Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

[4-1] Portugal descomplica o que complicou e goleia Letónia no Algarve

Portugal venceu a Letónia por 4-1 e soma a terceira vitória consecutiva na fase de apuramento. Ronaldo, com dois golos, William e Bruno Alves fizeram os tentos lusos. Zjuzins ainda assustou ao empatar o jogo a um golo. Formação das Quinas mantém segundo posto e distâncias para a líder Suíça.

[4-1] Portugal descomplica o que complicou e goleia Letónia no Algarve
Notícias ao Minuto

21:35 - 13/11/16 por Paulo Jorge Rocha

Desporto Em direto

Análise: Portugal apresentou-se no Estádio do Algarve com André Silva e Cristiano Ronaldo na frente de ataque e apenas com uma alteração. Nani entrou para o lugar que foi de Quaresma no jogo as Ilhas Faroé.

A formação das Quinas entrou de forma entusiasmante na partida, com ritmo muito elevado e a circular a bola, como se de um carrossel se tratasse. A Letónia fez aquilo para o qual vinha preparada: colocou duas linhas à frente de Vanins e fechava os espaços.

A tática resultou, com Portugal a ficar limitado ao jogo exterior e com dificuldades em criar oportunidades dentro da área. Foi precisamente da zona central que saíram as melhores oportunidades. João Mário, Ronaldo e Nani tentaram de fora do retângulo da grande área, mas Vanins foi dando para as encomendas.

Até que, aos 27, Freimanis decide ter uma entrada imprudente sobre Nani. Tabela do extremo com Ronaldo e penálti para a formação das Quinas. Portugal conseguia a vantagem que tanto procurou, tendo-a materializado na conversão desde a marca dos 11 metros, depois de muito ter tentado de fora da área.

Até ao final do primeiro tempo, a formação lusa teve mais oportunidades, mas nenhuma delas claríssima. A vantagem ajustava-se, mas deveria ser mais larga tendo em conta o domínio lusitano.

A Letónia até trocava bem a bola e, já na etapa complementar, até mostrou bom toque de bola a sair da sua defensiva para o ataque. Mas a tendência era jogar largo na saída para o ataque e isso facilitava o trabalho dos defesas portugueses.

As oportunidades para a formação das Quinas foram-se sucedendo, com Ronaldo a ter a hipótese de fazer o segundo para Portugal na sequência de uma grande penalidade, a castigar falta sobre André Gomes. O capitão luso mostrou pouco acerto e viu Vanins negar-lhe o ‘bis’.

Apesar de tudo, o conjunto de Fernando Santos ia massacrando e, na única grande oportunidade da Letónia Zjuzins aproveitou uma bola perdida na área para atirar forte, rasteiro e a contar. A falta de objetividade de Portugal era castigada com uma igualdade que os letões nunca fizeram por merecer.

O jogo parecia transformado num pesadelo com a igualdade a uma bola, mas William foi lá à frente indicar o caminho aos avançados. Bola na direita, centro de Quaresma e desvio certeiro do centrocampista com a cabeça. Estava feito o 2-1 e Portugal respirava de alívio.

A avalanche final desfez a Letónia e teve dedo de Quaresma. O extremo centrou para Ronaldo, que finalizou com classe, com um pontapé acrobático. Já nos descontos, Bruno Alves fechou a contagem e colocou justiça no resultado, dada a produção ofensiva de Portugal ao longo dos 90’.

Portugal soma agora nove pontos e continua no 2.º lugar do grupo B, com nove pontos, menos três do que a líder Suíça, que venceu as Ilhas Faroé.

Momento do Jogo: Apesar de Cristiano Ronaldo ter feito o tento da noite - o terceiro tento luso -, com um grande remate de primeira à meia volta. O momento da partida foi o golo de William, numa resposta imediata ao tento da Letónia. Numa altura em que a formação lusa poderia deixar-se ir a baixo, o médio repôs a vantagem e fez a equipa respirar, sendo essencial no triunfo luso.

93' - Final da partida! Portugal bateu a Letónia por 4-1, tendo conseguido dar amplitude ao resultado já nos minutos finais. Portugal não foi brilhante, mas venceu com toda a justiça e com uma margem que se justifica.

90' - Bruno Alves fecha contagem com cabeçada bem colocada e fecha resultado.

89' - Ronaldo atira à trave e falha hat-trick na conta pessoal.

84' - Golooooooo! Ronaldo faz o segundo da conta pessoal e o terceiro lusitano. Portugal está mais perto de assegurar vantagem.

80' - Jogo mais dividido no centro do terreno, com Portugal a recuar as linhas e deixa Letónia ter mais bola.

77' - A Letónia coloca agora mais gente na frente na esperança de conseguir novamente a igualdade. Portugal vai-se mantendo coeso.

69' - Goloooooo! 2-1! William estreia-se a marcar pela Seleção portuguesa. O médio subiu à área e atirou a contar após cruzamento milimétrico de Quaresma, vindo da direita.

67' - Golo! Zjuzins aproveita um mau alívio de José Fonte e atirou a contar, vindo de trás, fazendo o empate para surpresa de todos. A Letónia aproveitou a única grande oportunidade para 'faturar'.

64' - Fernando Santos mete Quaresma em campo e tira Nani, algo displicente ao longo da partida.

57' - Penálti falhado! Ronaldo falha conversão de grande penalidade. O capitão luso viu Vanins defender o livre convertido da marca dos 11 metros. Perde-se uma grande oportunidade para aumentar a contagem!

56' - Portugal ganha penálti. André Gomes sofre falta na área e ganha o segundo penálti para formação da casa.

50' - A formação dos Balcãs entrou mais subida no segundo tempo, procurando o golo, mas sem ideias para trocar as voltas à defensiva lusa. Portugal mantém-se equilibrado e já subiu linhas.

46' - Começou o segundo tempo com a Letónia a ter a posse de bola.

45' - Portugal sai para o intervalo a vencer pela margem mínima, num jogo que tem dominado completamente. Ronaldo abriu marcador na conversão de uma grande penalidade. Letónia tentou gracinha a espaços, mas revelou-se curta.

37' - Portugal vai circulando o esférico sem grande oposição, mas a bola tem morrido sempre nos centrais sempre que chega à área.

30' - Ronaldo recebeu a bola de Guerreiro e atirou forte ainda de fora da área. Vanins segurou a dois tempos, tal foi a violência do remate.

27' - Goooooolooooooo! Cristiano Ronaldo converte grande penalidade e abre o marcador. Vanins ainda tocou na bola, mas o remate rasteiro e para o lado direito da sua baliza, levava muita força.

25' - Nani tabela com Ronaldo e cai dentro da área com Freimanis a derrubar o extremo luso com uma falta grosseira. 

20' - Nani aproveita uma bola 'espirrada' da área para atirar de primeira. Remate saiu forte, mas a bola ganhou efeito e subiu demasiado.

17' - Ronaldo recebeu a bola da esquerda, correu para o meio e atirou forte a mais de 30 metros da baliza. Vanins esticou-se e recolheu a bola, que levava a direção da baliza.

15' - À passagem do quarto de hora, a formação das Quinas ainda não teve uma oportunidade claríssima de golo, mas vai dominando a partida sem dificuldades.

10' - Grande chance para a Letónia! Tarasovs aproveita o espaço na área e remata, com Patrício a ter de se aplicar para segurar a bola e evitar o primeiro da formação das Balcãs.

6' - Boa oportunidade! João Mário recebeu um passe de calcanhar de André Gomes e, fletindo para o meio, rematou forte, mas Vanins estava bem colocado e agarrou a bola sem dificuldade.

3' - Portugal vai dominando posse de bola com a Letónia muito encostada à sua defensiva.

1' - Portugal e Letónia já medem forças no Estádio do Algarve.

Alinhamento inicial:

Portugal: Rui Patrício; Raphael Guerreiro, Bruno Alves, José Fonte e João Cancelo; William, André Gomes, João Mário e Nani; Ronaldo e André Silva.

Letónia: Vanins, Maksimenko, Gorkss, Jagodinskis, Freimanis, Gabovs, Tarasovs, Laizans, Kluskins, Rudnevs e Ikaunieks.

Antevisão: “O Europeu faz parte do passado e os jogadores já não têm nada que pensar nisso”, esta foi uma das frases que saiu da boca de Fernando Santos e que serviu de aviso para os jogadores de Portugal, que este domingo terá pela frente uma Letónia a precisar de pontos, uma vez que se encontra no último lugar do grupo B.

Para o selecionador é essencial que a formação das Quinas respeite o adversário, sabendo de antemão que os letões irão apresentar-se no Estádio do Algarve com uma estratégia defensiva e tentarão partir no contra-golpe para provocar estragos e somar pontos aos três que até agora têm – um vitória e duas derrotas em três partidas.

Para Portugal, campeão da Europa em título e grande favorito para esta partida, é importante ganhar e por muitos golos. Pede-se então que, depois de vencer Andorra e Ilhas Faroé por 6-0, Cristiano Ronaldo e companhia mantenham a mesma toada pois a diferença de golos é um importante fator de desempate.

Como fator-extra de motivação, a equipa de todos nós irá fechar o ano com um recorde de jogos disputados. Nunca haviam sido disputados tantos jogo num ano civil e Portugal quererá dizer adeus a um ano histórico com uma vitória.

Em quatro partidas disputadas, a formação das Quinas venceu todas elas, contabilizando um agregado de resultados de 11-3, o que diz muito da capacidade ofensiva da formação portuguesa. Desde o último jogo, em 2004/05, apenas Ronaldo, Tiago e Quim se mantêm em atividade.

Dúvida na frente de ataque

Fernando Santos tem alternado entre um ‘híbrido’ com dois avançados ou o tradicional 4x3x3. Esta é uma dúvida que se manterá até à hora do jogo, mas os bons resultados apresentados pela dupla Ronaldo-André Silva, nos dois últimos encontros, deverá pesar, principalmente perante uma equipa que irá jogar na retranca.

Os dois juntos representam nove dos 12 tentos marcados pelos lusos nos últimos dois jogos e Fernando Santos deverá manter a aposta, tanto na dupla de avançados como nos jogadores que irão estar no apoio.

Quaresma e João Mário manter-se-ão nas laterais tendo como companheiros de meio-campo André Gomes e William. Nani, de regresso, deverá ficar no banco. Na defesa, haverá uma alteração forçada devido à ausência de Pepe, com Bruno Alves a tornar-se companheiros de José Fonte. Rahpael Guerreiro e Cancelo serão os laterais.

A dúvida de Santos prende-se, desta forma, entre apostar numa frente que tem celebrado muito ou a aposta inicial, respeitando o estatuto, com Ronaldo e Nani na frente.

Cristiano Ronaldo: Aqui vai (continuar) a ser feliz

Cristiano Ronaldo faz do Estádio do Algarve, um verdadeiro talismã para ele e para Portugal. Sempre que a Seleção jogou no Estádio do Algarve marcou golos e, nos últimos cinco encontros, o capitão de todos nós fez o gosto ao pé em todos eles.

A viver aquela que, segundo o próprio considerou como “a melhor fase da carreira”, Ronaldo terá uma oportunidade de ouro para liderar a armada lusa e continuar com esta veia goleadora. Para se colar à Suíça, líder do grupo, o conjunto das Quinas terá de vencer a Letónia.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório