Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Degrau a degrau, deslize a deslize... Chegará o FC Porto ao topo?

O Moreirense não conseguiu fazer frente aos dragões, que tiveram um fim-de-semana com muitas razões para sorrir.

Degrau a degrau, deslize a deslize... Chegará o FC Porto ao topo?
Notícias ao Minuto

08:00 - 16/01/17 por Ruben Valente

Desporto Análise

Era quase obrigatório para o FC Porto regressar aos triunfos, depois de Benfica e Sporting não irem além de dois empates nesta 17. jornada da Liga. A equipa orientada por Nuno Espírito Santo não vacilou e conquistou, sem grandes sobressaltos, os três pontos diante do Moreirense, este domingo.

Num jogo, praticamente de sentido único, os dragões não tiveram dificuldade em chegar ao golo. Numa altura em que se falou, por várias vezes, em falta de eficácia na hora de balançar as redes, nesta partida contra o Moreirense, os pupilos de Nuno Espírito Santo mostraram que estão com a pontaria afinada.

Óliver Torres, André Silva e Marcano assumiram e foram eles os autores dos golos que valeram ao FC Porto estar agora a quatro pontos do líder Benfica.

O regresso dos triunfos, da eficácia e um claro domínio azul

Não foi preciso forçar muito para chegar ao primeiro. O jovem médio espanhol aos 30 minutos inaugurou o marcador e deitou por terra a estratégia montada por Augusto Inácio para este jogo. Como Ronaldo disse, os golos são como o ketchup, e este encontro provou essa mesma teoria.

Passados 12 minutos, André Silva ampliou a vantagem para 2-0 e fez descansar os adeptos portistas, que marcaram presença no Dragão numa noite gelada aquecida pela vitória azul e branca.

É caso para dizer que só deu FC Porto - como se pode ver no quadro abaixo - tendo o Moreirense facilitado ainda mais a tarefa aos dragões. A equipa de Moreira de Cónegos ficou reduzida a 10 elementos por expulsão de Francisco Geraldes e permitiu à formação da casa estar (bastante) tranquila na segunda parte.

Não fosse o golo de Marcano nos segundos 45 minutos, que permitiu ao FC Porto chegar ao terceiro tento, pouco ficaria para contar da segunda parte. É caso para dizer que, não só neste jogo, mas nesta 17.ª jornada, o azul foi a cor dominante. 

Os dragões não só diminuiram a desvantagem para o Benfica (4 pontos), como também aumentaram a distância para os leões (4 pontos).

FC Porto vs Moreirense
70% Posse de bola 30%
26% Ataque perigoso 15%
44% Ataque 46%
31% Bola segura 39%
22 Tentativas de golo 1
10 Remates à baliza 1
12 Remates fora 0
11 Cantos 3
19 Livres  18
1/0 Cartões amarelos / vermelhos 2/1
2 Defesas 7
18 Faltas 16

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório