Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Seca de golos no FC Porto: Qual o rendimento de quem deixou o Dragão

A equipa orientada por Nuno Espírito Santo já não marca há 430 minutos, ou seja, há quatro jogos consecutivos.

Seca de golos no FC Porto: Qual o rendimento de quem deixou o Dragão
Notícias ao Minuto

08:33 - 02/12/16 por Notícias Ao Minuto

Desporto Análise

Depois de quatro jogos sem marcar, mais de 400 minutos, todos os alarmes do Dragão estão neste momento a tocar.

Eliminado da Taça de Portugal, com um início desapontante na Taça da Liga, a vários pontos da liderança da Liga e com o apuramento europeu para Champions ainda por decidir, a seca na frente de ataque é tudo menos um fogo controlado e mais um inferno de chamas.

Com o Braga já no horizonte, é importante fazer um exame ‘contabilístico’ às razões deste apagão na frente de ataque e é aqui importante lembrar que o clube tem poucas opções, neste momento, capazes de inverter este ciclo.

André Silva e Depoitre, o primeiro formado ‘em casa’ e o segundo contratado esta temporada, têm sentido sérias dificuldades em encontrar o caminho do golo.

O português começou a temporada em grande forma, mas, com o desenrolar das jornadas, acabou por perder poder de fogo, já não marcando há precisamente um mês, altura em que visou com sucesso a baliza do Brugge.

Apesar disto, a contabilidade do dianteiro de 21 anos não é assim tão negativa. Em 20 encontros onde vestiu a camisola portista esta época, marcou por 10 vezes, o que lhe permite ter uma média de 0,5 golos por encontro.

Já o belga é o outro caso. Chegado do Gent, sendo pedido expresso de Nuno Espírito Santo. Com 1,91 metros, o avançado de 27 anos ainda não provou valer todo o dinheiro despendido na sua contratação.

Alinhou esta temporada por 9 vezes, somando 592 minutos de jogo, mas, até ao momento, apenas marcou por uma vez, deixando mesmo os adeptos do clube da cidade Invicta desagradados com o futebol que tem apresentado.

Neste sentido, o Desporto ao Minuto propôs-se a analisar também a prestação do ‘homens da frente’ que deixaram o Dragão, sendo de destacar, sobretudo, Moussa Marega e Vicent Aboubakar, isto porque Suk, emprestado ao Trabzonspor, apesar de já ter jogado por 11 vezes, ainda estar em branco.

Marega: O príncipe de maliano precisou de novo Berço para reinar

O maliano, emprestado pelos portistas a Vitória de Guimarães, começou a temporada a grande nível. O avançado contabiliza, até ao momento, apenas 9 jogos jogados, mas na sua bagagem estão já 10 tentos, todos apontados na Liga.

Arma secreta, o atleta contratado pelos portistas a temporada passada ao Marítimo, tem provado estar de pontaria mais acertada e apesar de não ter metade dos jogos de André Silva, tem precisamente o mesmo número de golos.

Na sua primeira chance no Dragão, o atleta de 25 anos demorou a provar o seu valor, mas agora, apesar de continuar a não ser nome consensual, certamente estará a deixar saudades entre os adeptos… e equipa técnica.

Aboubakar: Camoronês redescobriu alma de ‘matador’ na Turquia?

Depois de duas temporadas no Dragão, a última com 18 golos marcados em 42 partidas, Vicent Aboubakar partiu para terras turcas.

A jogar no Besiktas, o camaronês nem sempre é titular, mas parece estar novamente mais certeiro na altura de visar a baliza adversária.

Com 15 jogos disputados, a maior parte apenas disputado de forma parcial, somando 967 minutos de jogo, o atleta africano contabiliza cinco golos.

Experiente, com muita rotação na seleção, tendo 48 jogos jogados, o jogador de 24 anos, é um ativo que também podia, aparente, merecer maior aproveitamento por Nuno Espírito Santo, isto apesar de já ter expressado muito pouca vontade em regressar ‘a casa’.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório