Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 16º MÁX 26º

Santa Clara afasta Rio Ave e segue na Taça de Portugal

O Santa Clara, da II Liga de futebol, eliminou hoje o Rio Ave, da I Liga, na 3ª eliminatória da Taça de Portugal, ao vencer por 4-2 nas grandes penalidades.

Santa Clara afasta Rio Ave e segue na Taça de Portugal
Notícias ao Minuto

17:10 - 16/10/16 por Lusa

Desporto 3.ª eliminatória

Ao fim do tempo regulamentar registava-se o empate a uma bola, que 'resistiu ao prolongamento, levando a decisão do jogo para a 'lotaria' das grandes penalidades, num jogo que marcou o regresso da "Festa da Taça" ao Estádio de São Miguel, depois de seis anos de interregno.

No primeiro jogo em casa orientado pelo treinador Rui Amorim, a formação açoriana demonstrou cedo que queria prosseguir na competição e logo aos seis minutos viu um golo anulado, desperdiçando assim uma excelente jogada de contra-ataque para se posicionar na frente do marcador.

O Rio Ave podia ter chegado ao golo aos 25 minutos, através de um remate de Pedro Moreira, mas Serginho conseguiu negar o golo numa defesa apertada.

O Santa Clara, que demonstrava ser a equipa mais pressionante em campo, fez o 1-0 aos 32 minutos, através de um excelente trabalho de Rafael Batatinha, que conseguiu acertar nas redes de fora da área e em arco, aproveitando o adiantamento de Cássio.

As oportunidades de golo sucediam-se na segunda parte para a equipa do escalão inferior, com João Reis muito ativo em campo e a causar calafrios ao Rio Ave. Primeiro, aos 66 minutos, a rematar perto do poste direito da baliza de Cássio e, depois, aos 71, a atirar à figura do guardião vila-condense.

O Rio Ave conseguiu chegar ao golo do empate aos 82 minutos, num cruzamento de Pedrinho para Heldon, que, ao segundo poste, cabeceou para restabelecer a igualdade.

Já em cima dos 90, Yazalde caiu na área e a equipa da I Liga reclamou grande penalidade, mas o árbitro nada assinalou.

O empate de 1-1 no final do tempo regulamentar ditou o prolongamento no Estádio de São Miguel, em que o Santa Clara terminou reduzido a 10 jogadores, com a expulsão de Massaia, que viu o segundo cartão amarelo devido a falta sobre Heldon.

O Rio Ave, que podia ter resolvido a partida logo no arranque do prolongamento, com Heldon a rematar fortíssimo à trave de Serginho, não conseguiu assim superar o plantel do Santa Clara, que estava fisicamente esgotado e que conseguiu vencer o jogo através de grandes penalidades por 4-2.

Jogo no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada.

Santa Clara - Rio Ave, 1-1, 4-2 nas grandes penalidades.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Rafael Batatinha, 32 minutos.

1-1, Heldon,82.

Grandes penalidades:

0-0, Heldon atira por cima da baliza.

1-0, Pacheco.

1-1, Rafa Soares.

2-1, Diogo Santos.

2-2, Kronovic.

3-2, Batatinha.

3-2, Tarantini permite a defesa de Serginho.

4-2, Diogo Ribeiro.

Equipas:

- Santa Clara: Serginho, João Dias, Massaia, Accioly, Igor Rocha, Diogo Santos, Pacheco, Ruben Saldanha (Berny Burke,70), João Reis (Pineda, 82), Clemente (Diogo Ribeiro,101) e Rafael Batatinha.

(Suplentes: Pedro Soares, Felipe Barros, Telmo Castanheira, Berny Burke, Pineda, Rui Silva e Diogo Ribeiro).

Treinador: Rui Amorim.

- Rio Ave: Cássio, Pedrinho, Nelson Monte, Marcelo, Rafa Soares, Tarantini, Wakaso, Pedro Moreira (Krovinovic, 62), Gil Dias (Kizito, 70), Yazalde e Ronan (Heldon,45).

(Suplentes: Rui Vieira, Krovinovic, Lionn, André Vilas Boas, Kizito, Heldon e Cherif).

Treinador: Nuno Capucho.

Árbitro: Luís Ferreira (Braga).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Tarantini (65), Massaia (77 e 108), João Dias (105+2) e Burke (120). Cartão vermelho, por acumulação de amarelos, para Massaia (108).

Assistência: 2.490 espectadores.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório