Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

[0-6] 'One man show' de André Silva vale goleada nas Ilhas Faroé

Portugal goleou na terceira jornada do grupo B de apuramento para o Mundial de 2018 e passa a ocupar o segundo lugar, a três pontos da Suíça.

[0-6] 'One man show' de André Silva vale goleada nas Ilhas Faroé

Análise: A seleção portuguesa cumpriu à risca o aviso deixado na véspera por Fernando Santos, não facilitou e bateu as Ilhas Faroé por 6-0.

Ao intervalo, já a ‘equipa das quinas’ vencia por 3-0, graças a um ‘hat trick’ de André Silva em apenas 25 minutos. Na segunda parte, Cristiano Ronaldo, João Moutinho e João Cancelo fizeram os golos que fecharam a contagem.

Um, dois, três, André Silva fez das suas outra vez

Éder foi o herói da histórica conquista do Campeonato Europeu, mas, com um jovem ‘bombardeiro’ como André Silva, não há como negar: está, finalmente, encontrado o ponta-de-lança de que a seleção portuguesa tanta falta sentiu desde o ‘adeus’ de Pedro Pauleta.

O jogo não estava a ser o melhor, é verdade. Os pontapés para a frente de Pepe, frente aos ‘calmeirões’ nórdicos – que não pensavam duas vezes antes de mostrar os pitons – pouco ou nenhum sentido faziam e complicavam a vida de quem estava nos setores mais avançados.

Foi, então, que surgiu o génio de João Mário, que, em posse, desequilibrou a organizada teia montada por Lars Olsen e colocou a bola em André Silva. O esférico ainda sofreu um desvio, mas estava destinado a parar nos pés do jovem avançado, que, com uma calma invejável, faturou na primeira oportunidade de que dispôs.

Apenas dez minutos depois, André Silva aproveitou uma carambola entre o guarda-redes Nielsen e Gregersen para fazer o segundo de cabeça. 15 minutos depois, lá estava ele outra vez, a aproveitar uma defesa incompleta para fazer o 3-0. O ‘menino’ precisou de 25 minutos para fazer um ‘hat trick’ e para abrir caminho a uma vitória tranquila.

Resolver na primeira parte, gerir na segunda

Com a partida resolvida nos primeiros 45 minutos, Portugal entrou em modo de gestão de ritmo no segundo tempo. As Ilhas Faroé, como seria de esperar, nunca foram capazes de criar perigo, deixando o jogo adormecido… até que Cristiano Ronaldo entrou em ação.

O capitão português, que já tinha marcado quatro golos a Andorra, voltou a deixar a marca, com um violento remate de pé esquerdo que não deu qualquer hipótese a Nielsen. Se, até então, faltava nota artística a este jogo, o Bola de Ouro fez questão de a incutir à passagem da hora de jogo.

Já depois dos 90, mais dois golos para a seleção portuguesa. Primeiro João Moutinho, com um grande remate em arco de fora da área, e, logo a seguir, João Cancelo também deixou a sua marca.

Com o 6-0 sentenciado, Portugal ultrapassa as Ilhas Faroé nas contas do grupo B, passando a somar seis pontos. A Suíça, que venceu no terreno da Andorra, permanece na liderança, com três pontos de vantagem sobre o conjunto luso.

Momento do jogo: É verdade que Cristiano Ronaldo marcou o mais belo golo da noite, mas seria injusto não premiar André Silva por, pelo menos, uma das três vezes que faturou. Pela importância que teve no jogo, o primeiro golo do avançado, na primeira oportunidade de que dispôs, numa demonstração do ‘matador’ que é, leva o ‘prémio’ de momento do encontro.

--------------------------------------------------------

Acompanhamento do jogo

90+3'Apito final. Portugal goleia as Ilhas Faroé e sobe ao segundo lugar do grupo B.

90+3'GOLO de Portugal! João Cancelo faz o seu terceiro golo na sua terceira internacionalização e alarga vantagem para a meia dúzia.

90+1' - GOLO de Portugal! Mais um belo momento, desta vez protagonizado por João Moutinho. Grande remate em arco de fora da área para o 5-0.

70' - Esteve tão perto o póquer de André Silva! Belo remate do avançado, a que Nielsen respondeu com uma bela defesa.

65'GOLO de Portugal. Grande 'bomba' de Cristiano Ronaldo! O jogo, que parecia estar completamente morto de parte a parte, foi violentamente abanado com um tiraço de pé esquerdo do capitão. Nielsen ainda toca na bola, mas esta estava destinada a parar no fundo das redes.

48' - Cristiano Ronaldo muito perto de alargar a vantagem portuguesa! O capitão correu, correu, correu, e atirou... para a defesa de Nielsen, que, atento, travou o quarto golo de Portugal.

46'Começa a segunda parte. Ilhas Faroé saem com a bola.

45'Intervalo. Portugal vai a ganhar para o intervalo graças a um 'hat trick' de André Silva.

37'GOLO de Portugal! André Silva está imparável! João Cancelo desferiu um 'míssil' de fora da área, que foi travado por Nielsen. No entanto, a bola sobre para o avançado luso, que volta a fazer da suas. 'Hat trick' de André Silva aos 20 anos pela seleção portuguesa!

27' - Cristiano Ronaldo cai na área e pede grande penalidade. O capitão português preparava-se para cabecear, quando é tocado por um adversário. O árbitro ignorou as queixas e mandou jogar.

22'GOLO de Portugal! Novamente André Silva! Desta vez, com alguma sorte. Ricardo Quaresma apostou na jogada individual e rematou à baliza. O guarda-redes Nielsen defendeu, mas a bola bateu em Gregersen e acabou por ir direitinha para a cabeça do avançado, que só teve de empurrar para o segundo golo da noite.

17' - Susto para Cristiano Ronaldo. O avançado sofreu uma dura entrada de um defesa adversário, que lhe tocou no joelho, e ficou bastante queixoso. No entanto, acabou por recuperar. Destaque para os altos níveis de agressividade dos jogadores das Ilhas Faroé, que têm sido impiedosos com os jogadores portugueses.

12' - GOLO de Portugal! João Mário captou a bola no meio-campo, cavalgou e passou para André Silva. O esférico ainda sofreu um desvio, mas acabou por seguir para o avançado, que voltou a marcar de quinas ao peito. Aproveitamento excecional de Portugal, que marca na primeira oportunidade de que dispõe.

10' - William Carvalho tenta o primeiro remate da seleção portuguesa à baliza. O médio tentou, de primeira, rematar de fora da área, mas a bola passou muito longe da baliza.

0' - Apito inicial. Já se joga o Ilhas Faroé-Portugal.

Onze de Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, Pepe, José Fonte, Antunes; William Carvalho, João Mário, André Gomes, Quaresma; Cristiano Ronaldo e André Silva.

Onze das Ilhas Faroé: Nielsen; Davidsen, Nattestad, Gregersen, Sorensen; Benjaminsen, Hansson, Hendriksson; Vatnhanar, Hansen e Edmundsson.

Antevisão: No papel, o Ilhas Faroé-Portugal não deverá colocar grandes dificuldades aos homens de Fernando Santos. Afinal, frente a frente estará o campeão europeu em título e o 135.º classificado do ranking FIFA.

Além disso, da única vez que ambas as seleções se defrontaram, num jogo particular em 2008, os lusos conquistaram um triunfo por 5-0, com golos de Carlos Martins, Simão Sabrosa, Duda, Bruno Alves e Nani.

Isto para não falar do facto do adversário desta segunda-feira ter vencido apenas três dos últimos 12 jogos oficiais que realizou. Mas tudo isso não passa de teoria e, se Portugal não se quiser ver grego – a única seleção a perder para as Ilhas Faroé na caminhada para o Euro’2016 – terá de se aplicar, até porque as contas do grupo B a isso obrigam.

A equipa nórdica, que muitos consideravam uma das mais fracas, surpreendeu e leva já quatro pontos, o que a deixa no segundo lugar, com mais um ponto do que a congénere portuguesa. Disso mesmo deu conta o selecionador nacional na conferência de imprensa de antevisão à partida, que se recusou a desculpar com possíveis dificuldades impostas pelo relvado sintético.

“Partir para um jogo como estes a pensar no campo, na dureza, no árbitro é perder o foco do que é importante. O que é importante é o que temos de fazer e, se não o fizermos, podemos não vencer e por culpa nossa”, alertou.

O Ilhas Faroé-Portugal, relativo à terceira jornada da fase de apuramento para o Mundial de 2018, tem início às 19h45 e pode segui-lo, em direto, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório