Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 26º

China espera que alargamento do Mundial ajude a concretizar sonho

Cai Zhenhua espera que o país "regresse aos grandes palcos desportivos".

China espera que alargamento do Mundial ajude a concretizar sonho
Notícias ao Minuto

09:09 - 11/01/17 por Lusa

Desporto Cai Zhenhua

O presidente da Federação Chinesa de Futebol considerou que o alargamento do Mundial de 32 para 48 seleções, a partir de 2026, pode ajudar a concretizar a ambição de o país "regressar aos grandes palcos desportivos".

"O Mundial de 2026 ainda está longe, mas podemos dizer que a China terá mais hipóteses com o alargamento do Mundial, podendo regressar aos grandes palcos desportivos", disse o líder da federação chinesa, Cai Zhenhua, ao jornal Beijing Youth Daily, em declarações publicadas hoje.

Um porta-voz do estado de Xinhua considerou que o alargamento "premiará os esforços da China em desenvolver o seu futebol".

"Até lá [2026], é muito possível que o regresso da China a um Mundial deixe de ser apenas um sonho", disse o mesmo porta-voz.

O Conselho da FIFA, órgão que substituiu o Comité Executivo, aprovou na terça-feira, por unanimidade, o alargamento da fase final do Mundial de futebol, a partir de 2026, de 32 para 48 seleções, mantendo o número de dias de competição e de jogos para cada formação.

O Mundial de 2026 vai contar com 16 grupos, de três equipas cada, com as duas primeiras a classificarem-se para a fase seguinte, entrando então num sistema de eliminatórias a partir dos 16 avos de final.

Com este novo formato, o Mundial passará dos atuais 64 jogos para 80, mas continuará a disputar-se durante 32 dias, como sucede atualmente.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório