Há três 'Leicester' nesta Europa e nenhum mora em Inglaterra

Nice, Leipzig e Sevilha têm combatido a hegemonia nos respetivos campeonatos e ameaçam surpreender o futebol europeu.

Há três 'Leicester' nesta Europa e nenhum mora em Inglaterra

© Reuters

Carlos Pereira Fernandes
30/10/2016 09:08 ‧ 30/10/2016 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

Balanço

O fenómeno Leicester City continuará durante longos anos na memória dos adeptos do futebol.

A modesta equipa liderada por Claudio Ranieri, das que menos dinheiro investiu na milionária Premier League, e das que mais se esperava que acabasse no Championship, surpreendeu tudo e todos e conquistou o primeiro campeonato inglês da sua história.

É verdade que, na corrente temporada, em que fez um dos maiores investimentos da sua história – só Slimani custou 30 milhões de euros – os resultados estão longe de corresponder ao esperado – soma 12 pontos em dez jogos, o que deixa os ‘foxes’ no 11.º lugar – mas há quem tenha aproveitado a sua herança.

Olhando para as cinco principais Ligas europeias – Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A e Ligue 1 – há três nomes que se candidatam ao título de novo ‘Leicester City’, ainda que em situações bem distintas.

Nice: Príncipe renegado fez renascer sonho dos pequeninos

O emblema da Côte d’Azur captou a atenção de meia Europa quando anunciou a contratação de Mario Balotelli.

Muitos esperavam que este fosse apenas mais um capítulo desastroso na tortuosa carreira do internacional italiano, mas o ‘bad boy’, que se viu à frente do ‘precipício’, deu um decisivo passo atrás para repensar o seu futuro.

Em França, Balotelli leva cinco golos em quatro jogos, sendo, por esta altura, peça-chave no surpreendente líder da Ligue 1. Em dez jogos, o Nice apenas não venceu por duas vezes e soma mais três pontos do que Mónaco e Paris Saint-Germain, que, por sinal, têm um jogo a mais.

Tal como sucedeu com o Leicester City, também a cada semana os mais céticos aguardam pela escorregadela do Nice. Por enquanto, tal não sucede, e a equipa orientada por Lucien Favre vai alimentando esperanças de aproveitar uma época menos conseguida do crónico campeão PSG para conquistar o seu primeiro título nacional desde 1959.

Red Bull Leipzig: Asas milionárias deram à ovelha negra direito de voar?

O conjunto do Leste da Alemanha pode ser o mais odiado de todo o país, mas a verdade é que, semana após semana, vai continuando a ‘morder os calcanhares’ ao líder Bayern Munique, que leva apenas dois pontos de vantagem.

‘Mais odiado?’, pergunta o leitor. Sim, tudo pela forma como subiu no futebol alemão. Há apenas sete anos atrás, este clube dava pelo nome de SSV Markranstadt e disputava a quinta divisão. Foi então que a Red Bull, famosa marca de bebidas energéticas, investiu perto de 100 milhões de euros e ‘disparou’ esta equipa para a Bundesliga, o que não foi bem recebido.

Com maior ou menor justiça, a verdade é que o Leipzig leva seis vitórias e três empates nas nove primeiras jornadas. O caminho até final não se adivinha, de todo, fácil, mas, para quem subiu ao topo de uma das maiores Ligas europeias em tão curto espaço de tempo, ambição não deverá faltar.

Sevilha: Comandante latino chegou para ensinar novo tango

Chegado a Espanha com uma Copa América no currículo, Jorge Sampaoli não se deixou intimidar pelo poderio de Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid e colocou o Sevilha, mais habituado à glória europeia do que nacional, a ‘nadar entre os tubarões’.

Antes do empate registado, esta jornada, no terreno do Sporting Gijón, o emblema andaluz ocupava o segundo lugar de La Liga, a apenas um ponto do líder Real Madrid.

O ‘deslize’ fê-lo perder um lugar, para o Barcelona, mas nem isso impediu os adeptos de sonhar com um feito histórico.

O feito adquire maior nota de registo se tivermos em conta que Unai Emery, vencedor das três últimas edições da Liga Europa, partiu para o Paris Saint-Germain. Cabe agora a Sampaoli manter a ‘afición’ bem habituada, seja fora, ou dentro de Espanha.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Um sai, o outro fica. Renato Sanches reage ao anúncio do irmão no Benfica

Futebol de formação

Um sai, o outro fica. Renato Sanches reage ao anúncio do irmão no Benfica

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Época de Fórmula E acaba em Londres. Félix da Costa na luta pelo 'vice'

Fórmula E

Época de Fórmula E acaba em Londres. Félix da Costa na luta pelo 'vice'

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas