Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Duelo de epopeias: Letónia quis história mas nau lusa chegou a bom porto

Seleção portuguesa goleou Letónia por 4-1, com dois golos de Ronaldo, um de William e outro de Bruno Alves e soma agora nove pontos no grupo B, ficando a três da líder Suíça. Num jogo de sentido único, equipa dos Balcãs ainda quis fazer história, mas Portugal mostrou calma e 'alma lusitana'.

Duelo de epopeias: Letónia quis história mas nau lusa chegou a bom porto
Notícias ao Minuto

09:15 - 14/11/16 por Paulo Jorge Rocha

Desporto Crónica

Portugal derrotou a Letónia com uma goleada expressiva na 4.ª jornada da fase de apuramento para o Mundial de 2018, mas o resultado, apesar da justiça, não espelha aquilo que realmente aconteceu durante a partida. 

A formação das Quinas – com Nani a titular no lugar de Quaresma e Bruno Alves no centro da defesa – entrou muito bem no Estádio do Algarve, mostrando ritmo, boa capacidade de circulação da bola e ‘ganas’ de atirar à baliza. Nani, André Gomes e Ronaldo foram os mais inconformados.

O 'baile' da formação das Quinas durou toda partida, com Portugal a adiantar-se com um penálti. Mas houve uma altura em que a música parou e chegou a escutar-se o 'barulho ensurdecedor' da desilusão, quando o empate se deu numa jogada em que a defensiva não foi ágil a aliviar o perigo.

Portugal tinha-se adiantado no marcador por intermédio de uma grande penalidade, numa primeira parte com apagões (por vezes sem rasgos de criatividade), Ronaldo falhou um penálti e a Letónia conseguia empatar a 30 minutos do fim. Nunca o havia conseguido (5 jogos, cinco vitórias), um empate teria contornos 'épicos'.

Os homens de Pahars haviam aproveitado alguma apatia lusa para igualar o jogo a um golo e a célebre epopeia letã, Lacplesis [O Matador de Ursos], de Andrejs Pumpurs, um poema que se baseia em mitos locais, ganharia aqui uma nova dimensão. E logo contra o campeão europeu.

O desejo de criar algo memorável chegou mesmo a pairar nas cabeças dos jogadores da formação visitante e, não mataram o 'urso', mas de o feriram-no. A 'epopeia' letã durou pouco tempo, a reação lusa foi imediata.

William deu uma valente cabeçada na crença da Letónia, repondo a vantagem (2-1) dois minutos depois. Uma reação rápida que desestabilizou a equipa e a deixou perdida no relvado.

William rebentou com resistência e veio enxurrada de golos

Depois de William Carvalho quebrar uma barreira que estava bem montada, Portugal ganhou vantagem no marcador e moral numa partida que esteve perto de se complicar devido ao desperdício lusitano. William, a dobrou o 'Cabo das Tormentas' e teve Ronaldo e Bruno Alves a seu lado, mostrando que as epopeias têm voltas e reviravoltas.

A barreira defensiva dos letões desvanecia-se e a enxurrada ofensiva converteu-se em golos. Ronaldo fez o tento da noite, à meia volta e de primeira, colocando calmia na partida. Bruno Alves consumou o triunfo com uma cabeçada bem colocada, já nos descontos.

O resultado justificou-se dadas as inúmeras tentativas lusas para marcar e só não foi mais expressivo devido às intervenções do guardião adversário, que foi defendendo tudo o que podia. Quando a baliza era o alvo havia um senhor chamado Vanins a defender tudo o que lhe surgia à frente.

Era bola cá, bola lá e remate de Portugal, assim se pode resumir o jogo. As estatísticas confirmam isso mesmo, com Portugal, e mostram que Portugal se valendo da alma lusa para derrotar o 'Adamastor' letão. Também é verdade que soube manter a cabeça fria, embora apenas tenha descoberto os caminhos para a baliza adversária com três tentos nos últimos 20 minutos.

Portugal dominou em toda a linha, desde a posse de bola, passando pelas tentativas de golo e terminando nos remates à baliza. A formação balcânica apenas ganhou nos... pontapés de baliza e nas faltas. Era a forma que a Letónia encontrava para parar um adversário mais forte.

Capitão é rei na Europa, numa nau sem medo de marés altas

Num duelo de epopeias com forças bem diferentes, a Letónia saiu vergada por uns expressivos 4-1, depois de tentar uma gracinha que poderia ter contornos inéditos. Contudo, houve um herói que fez das suas e indicou o caminho da 'nau' lusa. William desbloqueou, mas foram os golos do capitão que deram expressão ao resultado.

Ronaldo fez o seu 7.º golo na fase de grupos e escreveu história ao tornar-se no melhor marcador de sempre em fases de apuramento para Europeus e Mundiais (soma os mesmos 42 golos de Dzeko. É também o 4.º jogador com mais golos (68) por uma seleção do Velho Continente. 

A Seleção Nacional navega no mesmo rumo e termina o ano em beleza com 42 golos marcados - fez pelo menos quatro golos num jogo pela 5.ª vez em 2016 -, superando o recorde (34) de 2004, ano do Euro'04.

Portugal vs Letónia
 71% Posse de bola  29%
 30% Ataque perigoso 12%
44% Ataques  41%
 26% Bola segura  47%
 21 Tentativas de golo  2
 11 Remates à baliza 2
 10 Remates fora  0
 8 Pontapés de canto  4
 23 Livres diretos 10
 3 Foras de jogo  2
 1/0 Cartões amarelos/vermelhos  4/0
 7 Faltas  21

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório