Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

[2-1] Benfica perde na Madeira e vai a dérbi com o coração nas mãos

O Marítimo recebeu e bateu o Benfica na partida inaugural da 12.ª jornada da I Liga, passando a somar 17 pontos, o que deixa os insulares, à condição, na sexta posição. Já os encarnados continuam com os mesmos 29 pontos e poderão ver o Sporting encurtar a distância para a liderança para dois pontos, caso vença o Vitória de Setúbal.

[2-1] Benfica perde na Madeira e vai a dérbi com o coração nas mãos

Análise: Está relançado o campeonato! O Benfica, que chegou a liderar com sete pontos de vantagem sobre o Sporting, voltou a escorregar e, caso os leões batam o Vitória de Setúbal, este sábado, chegará ao dérbi com apenas dois pontos a separá-lo do grande rival.

Ghazaryan, logo aos quatro minutos, e Maurício, na segunda parte, marcaram os golos com que o Marítimo levou de vencido os encarnados.

Nélson Semedo, na alegria e na tristeza

O Benfica sabia que não podia facilitar em vésperas de dérbi com o Sporting, mas entrou praticamente a perder na partida. Ghazaryan recebeu a bola à entrada da área, viu Luisão cair com estrondo à sua frente e tentou a sua sorte. Vendo a repetição a ideia que fica é que a bola iria para fora, mas acabou por embater em Nélson Semedo e encontrou o caminho para o fundo das redes defendidas por Ederson.

Em dia de festa, pela inauguração das novas bancadas dos Barreiros, o Marítimo deitava um balde de água fria sobre o Benfica. E esteve muito perto de o fazer um quarto de hora depois. Os encarnados estavam balanceados no ataque, descuraram a defesa e abriram uma autêntica auto-estrada.

No entanto, Ederson vestiu a capa de herói, defendeu duas oportunidades soberanas dos insulares e permitiu à sua equipa respirar com maior tranquilidade. O Benfica instalou-se no meio-campo adversário, mas nem por isso encontrou maior facilidade no caminho para a baliza, fruto da agressividade que os insulares colocaram em cada duelo individual.

Pese embora as dificuldades, conseguiu chegar ao golo à passagem da meia-hora de jogo. Nélson Semedo, talvez com o golo ao Besiktas ainda na memória, tentou o remate de fora da área, mas saiu fraco. Com (muita) sorte à mistura, a bola desvia em Gonçalo Guedes e trai Gottardi, que já se havia atirado para o lado contrário. Estava reposta a igualdade no marcador.

Benfica não marcou e recebeu o devido castigo

O Benfica entrou na segunda parte apostado em desfazer o nó o mais rápido possível e quase se conseguiu adiantar no marcador um minuto após o apito do árbitro. Numa jogada de insistência, André Almeida cruzou a bola para Salvio, que, de cabeça, acertou em cheio na barra da baliza insular.

Já o Marítimo, como que desistiu de jogar. Se, no primeira tempo, já tinha impressionado pelos índices de agressividade, no segundo por várias vezes jogou no limite. Erdem Sen será, porventura, o mais flagrante exemplo. O turco, que começou o jogo a médio-defensivo, transformou-se mais num terceiro defesa do que outra coisa, e a equipa apostou ainda mais no pontapé para a frente.

Gottardi foi defendendo como podia, e, aos 65 minutos, protagonizou um dos mais impressionantes momentos da atual edição da I Liga. Acabado de entrar, Rafa cabeceou para voo espetacular do guarda-redes brasileiro, que manteve a igualdade.

Quem não marca, sofre… e o Benfica que o diga. Na jogada que se seguiu, o Marítimo conquistou um pontapé de canto. Maurício, já na pequena área, subiu mais alto do que toda a defesa encarnada e voltou a colocar os insulares em vantagem.

Com esta derrota, o Benfica não passa dos 29 pontos e fica a torcer para que o Sporting siga o seu exemplo e também escorregue. Até porque, caso os leões vençam, vão a dérbi sabendo que uma vitória na Luz os deixa na liderança isolada na I Liga.

Momento do jogo: Quem visse o início de segunda parte do Benfica dificilmente imaginaria que o golo não surgiria mais cedo ou mais tarde. Os homens de Rui Vitória desperdiçaram um rol de oportunidades, mas tal não sucedeu com o Marítimo. Maurício, perto da hora de jogo, fez 2-1 final que permite aos insulares ficar um pouco mais perto dos lugares europeus.

-------------------------------------------------------

Onze do Benfica: Ederson; Nélson Semedo, Luisão, Lindelof, André Almeida; Fejsa; Salvio, Pizzi, Cervi; Gonçalo Guedes e Mitroglou.

Onze do Marítimo: Gottardi; Patrick; Raul Silva, Maurício António, Fábio China; Erdem Sen; Éber Bessa, Ghazaryan, Fransérgio; Edgar Costa e Xavier.

Antevisão: O Marítimo recebe, esta sexta-feira, o Benfica, em verdadeiro ambiente de festa. Os homens de Rui Vitória estrearão o remodelado Estádio dos Barreiros, que viu a sua lotação passar dos 9 177 para os 10 600 espectadores.

No entanto, os encarnados certamente não querem – nem se podem dar ao luxo – de ser bombo de festa. No início de uma semana verdadeiramente infernal, o clube da Luz sabe que, em caso de vitória, poderá partir bem mais descansado para o dérbi da próxima semana, já que, aconteça o que acontecer em Alvalade, lá chegará com pelo menos cinco pontos de vantagem sobre o Sporting.

Pelo meio, o Benfica jogará, ainda, o tudo ou nada na Liga dos Campeões. Em caso de vitória sobre o Nápoles, na terça-feira, a equipa garantirá, matematicamente, a passagem aos oitavos-de-final da prova milionário. Caso contrário, terá de esperar que o Besiktas não vença o Dínamo Kiev.

Além dos já esperados Jonas e Ricardo Horta, Rui Vitória não poderá contar, nos Barreiros, com os lesionados Eliseu e Grimaldo, pelo que deverá apostar na polivalência de André Almeida para ocupar o lado esquerdo da defesa.

Em sentido inverso, Daniel Ramos, que certamente ainda não esqueceu a pesada derrota por 0-6, há menos de um mês, na Luz, para a Taça de Portugal, passa a poder contar com Fábio China, que esteve afastado dos relvados devido a uma lesão lombar. Resta saber se o lateral-esquerdo saltará desde já para a titularidade.

O Marítimo-Benfica, relativo à 12.ª jornada da I Liga, tem início às 20h30 e pode segui-lo em direto, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório