Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

No regresso às vitórias, dragão nem precisou de cuspir fogo

Óliver Torres, André Silva e Marcano foram os autores dos golos da formação azul e branca.

No regresso às vitórias, dragão nem precisou de cuspir fogo
Notícias ao Minuto

20:03 - 15/01/17 por Ruben Valente

Desporto Resumo

Foi sem grandes sobressaltos que o FC Porto derrotou, este domingo, o Moreirense, por 3-0. Além de regressar às vitórias na Liga, os dragões conseguiram aproveitar da melhor forma os deslizes dos principais rivais, Benfica e Sporting.

Nuno Espírito Santo não quis inventar. A fórmula foi a mesma – o habitual 4x3x3 com bastante largura nas alas -, a equipa lançada foi a de ‘base’ e o resultado...? Uma vitória fácil, sem ter que forçar muito.

Na primeira parte, o FC Porto apontou dois golos sem imprimir um ritmo muito elevado. Os azuis e brancos quiseram pautar o jogo a seu bel prazer, diante dos seus adeptos, enquanto o Moreirense investia em ataques rápidos, muitos deles conduzidos por Daniel Podence, jogador emprestado pelo Sporting.

Logo no início da partida, a formação de Moreira de Cónegos ainda assustou Casillas, através de um remate de Francisco Geraldes, logo aos quatro minutos. Contudo, depois foi o FC Porto a comandar. Mas, apesar do domínio, só através de bola parada é que que os dragões iam conseguindo criar perigo.

Ao ‘relantim’, o FC Porto foi construindo o seu triunfo

Alex Telles ia tentando surpreender o guarda-redes do Moreirense. Foi, de resto, depois de um livre marcado pelo lateral brasileiro, que Óliver inaugurou o marcador no Dragão. Na sequência de uma bola defendida por Makaridze, Marcano conseguiu o ressalto e serviu o médio espanhol que, de primeira, não facilitou e fez balançar as redes pela primeira vez no jogo.

Na resposta, o Moreirense foi ineficaz. Tanto que o FC Porto aproveitou a apatia da equipa treinada por Augusto Inácio para fazer o segundo. Aos 42 minutos, Diogo Jota protagonizou uma excelente arrancada e serviu Corona. O mexicano permitiu a defesa a Makaridze, mas André Silva, na recarga, não perdoou e fez o 2-0. O jogo estava fácil e o Moreirense facilitou ainda mais…

Francisco Geraldes, que já tinha visto um amarelo, parou um contra-ataque de Danilo e viu Fábio Veríssimo mostrar-lhe o segundo cartão e consequente vermelho. O FC Porto ficou então a jogar contra 10 nos segundos 45 minutos.

Tranquilo… tranquilo. Foi assim o segundo tempo para o Dragão

Foi com alguma facilidade que o FC Porto continuou a dominar o encontro no na segunda parte. Se com 11 elementos, o Moreirense nunca conseguiu fazer frente aos azuis e brancos, com 10 jogadores, muito menos.

O FC Porto jogava como queria, face à inoperância da formação de Moreira de Cónegos. Foi por isso que o terceiro golo chegou com naturalidade para a equipa de Nuno Espírito Santo.

Sozinho na área, depois de um canto batido por Héctor Herrera, Marcano conseguiu fazer o terceiro tento dos dragões, aos 62 minutos, e já cheirava a goleada no Dragão.

Houve ainda tempo para Kelvin voltar a vestir a camisola azul e branca. O novo camisola 23 do FC Porto entrou aos 68 minutos para o lugar de Jesús Corona e foi bastante aplaudido pelos adeptos, que não esquecem o marcador do golo que valeu o campeonato aos dragões em 2012/13.

Até ao final do jogo, o marcador não conheceu mais alterações e o 3-0 acabou por ser o resultado final. Uma vitória que permite aos azuis e brancos diminuir a distância para o líder do campeonato, o Benfica. Os dragões estão agora no segundo lugar, a quatro pontos dos encarnados e é essa mesma diferença que mantêm para o Sporting, que está provisoriamente no terceiro lugar - o Sp. Braga joga esta segunda-feira com o Tondela.

Momento do jogo: Se dúvidas houvesse da superioridade do FC Porto, elas ficaram dissipadas ao minuto 45 quando Francisco Geraldes recebeu o segundo cartão amarelo e consequente vermelho, deixando o Moreirense reduzido a 10 unidades.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório