Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

FIFA: Federação da Costa Rica processa ex-dirigente Eduardo Li

O presidente da Federação de Futebol da Costa Rica, Rodolfo Villalobos, apresentou, na sexta-feira, uma ação junto do Ministério Público contra o ex-dirigente Eduardo Li, acusado de fazer parte de uma rede internacional de corrupção no futebol.

FIFA: Federação da Costa Rica processa ex-dirigente Eduardo Li
Notícias ao Minuto

06:15 - 22/10/16 por Lusa

Desporto Processos

A ação diz respeito aos crimes de má gestão, fraude, autorização de atos indevidos e associação ilícita em prejuízo direto da Federação.

"Iniciaremos todos os processos que foram possíveis contra todas as pessoas que estejam envolvidas e que fizeram parte dos crimes aceites por Eduardo Li", disse Rodolfo Villalobos aos jornalistas, após apresentar a demanda.

A Federação de Futebol da Costa Rica também anunciou que vai interpor ações nos Estados Unidos, onde Li está a ser acusado, para ser ressarcida pelos prejuízos.

No passado dia 07, Li declarou-se culpado no Tribunal do Distrito de Leste de Nova Iorque de três de 14 acusações que lhe são imputadas pelo Departamento de Justiça norte-americano, informou, nesse dia, o seu advogado Roger Guevara.

Segundo relatos da imprensa local e internacional, Li reconheceu diante do tribunal ter recebido "milhares de dólares" em subornos para autorizar jogos amigáveis da seleção, para ceder direitos de transmissão televisiva, para um contrato com uma marca desportiva e ainda ter desviado dinheiro do Mundial Feminino de Sub-17 da Costa Rica 2014.

Li foi detido na Suíça em maio de 2015, a par com outros seis dirigentes da FIFA, pela suspeita de integrar uma rede de corrupção, num caso que ficou conhecido como o "FIFAgate".

Em dezembro, Li aceitou a sua extradição para os Estados Unidos para ser presente à justiça desse país, onde se encontra atualmente em prisão domiciliária.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório