'Leão' europeu ainda sofre com síndrome do membro amputado

O Sporting dominou, atacou e controlou grande parte do encontro, mas parece faltar-lhe encontrar o (novo) elemento que, na temporada passada, fez muitas vezes a diferença: Slimani.

Notícia

© Global Imagens

Sérgio Abrantes
23/10/2016 09:03 ‧ 23/10/2016 por Sérgio Abrantes

Desporto

Análise

Análise: Sporting voltou a complicar as contas da corrida pelo título, deixando-se empatar, este sábado, frente ao Tondela.

Num jogo que foi dominado, nos aspetos estatísticos, pelos ‘leões’, à equipa de Jorge Jesus pareceram faltar dinâmicas para sacudir o encontro.

Depois de uma entrada forte, os ‘verde e brancos’ demonstraram, por várias vezes, que não tinha a mestria necessária para bater a fortaleza montada por Petit.

Com Gelson muito ativo no ataque, foi notória, e notada, a ausência de Adrien, mas não só. O capitão ‘verde e branco’, a recuperar de lesão, continua a deixar descalço o meio-campo do Sporting, que, com Elias, demonstra dificuldades para ser acutilante.

Por outro lado, a inclusão de André ao lado de Bas Dost, continua a ser, na nossa análise, motivo de desconfiança. O brasileiro ainda não demonstrou as qualidades necessárias para ser titular – talvez lhe faltem rotinas – e o holandês parece ainda distante de fazer esquecer Slimani, que partiu para o Leicester.

Bas Dost começou a bom ritmo, dando o melhor seguimento às solicitações dos seus colegas, mas falta-lhe aquela voracidade que caracterizava Slimani.

O argelino corria, trabalhava e batalhava de forma única e o plantel ‘verde e branco’ ainda não conseguiu assimilar a perda ‘do membro’, sentindo ainda as dores por algo que já lá não está.

Mas vamos à análise estatística.

Ter bola não é sinónimo de marcar golos. ‘Leão’ ainda procura matador

O Sporting terminou a partida frente à equipa de Petit com mais de 70% de posse de bola. Os ‘leões’ tiveram o domínio da partida, mas, aos 70 minutos, era notório o balanceamento da equipa no ataque, deixando espaços abertos para serem explorados pela velocidade da frente atacante adversária.

Foi isso mesmo que terá transmitido Petit aos seus jogadores e o golo surgiu momentos depois, após jogada rápida na direita, com Murillo, atleta emprestado pelo Benfica, a vingar-se da elevada exposição atacante dos ‘verde e brancos’.

Apesar de tanto tempo de posse, o Sporting apenas gastou 25% desse tempo em ataque no último terço, mais 5% que o seu adversário.

Em termos de tentativas de golo, há que salientar que ambas as equipas tiveram cinco, igualdade que se registou também nos remates enquadrados com a baliza (2 para cada lado).

Em tudo o resto, os ‘leões’ tiveram também superioridade, mas, se há coisa que se podem queixar, é da pontinha de sorte e também de mestria e arte.

Relembre-se que esta temporada, para a posição de Slimani, chegaram Bas Dost, Castaignos e André, sendo que apenas o holandês conseguiu conquistar lugar cativo no ataque. 

Luta pela liderança fica adiada e volta o pesadelo europeus

Na conferência de imprensa de lançamento deste encontro, Jorge Jesus foi confrontado pelos jornalistas com o facto de a sua equipa ainda não ter vencido depois de um encontro europeu – empate com o Vitória Guimarães e derrota com o Rio Ave.

O trauma da Liga Milionária parece ainda não estar ultrapassado e, depois da derrota frente ao Dortmund, o ‘leão’ voltou a escorregar.

Numa partida em que era claramente favorito, pelo diferencial teórico entre as duas equipas, os ‘verde e brancos’ deixaram fugir os três pontos, ficando, à condição, a dois do FC Porto, que venceu o seu encontro, e do Benfica que joga esta noite.

Sporting vs Tondela
71% Posse de bola 29%
25% Ataque perigoso 20%
43% Ataque 42%
32% Bola Segura 38%
5 Tentativas de golo 5
2 Remates à baliza 2
4 Cantos 2
26 Livres diretos 18
2 Fora de jogo 1
4/0 Cartões amarelos/vermelhos 2/0
16 Faltas 25

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Coldplay voltam a apanhar casal em concerto... mas desta vez foi Messi

Coldplay

Coldplay voltam a apanhar casal em concerto... mas desta vez foi Messi

Liga portuguesa

ClubeJPts
1AVS00
2Alverca00
3Arouca00
4Benfica00
5C.D. Nacional00
6Casa Pia00
7Estoril00
8Estrela00
9FC Porto00
10Famalicão00
11Gil Vicente00
12Moreirense00
13Rio Ave00
14Santa Clara00
15Sp. Braga00
16Sporting00
17Tondela00
18Vitória SC00
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Os horários do GP da Hungria de Fórmula 1, último antes da pausa

Fórmula 1

Os horários do GP da Hungria de Fórmula 1, último antes da pausa

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas