Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 15º

'Águia' Vieira reúne consenso e quebra recorde eleitoral

Presidente do Benfica foi reeleito com 95,52 % dos votos.

'Águia' Vieira reúne consenso e quebra recorde eleitoral
Notícias ao Minuto

09:00 - 28/10/16 por Ruben Valente

Desporto Eleições

Luís Filipe Vieira chegou a estas eleições com quatro vitórias nos últimos escrutínios a que esteve sujeito: Em três teve oposição (2003, 2009 e 2012) e apenas numa tinha concorrido sozinho (2006)… até agora.

Esta quinta-feira, no seu quinto ato eleitoral, o presidente do Benfica foi reeleito com 95,52 % dos votos, numas eleições em que não teve adversário. No entanto, mesmo a ‘correr’ sozinho, Vieira quebrou um recorde: esta foi a maior votação de sempre com um candidato único, com 13.257 votantes.

Contudo, em comparação com as últimas eleições, em 2012, o número de votantes foi muito mais reduzido. Mas é de assinalar que, quando Luís Filipe Vieira concorreu contra Rui Rangel, votaram 22.676 sócios, o que corresponde à maior votação de sempre da história do clube, ultrapassando o anterior recorde fixado no ano 2000, quando Manuel Vilarinho bateu Vale e Azevedo, com 21.804 sócios votantes.

O 'tri' que ajudou Vieira a ser um líder consensual

Nem sempre foi consensual a liderança de Vieira, mas agora, em 2016, depois de conquistar o tricampeonato, são raras as personalidades benfiquistas que não apoiam o atual líder. É caso para dizer que Vieira é hoje um presidente consensual.

O antigo vice-presidente, Rui Gomes da Silva, saiu da atual lista, mas nem por isso deixou de demonstrar o seu apoio: "Não contem comigo para dizer mal, muito menos de uma pessoa com quem trabalhei e ajudei durante sete anos. Não tenho esses princípios".

Também uma das lendas ‘encarnadas’, José Augusto comparou Vieira a Santiago Bernabéu, histórico presidente do Real Madrid:"Conheci muitos presidentes, até hoje, alguns também bons, mas como Vieira, com esta dimensão, só conheci outro".

O responsável pela formação da Luz e antigo jogador das ‘águias’, Nuno Gomes também deixou uma palavra de apoio: "Está à vista de todos o trabalho desenvolvido pelo presidente. O futuro do clube será vitorioso e com cada vez mais adeptos e sócios".

O antigo presidente do Benfica, Manuel Damásio, apelou também ao voto em Vieira: “Luís Filipe Vieira precisa do apoio dos sócios. Daí ele ter feito um apelo. Quem ganha é sempre ele mas sente-se melhor com apoio dos sócios".

Até o último opositor do atual presidente, Rui Rangel, que perdeu as eleições em 2012, mostrou o seu apoio a Vieira, num artigo de opinião assinado a convite do Desporto ao Minuto: “Ele é, hoje, um líder carismático. Está para a nação benfiquista, como Marcelo Rebelo de Sousa está para os portugueses".

Mas como não se pode agradar a gregos e a troianos, Vieira também tem algumas vozes críticas em relação à sua liderança. Prova disso, é a opinião do seu opositor em 2009, Bruno Costa Carvalho: “Luís Filipe Vieira é responsável pelo aumento do endividamento do Benfica em mais de 400 milhões de euros”, disse o antigo candidato à presidência das ‘águias’, vincando que não iria votar na lista de Vieira.

O que é certo é que Luís Filipe Vieira é já, desde 2012, o presidente com mais tempo de mandato na história do clube e, agora, depois de ter sido eleito para mais quatro anos, o atual líder dos ‘encarnados’ vai continuar assim a fazer história no Benfica.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório