primeira escolha: Júlio César, Lisandro e Jardel. 

O primeiro continua a somar golos sofridos. Em 10 jogos sofreu outros tantos golos. Numa altura em que Ederson está de perda e cal na baliza encarnada, Júlio César está a facilitar a vida a Rui Vitória... 

Quanto à dupla do eixo defensivo encarnado não será a ùnica culpada, mas os dois golos dos visitantes passam por lá. E tal não acontecia há uns largos anos. Foi na temporada 1977/78 que o Régua, equipa que militava no segundo escalão do futebol português, conseguiu marcar por duas vezes em casa do Benfica em jogos relativos à Taça de Portugal. 

Jogo intenso e com números bem elevados 

Quem esteve no Estádio da Luz certamente terá ficado satisfeito com a chuva de golos e de oportunidades que o jogo proporcionou. 

Os dados não mentem. A avalanche ofensiva encarnada fica bem patente com 20 tentativas de golo, tendo 11 delas sido direcionadas diretamente para a baliza do Leixões. 

A equipa do Leixões merece destaque devido à eficácia que apresentou. Em três remates à baliza, dois deles deram em golo. 

Benfica vs Leixões
20 Tentativas de golo 3
11 Remates à baliza 2
9 Remates para fora 1
6 Cantos  3
2 Foras de jogo  4
2/0 Cartões amarelos/vermelhos 2/0
11 Faltas 9

 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório