Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

[1-2] Uma derrota que sabe a vitória: Benfica assegura 'oitavos'

Os encarnados perdem em casa diante do Nápoles, mas garantiram os oitavos de final da Liga dos Campeões.

[1-2] Uma derrota que sabe a vitória: Benfica assegura 'oitavos'
Notícias ao Minuto

22:19 - 06/12/16 por Notícias Ao Minuto

Desporto Champions League

Resumo: O Benfica entrava no jogo com a pressão de ganhar o duelo, de forma a garantir a passagem aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Contudo, os encarnados saíram da Luz com uma derrota (1-2) perante um Nápoles muito concentrado e com Mertens inspirado.

Apesar da derrota das águias, o Benfica conseguiu avançar na Liga milionário, isto porque, o Besiktas viajou à Ucrânia, para jogar diante do Dínamo de Kiev, e acabou por sofrer uma pesada derrota (6-0), ficando a um ponto (7) dos encarnados (8).

Italianos tentam mostrar serviço perante um Benfica passivo

O Benfica entrou no jogo com uma pressão bastante alta, de forma a que a defensiva napolitana não conseguisse sair a jogar com qualidade, tendo que despachar o esférico muitas das vezes.

As águias também apostaram muito nas saídas rápidas, tentado surpreender a defesa adversária, que se mostraram acutilantes, isto porque, Gonçalo Guedes esteve a milímetros do golo num lance de contra-ataque.

Além disso, a defensiva encarnada destacou-se pela negativa. O setor recuado teve desatenções que não podem acontecer numa competição de alto nível como a Liga dos Campeões, exemplo da simulação de Nélson Semedo, na zona defensiva, que pôs em risco a turma de Rui Vitória.

Contudo do lado do Nápoles, a equipa mostrou-se em campo com vontade de garantir o primeiro lugar do grupo B, querendo controlar as operações do jogo, objetivo que conseguiram atingir ao longo da primeira parte. Para além disso, os napolitanos criaram situações de grande perigo à baliza de Ederson.

No entanto, importa referir que a primeira parte do jogo foi bastante partida, principalmente no setor intermédio. Os lances de maior perigo por parte das duas equipas foram através de contra-ataques rápidos.

Napolitana de chocolate adocicada leva a melhor sobre águia adormecida

Na segunda parte, o Benfica entrou adormecido e deu assim o controlo do jogo ao Nápoles, que esteve sempre em cima dos encarnados. As águias não conseguiram impor o seu jogo e acabaram por andar atrás da bola.

A equipa italiana teve sempre na mira a baliza de Ederson e aproveitaram a passividade da equipa da casa para inaugurarar o marcador ao minuto 58 da partida. Com o golo sofrido, Rui Vitória tentou dar sangue novo à equipa encarnada, tendo lançado para o ataque Carrillo e Mitroglou.

Contudo, com a entrada de novas caras em campo, o técnico benfiquista não conseguiu reduzir a passividade da sua equipa, tendo mesmo sofrido novo golo, ao minuto 77, por parte de uma jogada individual cheia de qualidade técnica de Mertens.

Raúl Jiménez conseguiu ainda marcar um golo ao minuto 87, reduzindo para 2-1, mas não foi suficiente para evitar a derrota diante dos italianos.

__________________________________________________________________

Onze do Benfica: Ederson, Nélson Semedo, Luisão, Lindelöf, André Almeida, Fejsa, Pizzi, Cervi, Salvio, Gonçalo Guedes e Raúl Jiménez

Onze do Nápoles: Reina, Hysaj, Albiol, Koulibaly, Ghoulam, Allan, Diawara, Hamsik, Callejon, Gabbiadini, Insigne

No dia de hoje, terça-feira, o Benfica vai ter um dos jogos mais importantes da temporada, uma autêntica ‘final’, enfrentando o segundo classificado do grupo B da Liga dos Campeões, o Nápoles. As águias estão obrigadas a vencer, no pior dos cenários, caso empate ou até mesmo perca terá que esperar que o Besiktas não ganhe diante dos ucranianos do Dínamo Kiev.

Águia ferida procura cura diante do Nápoles

Depois da surpreendente derrota no campeonato português, diante do Marítimo, os encarnados veem o seu orgulho ferido e querem mostrar aos adeptos que o resultado na Madeira foi apenas um percalço, tentando vencer os napolitanos na Liga milionária e garantir assim o passe para os oitavos de final da competição.

Para além disso, o Benfica não contará com Grimaldo, um jogador que tem revelado ser uma mais valia nesta temporada, sendo que Rui Vitória é obrigado a recorrer aos serviços de André Almeida para ‘remendar’ a lateral – esquerda.

Os encarnados deverão manter o seu esquema tático de 4-4-2, com Gonçalo Guedes, mais recuado, a jogar a segundo avançado, de maneira a ajudar Mitroglou no trabalho ofensivo da equipa.

Capital da Pizza procura continuar distribuição na Europa

Do lado dos italianos, temos uma equipa confiante que advém de uma vitória gorda sobre o Inter de Milão (3-0), de João Mário, que permitiu aos pupilos de Maurizio Sarri subir para o sexto posto da Liga italiana, ultrapassando assim o Torino.

Aliás, o técnico napolitano recebeu uma boa noticia no inicio da semana, o avançado Dries Mertens recuperou de lesão e já estás às ordens de Sarri. Um jogador que mostrou a sua faceta goleadora na Liga dos Campeões, em 5 jogos marcou 3 golos. Os encarnados precisam de ter atenção com o internacional belga.

Os italianos do sul, apenas necessitam de um empate para garantirem a passagem à próxma fase da Champions, não tendo, ao contrário do Benfica, a pressão de ter que vencer no estádio da Luz.

Confrontos entre Benfica e Nápoles

Benfica e Nápoles irão se defrontar pela quarta vez, havendo vantagem para os italianos, que somam dois vitórias, enquanto os encarnados apenas venceram uma vez à Partenopei.

A única vitória das águias foi em 2008, em que a equipa recebeu o Nápoles na Luz e a a formação portuguesa venceu por 2-0, tentos de Nuno Gomes e Reyes.

Apesar da história, os encarnados não perdem em casa, para a Liga dos Campeões, à cinco jogos consecutivos, sendo que a última derrota foi diante do barão europeu Bayern de Munique.

A partida terá início às 19h45 e será ajuizado pelo espanhol Antonio Mateu Lahoz. 

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório