Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

FC Porto carimbou apuramento com chuva de golos e... recordes

Goleada portista com contornos históricos.

FC Porto carimbou apuramento com chuva de golos e... recordes
Notícias ao Minuto

08:58 - 08/12/16 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

A goleada do FC Porto na receção ao Leicester (5-0) não foi só a melhor exibição da época portista. A formação orientada por Nuno Espírito Santo conseguiu o 13.º apuramento para os oitavos-de-final em 21 presenças na Liga dos Campeões.

Um FC Porto a lembrar as boas prestações europeias

A solidez defensiva dos dragões também merece destaque após mais uma partida com as redes de Iker Casillas a estarem intactas. Em 23 jogos, o FC Porto apenas sofreu nove golos. Este é o melhor registo defensivo dos dragões nas últimas 20 temporadas. Desde da época de 1995/1996 que os portistas não apresentavam um registo tão sólido.

Se só o despenho defensivo nas competições europeias estiver em análise, é necessário recuar até à época de 1993/1994 para encontrar um FC Porto que passou três jogos consecutivos sem sofrer golos na Liga dos Campeões.

Casillas também tem motivos para sorrir. Com esta vitória, o guardião espanhol passou a ser o jogador com mais vitórias na Champions (97), ultrapassando Xavi.

Também a nível ofensivo há dados a ter em conta. O triunfo sobre os ingleses não foi apenas a melhor goleada da temporada como a maior do ano civil. Desde de janeiro, frente ao Boavista, que o FC Porto não marcava cinco golos.

Por seu turno os ingleses saíram do Dragão com a marca negativa da maior derrota sofrida por uma equipa inglesa na história da Liga dos Campeões. No que diz respeito a todas as provas da UEFA, só em 2009 é que uma equipa inglesa tinha sofrido cinco golos. Em 2009, o Everton visitou a Luz e foi brindado com a chapa cinco.

Estatísticas ajudam a compreender resultado final 

No que diz respeito ao jogo jogado, os dragões estiverem sempre por cima do jogo. Na primeira parte, o Leicester não rematou uma única vez à baliza à guarda de Iker Casillas. A posse de bola também esteve sempre do lado dos dragões que apresentaram uma alta taxa de eficácia: dois oito remates à baliza, cinco deram em golo.

Os ingleses do Leicester revelaram assim pouco apetite pela baliza e pouca intensidade no meio-campo. A quantidade de faltas cometidas pelo conjunto de Ranieri é alarmante. Apenas oito faltas cometidas por uma equipa que foi dizimada por cinco golos durante 90 minutos.

FC Porto vs Leicester
64% Posse de bola 36%
25% Ataque periogoso 17%
44% Ataque 36%
31% Bola segura 45%
14 Tentativas de golo 4
8 Remates à baliza 1
6 Remates para fora 3
4 Pontapés de canto  1
13 Livres diretos 9
1 Defesas 3
8 Faltas 10
1 Fora de joga 3

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório