Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 16º MÁX 25º

Patrício, o sucessor de 'dragões', põe fim a jejum de 12 anos na Europa

Últimos jogadores que alinhavam na I Liga portuguesa a figurarem entre os melhores da Europa foram Deco, Ricardo Carvalho e Maniche. Último sportinguista foi... um guarda-redes.

Patrício, o sucessor de 'dragões', põe fim a jejum de 12 anos na Europa
Notícias ao Minuto

18:44 - 24/10/16 por Paulo Jorge Rocha

Desporto Bola de Ouro

Rui Patrício é um dos grandes destaques da lista de 30 candidatos a vencerem a Bola de Ouro, juntamente com Cristiano Ronaldo e Pepe.

Depois de ter conquistado o campeonato da Europa de futebol e de ter sido considerado o melhor guarda-redes do Euro'2016, sendo dono e senhor da baliza da Seleção portuguesa, o futebolista do Sporting vê agora o seu nome incluído entre os melhores do ano.

A nomeação do guarda-redes veio engrossar o lote de portugueses na lista final elaborada pela France Football e significou, desde já, um marco na história do futebol em Portugal.

Isto porque há 12 anos que não se via um jogador da I Liga entre os nomeados para maiores do ano. A última vez que um jogador que jogava em Portugal foi nomeado para esta lista aconteceu em 2004, ano em que o FC Porto subiu ao topo da Europa e venceu a Liga dos Campeões.

Patrício, de 27 anos, sucede assim a Deco, Ricardo Carvalho e Maniche numa lista de enorme prestígio.

Deco acabou por ficar no 2.º lugar e Ricardo Carvalho foi o 9.º mais votado. Já Maniche ficou alguns lugares mais a baixo, na 24.ª posição. De realçar que Deco já havia sido nomeado um ano antes, acabando na 13.ª posição, dá conta o Record.

Olhando para o passado sportinguista, Patrício sucede a outro guardião. Peter Schmeichel foi o último ‘leão’ a figurar nesta lista. Corria o ano de 1999 e Mário Jardel (FC Porto) também foi um dos nomes apontados.

Recuando quatro anos, Vítor Baía também esteve entre os maiores nomes da Europa e um ano antes, em 1993, Emil Kostadinov foi outro dos nomeados. Ambos jogavam com as cores azuis e brancas.

Em 1987, Paulo Futre e Jozef Mlynarczyk foram os jogadores que alinhavam em Portugal e mereceram integrar a lista final.

Os primeiros nomes portugueses a integrarem a lista elaborada pela publicação francesa foram Águas, Germano, José Augusto, Costa Pereira, Coluna e Eusébio, em 1961, futebolistas que alinhavam por um Benfica vencedor da então denominada Taça dos Clubes Campeões Europeus.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório