Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 26º

Chapecoense: Neto continua em estado muito crítico

O defesa do Chapecoense Hélio Neto, um dos seis sobreviventes do acidente aéreo que vitimou 71 pessoas, continua em estado "muito crítico", informou hoje o diretor médico do hospital de Medellín.

Chapecoense: Neto continua em estado muito crítico
Notícias ao Minuto

23:50 - 05/12/16 por Lusa

Desporto Sobreviventes

"Neto continua numa condição muito crítica, profundamente sedado. Estamos a controlar um processo infeccioso nos pulmões, que possivelmente terá resultado da broncoaspiração", comunicou Ferney Rodríguez.

O diretor médico do Hospital San Vicente Fundación de Medellín sublinhou que o defesa do clube brasileiro sofreu um "trauma importante no tórax" e que se encontra "com ventilação assistida".

Ferney Rodríguez explicou que o facto de Neto ter sido resgatado apenas oito horas depois do acidente foi aquilo que mais comprometeu fisiologicamente a sua condição.

"Essas oito horas foram muito duras para o seu corpo. O que mais nos preocupa é o seu estado pulmonar, teve uma contusão, ou seja, um trauma dentro do pulmão", acrescentou.

O clínico informou ainda que outros três sobreviventes, o guarda-redes Jackson Follmann, o lateral esquerdo Alan Ruschel e o jornalista Rafael Henzel, continuam na unidade de cuidados intensivos do Hospital San Vicente Fundación de Medellín, onde ocorreu o acidente.

"Foi um acidente muito grave, têm politraumatismos e a sua condição ainda é delicada, por isso continuam a necessitar de um acompanhamento apertado", disse.

Sobre Follmann, a quem amputaram a perna direita, o médico precisou que evolui "adequadamente". "Hoje esperamos observar mais profundamente o estado da amputação da perna direita, avaliar bem as feridas, definir se é necessário fazer algum tratamento especial", completou.

Ferney Rodríguez revelou que estão a controlar uma infeção a Henzel e que Ruschel evolui favoravelmente de uma cirurgia à coluna.

Já a Clínica Sómer, do município de Rionegro, informou, em comunicado, que a hospedeira de voo boliviana Ximena Suárez vai continuar hospitalizada.

"Está a receber tratamento com antibióticos e a ser seguida pelo grupo médico interdisciplinar da instituição", pode ler-se na nota.

A 29 de novembro, a queda do avião da companhia Lamia causou a morte a 71 das 77 pessoas que seguiam a bordo, incluindo a maioria dos jogadores da Chapecoense, dirigentes e jornalistas que acompanhavam a equipa, que se preparava para disputar a primeira mão da final da Taça Sul-americana com os colombianos do Atlético Nacional.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório