Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

[0-2] Em Belém, 'águia' não precisou de ser predadora para reaver trono

O Benfica venceu o Belenenses e assume a liderança isolada do campeonato, com 22 pontos. Mitroglou e Grimaldo fizeram os golos que valeram vitória no Restelo e colocaram os da Luz a três pontos do FC Porto e cinco do Sporting.

[0-2] Em Belém, 'águia' não precisou de ser predadora para reaver trono
Notícias ao Minuto

22:10 - 23/10/16 por Paulo Jorge Rocha

Desporto I Liga

Análise ao jogo: O Benfica foi a Belém disputar o dérbi lisboeta com o Belenenses com o objetivo de assumir a liderança isolada do campeonato, depois do FC Porto ter saltado para o topo da Liga, ainda que à condição. A formação da Luz venceu os do Restelo por 2-0. Mitroglou (11’), Grimaldo (65’) foram os autores dos golos.

Sem alterações em relação ao jogo com o Dínamo Kiev, as ‘águias’ mostraram ser um adversário demasiado forte para o emblema orientado por Quim Machado.

O Benfica mostrava ter uma grande reação à perda de bola mas, antes disso, quando a tinham sabiam o que fazer: lateralizar para depois cruzar para a área.

Mitroglou era o alvo e contava com a ajuda da defensiva da equipa da casa, que se mostrava insegura. Foi precisamente da cabeça do grego que saiu o primeiro. Canto para as 'águias' e cabeçada fulminante para o fundo das redes. O jogo estava desbloqueado e como o Benfica queria.

Apesar de ter três médios combativos, o Belenenses era pouco agressivo e o Benfica circulava a bola como bem desejava, de lado para lado, até encontrar espaço para a meter na área.

O Belenenses, por seu lado, procurava quebrar linhas lançando diretamente para a velocidade de Gerso ou nas costas do avançado-referência, Camara. Foi presa fácil para a formação campeão nacional.

À passagem da meia hora, a formação da casa ganhou novo fôlego, conseguiu respirar e chegou mesmo a tentar ataque continuado, mas a faltava... o esférico chegar em condições de finalizar. Só a espaços e de fora da área conseguiram criar perigo.

À passagem da meia hora, Mitroglou mostrou o seu génio receber o esférico com o pé direito, picando-o para rematar com o esquerdo. Joel esticou-se e com a ponta do dedo desviou para o poste. Grande oportunidade negada.

Até ao intervalo, o Benfica conseguiu chegar várias vezes à area dos da casa, mas faltava serenidade na hora de finalizar.

No segundo tempo, o Quim Machado colocou Sturgeon, tirando um médio na tentativa de dar largura ao jogo da formação da casa, tendo André Sousa como organizador da partida. Com o avançado parece ter vindo também maior tranquilidade.

O Belenenses meteu mais gente na frente e conseguiu condicionar o jogo dos ‘encarnados’ no primeiro quarto de hora, aproveitando alguma displicência e falta de clarividência do Benfica. Os ‘encarnados’ centralizavam o jogo, tornando-o fácil para os da ‘Cruz de Cristo’. Mas durou pouco.

De boas intenções estava o Belenenses cheio

Ao longo da partida viu-se um Benfica que nunca viu o resultado em causa, diante de um Belenenses que tinha estudado a lição. Mas não a conseguiu colocar em prática na totalidade. Os ‘azuis do Restelo’ queriam ser uma equipa compacta atrás com lançamentos longos para a velocidade dos avançados.

Tudo isto funcionaria, se o conjunto de Quim Machado conseguisse ser impávido e seguro a limpar as bolas bombeadas pelas ‘águias’ para depois se lançar no ataque. Mas a defesa tremia e a bola parecia queimar. Perante isto, o Benfica soube sempre manter-se tranquilo, acreditando que o segundo tento chegaria sem forçar muito.

Foi justamente isso que aconteceu. Viu-se um Benfica pouco agressivo, mas o Belenenses deu espaço na área e Grimaldo, vindo de trás, atirou cruzado e terminou com a indecisão do jogo. Se alguma dúvida existia sobre o resultado, ela acabou no pé esquerdo do espanhol.

O Benfica venceu assim um jogo por 2-0, mas teve oportunidades para muito mais perante um Belenenses que quis fazer bonito, mas foi apenas 'macio'. Joel negou o golo aos 'encarnados' em várias ocasiões e impediu um resultado com outros números.

O Benfica é novamente líder isolado, com 22 pontos, mais três que o FC Porto e cinco do que o Sporting. Além disso conseguiu a maior sequência de vitórias da presente temporada: quatro.

Momento do Jogo: O tento de Mitroglou é o eleito por ter aberto a contagem, dando segurança a um Benfica que poderia vir a tremer com o arrastar dos minutos. O grego teve vários toques de classe e a possibilidade de ‘bisar’ esteve sempre à espreita, contam-se mais duas flagrantes.

Equipas iniciais:

Benfica: Ederson; Semedo, Luisão, Lindelof e Grimaldo; Fejsa, Salvio, Pizzi e Cervi; Guedes e Mitroglou.

Belenenses: Joel; João Diogo, Domingos Duarte, Gonçalo Brandão, e Florent; Palhinha, Rosell, André Sousa e Yebda; Gerso e Abel Camara.

Antevisão:

O Benfica entra esta domingo em campo pressionado pelo resultado do rival FC Porto. Os ‘encarnados’ precisam de ganhar o dérbi contra o Belenenses para reaver o estatuto de líderes isolados (caíram para o 2.º lugar depois da vitória portista).

Na antevisão, Rui Vitória disse que a melhor ‘águia’ ainda estaria para vir, apesar das vitória merecida (mas sofrida) diante do Dínamo Kiev, a meio da semana, a contar para a Liga dos Campeões.

Os ‘encarnados’ vêm de uma série de três vitórias consecutivas, a melhor da temporada – contando Taça de Portugal, Liga e Champions – e quererão dar seguimento a esta ‘boa onda’ e alargar o registo para quatro vitórias consecutivas.

Além disso, apenas sofreram um tento nos últimos três jogos e são a defesa menos batida da prova, a par do FC Porto, com quatro tentos.

No que diz respeito ao alinhamento inicial, Vitória não mostrou intenção de alterar aquele que alinhou diante dos ucranianos, com Gonçalo Guedes e Mitroglou na frente e Cervi e Salvio no apoio, pelas alas.

André Almeida é a grande novidade na convocatória, mas o miolo não deverá sofrer alterações perante um Belenenses que joga em casa, terreno difícil para o Benfica, e este quererá iniciar a reviravolta nos resultados recentes (duas derrotas e uma vitória nos últimos três encontros).

Quim Machado prometeu lutar pela vitória e não pelo “pontinho”, pelo que os ingredientes estarão reunidos para que se veja um bom jogo em Belém. A vontade do atual 13.º classificado diante do campeão em título poderá ser tónico para um Belenenses em crise.

A ‘águia’ terá de fazer pela vida, sabendo-se que um dérbi é sempre um dérbi e a formação da ‘Cruz de Cristo’ não quererá fazer má figura diante do candidato ao título.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório