Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Estatuto prevaleceu e 'águia' fez escala em Belém para voar até ao topo

Benfica chegou ao Estádio do Restelo com estatuto de favorita e foi num jogo em 'lume brando' que carimbou triunfo fácil que lhe deu liderança isolada no campeonato.

Estatuto prevaleceu e 'águia' fez escala em Belém para voar até ao topo
Notícias ao Minuto

09:07 - 24/10/16 por Paulo Jorge Rocha

Desporto Análise

O dérbi lisboeta entre Belenenses e Benfica, disputou-se à 8.ª jornada e acabou por pender a favor do favorito e tricampeão em título. A formação visitante foi sempre dona e senhora de um jogo que acabaria por vencer por 2-0, mas poderiam ter sido mais não fosse a displicência de Mitroglou na cara do golo – duas vezes – e o empenho de Joel, guardião dos do Restelo.

As ‘águias’ eram mais fortes no papel e foram-no dentro das quatro linhas, não o comprovasse a matemática. Dominantes nas estatísticas ofensivas – posse de bola, ataques perigosos, tentativas de golo, remates à baliza (o dobro) e cantos -, os ‘encarnados’ reassumiram a liderança isolada do campeonato após uma vitória justa.

Numa noite chuvosa, o jogo dos ‘encarnados’ correu de feição e os espaços para alvejar a baliza dos de Belém surgiam quase com a periodicidade que a chuva caía. Desta forma, os da Luz conseguiram a sua quarta vitória consecutiva a atingiram a melhor marca da época, além de reassumirem a liderança isolada da I Liga.

Mitroglou, Cervi, Pizzi tiveram oportunidades para carimbar um triunfo ‘vermelho e branco’ por uma margem gorda, mas deixaram a qualidade falar mais alto e foi o que aconteceu. A juntar a isso, o Belenenses tremia na defesa, dava espaços e não era lesto nem a limpar o perigo nem a ganhar a bola para sair em contra-golpe.

A ‘cruz’ que é viver um momento mau e jogar com o campeão

O conjunto orientado por Quim Machado vinha de duas derrotas nos últimos três jogos e o 13.º posto que ocupam na tabela mostram que não são uma equipa consistente apesar de terem um plantel constituído por bons valores.

A derrota com a Académica de Coimbra deixou marcas numa equipa que acabou por mostrar bons princípios de jogo, mas não teve pernas para fechas as portas da baliza e sair em contragolpes rápidos, ainda mais perante uma equipa com o valor do Benfica e que vem com processos consolidados da temporada passada.

O Belenenses sabia que um bom resultado diante do Benfica poderia impulsionar a equipa para uma série positiva nos encontros seguintes. Portanto, não teria nada a perder. Contudo, a questão psicológica dos maus resultados em Coimbra e Chaves pesaram e não se viu uma equipa suficientemente confiante para trocar as voltas ao favorito Benfica.

Belenenses vs. Benfica
43% Posse de bola 57%
24 Ataque perigoso 21
41 Ataque 44
35 Bola segura 35
7 Tentativas de golo 9
3 Remates à baliza 6
4 Remates fora 3
5 Cantos 8
20 Livres diretos 18
3/0 Cartões Amarelos/Vermelhos 2/0
16 Faltas 1

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório