Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

[0-1] 'Leão' de lume brando bastou para seguir em frente na Taça

Depois de um empate (inesperado) frente ao Vitória de Guimarães, os ‘leões’ viajaram até Famalicão onde defrontam a formação local, numa partida a contar para a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal.

[0-1] 'Leão' de lume brando bastou para seguir em frente na Taça
Notícias ao Minuto

22:06 - 13/10/16 por Notícias Ao Minuto

Desporto 3.ª eliminatória

Crónica: O Sporting visitou esta quinta-feira o reduto do Famalicão para disputar a 3.ª eliminatória da Taça de Portugal. Os ‘leões’, muito apagados nesta partida, conseguiram uma vitória pela margem mínima frente à formação minhota.

Com várias alterações promovidas no ‘onze’ titular, Jorge Jesus tentou não ser surpreendido, dando minutos a atletas menos rodados, mas não poderá ficar satisfeito com o que viu.

Para a história fica a vitória, por 1-0, e para trás o deslize frente ao Vitória de Guimarães, tendo o jogo de hoje servido para rodar a equipa com vista ao encontro europeu da próxima semana frente ao Dortmund. 

Mas fique com o filme do jogo.

Um 'leão' na sombra já a olhar para os milhões europeus

O Sporting foi uma ‘sombra’ daquilo que já mostrou esta (e na última) temporada. As entradas de Beto, Douglas, Paulo Oliveira e Petrovic no ‘onze’ não podem esconder a partida ‘fraquinha’ que a formação de Alvalade fez.

Quase sempre sem critério, correndo atrás da bola e produzindo pouco futebol atacante, os ‘verde e brancos’ estiveram sempre na expectativa, deixando Jorge Jesus de cabelos em pé.

Alan Ruiz, possivelmente também Bruno César, foram sempre os mais inconformados, mas com apenas dois jogadores a puxar por uma equipa, que demonstrava falta de entrosamento, era difícil pedir mais do que um 1-0 ao intervalo.

Markovic voltou a marcar pelo Sporting, num lance em que a formação lisboeta mostrou aquilo que sabe fazer, com a bola, primeiramente, ainda a ir ao poste e com o sérvio, depois de uma jogada de insistência a fazer o gosto ao pé.

O Famalicão, por seu lado, com os seus argumentos, soube sempre encontrar espaços na defensiva ‘verde e branca’, mas foi notória a falta de maior qualidade no setor atacante, que podia ter causado ainda maiores calafrios ao Sporting.

Com um ‘Sir’ em campo a cantiga foi (ligeiramente) diferente

Ao intervalo Jorge Jesus decidiu mexer na equipa. Inconformado com o rendimento dos seus pupilos durante o primeiro tempo, o técnico do Sporting procurou dotar a equipa de um dos seus esteios.

Ainda antes do apito para o final dos primeiros 45 minutos, o técnico pôs William em aquecimento e no reinício da partida acabou por fazer sair Petrovic.

O internacional português, com um par de lançamentos na frente de ataque, provou que é, neste momento, o patrão do meio campo, quer a distribuir jogo, quer a organizar defensivamente a equipa.

Porém, apesar de nos primeiros minutos do encontro a formação da capital ter conseguido alguns lances de perigo, o marcador manteve-se inalterado por mais alguns minutos, sendo que, pelo meio, o Famalicão ainda chegou a assustar, enviando uma bola às malhas laterais que deu a sensação de golo.

Já com 15 minutos disputados no segundo, Jesus voltou a tentar mexer na partida. Tirou de campo Alan Ruiz e fez entrar Gelson Martins. Poucos minutos depois de entrar, pleno de confiança, o jovem extremo tirou dois adversários do caminho e fez, de trivela, um remate que merecia ter sido golo.

Até ao final do jogo, o Famalicão foi forçando o ataque, na tentativa de chegar à igualdade, mas a verdade é que o marcador se manteve inalterado, permitindo ao Sporting regressar a casa com a eliminatória resolvida.

Momento do jogo: 10 minutos. O golo de Markovic foi o lance determinante desta partida. Apesar de não ter tido um jogo ou golo vistoso, o sérvio acabou por ser determinante, permitindo à sua equipa seguir em frente na Taça de Portugal.

______________________________________

0' - Também já foi anunciado o 'onze' do Famalicão: Gabriel; Joel, Nailson, Vilaça e Jorge Miguel; Vítor Lima, Diogo Cunha e Feliz; Perre, Chico e Medeiros.

0' - Já é conhecido o 'onze' do Sporting: Beto; João Pereira, Douglas, Paulo Oliveira e Jefferson; Petrovic, Elias, Bruno César e Markovic; André e Alan Ruiz.

Antevisão: Festa é festa, e a Taça é a competição de eleição para que isso aconteça, mas não se celebra até ao lavar dos cestos. É desta forma que o Sporting entrará esta noite, frente ao Famalicão, em campo, tentando, com uma equipa ‘mudada’, levar de vencida a modesta formação local.

Com muitos estreantes na convocatória, o técnico dos ‘leões’ tentará aproveitar o previsível menor grau de dificuldade deste encontro para testar soluções diferentes, mas, sobretudo, para tentar tirar da memória o empate concedido frente ao Vitória de Guimarães para a Liga.

Depois de ter estado a vencer por 3-0, os ‘verde e brancos’ deixaram-se empatar, e, na véspera de receber o Dortmund, quererá deixar mostras de que todas as feridas estão saradas.

Se é certo que Paulo Oliveira e Douglas deverão fazer dupla de centrais na equipa de Jorge Jesus, este encontro poderá ainda permitir as entradas em jogo de Meli ou Castaignos, mas também de Petrovic.

Por agora, resta esperar pelo apito inicial, sendo que no histórico dos 19 encontros entre as duas equipas a vitória já sorriu por 17 vezes à formação de Alvalade.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório