Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

"Rui Patrício mudou o rumo do jogo, manteve Portugal vivo no Euro"

Ex-guardião dos 'leões' elogiou a prestação de Portugal em França, no verão passado, e elogiou a forma de jogar dos lusos.

"Rui Patrício mudou o rumo do jogo, manteve Portugal vivo no Euro"
Notícias ao Minuto

06:34 - 09/10/16 por Paulo Jorge Rocha

Desporto Peter Schmeichel

Peter Schmeichel, antigo guarda-redes do Sporting, não se mostrou surpreendido com a conquista do Euro’2016, em França, por Portugal. O dinamarquês de 52 anos foi mais longe e considerou justa a vitória lusa.

“Na final com a França, ninguém apostaria em Portugal, mas a vitória foi totalmente merecida”, atirou ao Record, defendendo depois a forma pragmática de jogar da formação das Quinas.

“Críticas? Eu também fui campeão europeu e tivemos muitas críticas, mas não penso que tenhamos jogado em 1992 melhor do que Portugal o fez agora. A questão é que estamos lá, fazemos o que temos de fazer e mais nada. Portugal poderia ter apresentado um futebol de melhor qualidade porque é perfeitamente capaz de o fazer. Mas no fim o que importa é ganhar. Quando o Cristiano Ronaldo saiu lesionado, foi a França que, estranhamente, mais sofreu. Normalmente, seria Portugal a ressentir-se porque perdeu o melhor jogador, o seu líder, aquele que pode resolver sozinho qualquer jogo. Mas a equipa uniu-se, sentiu que tinha de fazer o seu trabalho e deixar de lado os sentimentos”.

Para Schmeichel, o verdadeiro herói português chamou-se Rui Patrício. Isto, apesar de Éder ter sido o autor do golo que carimbou a primeira vitória europeia a nível de seleções.

“Foi muito bom. Não me importa nada discutir se foi o melhor guarda-redes do Europeu, apenas que na final ele foi decisivo! Fez três defesas incríveis, decisivas, que evitaram golos dos franceses. Foram defesas que mudaram o rumo do jogo, mantiveram Portugal vivo e ajudaram à vitória na final. Mais do que isso: sem as defesas de Rui Patrício, a Seleção portuguesa não teria sido campeã europeia. Nenhum outro guarda-redes foi tão decisivo num jogo como ele”, concluiu.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório