Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

COI mais seguidores no Facebook, FIFA domina no Twitter

O Comité Olímpico Internacional (COI) é a instituição desportiva mundial com mais seguidores nas redes sociais Facebook e Youtube, enquanto a FIFA lidera no Twitter e Instagram, refere o primeiro estudo sobre organizações desportivas mundiais nas redes sociais.

COI mais seguidores no Facebook, FIFA domina no Twitter
Notícias ao Minuto

08:56 - 12/12/16 por Lusa

Desporto Organismo

Segundo este estudo, elaborado pela empresa de comunicação e relações públicas Burson-Marsteller, a página do Facebook dos Jogos Olímpicos, com mais de 15 milhões de gostos, é a mais apreciada das organizações internacionais.

Por seu turno, a FIFA supera o COI no Twitter e no Instagram. Só na primeira rede, o organismo que superintende o futebol mundial conta com 9,3 milhões de seguidores, "quase o dobro de todas as contas olímpicas combinadas".

"O 'top cinco' dos desportos no Twitter são o futebol, o basquetebol, o râguebi, o ciclismo e o atletismo", refere o estudo.

No entanto, e apesar de ter menos seguidores, o COI "tem mais impacto com a sua comunicação no Twitter, com cada 'tweet' a ser compartilhado, em média, 467 vezes, em comparação com 108 vezes para a conta @FIFAcom".

Apesar de tudo, o @FIFAcom "está entre as federações desportivas mais ativas no Twitter, com 23 'tweets' por dia, 10 vezes mais do que a conta @Olympics, conseguindo assim ganhar mais impactos do que a sua rival olímpica".

Para o diretor-geral da Burson-Marsteller para a Europa, Jeremy Galbraith, "as redes sociais irão tornar-se cada vez mais influentes para os órgãos dirigentes dos desportos nos próximos anos, tanto no envolvimento com os fãs e partes interessadas, como enquanto parte integrante das suas estratégias comerciais".

"As redes sociais tornaram-se um meio crítico para as organizações desportivas internacionais, não apenas na sua comunicação, como também enquanto alavanca estratégica pela oportunidade de se relacionarem diretamente com um amplo número de membros, fãs", explica Galbraith.

O mesmo estudo mostra que "os presidentes e chefes executivos das 35 federações desportivas internacionais parecem um tanto relutantes em ter perfis pessoais nas redes sociais".

"Apenas 12 líderes desportivos estão ativos no Twitter, sendo Sebastian Coe, presidente da Associação Internacional das Federações de Atletismo (IAAF), o mais seguido, com 110.000 seguidores", refere o documento.

Em segundo está Brian Cookson, presidente da União Velocipédica Internacional (UCI), e, em terceiro, Brett Gosper, CEO da World Rugby (Federação Internacional de Râguebi).

Esta avaliação mostra ainda que o site olímpico Inside the Games é o órgão de comunicação social de notícias desportivas mais seguido, logo à frente do 'rival' Around the Rings, com o Twitter da NBC Olympics em terceira posição.

"Ollie Williams, da BBC, é o jornalista desportivo mais seguido pelas Federações Desportivas, à frente de Ed Hula, fundador de Around the Rings, e o jornalista desportivo, Alan Abrahamson, da 3 Wire News", conclui este estudo.

NF // NF

Lusa/fim

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório