Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

[6-0] Portugal 'enche a barriga' em noite de estreias e recordes

Poker de Ronaldo e golos de Cancelo e André Silva, este em estreia, constroem goleada portuguesa frente a rival frágil.

[6-0] Portugal 'enche a barriga' em noite de estreias e recordes
Notícias ao Minuto

21:22 - 07/10/16 por Rui Alexandre Coelho

Desporto Seleção

Crónica do jogo: Portugal goleou Andorra por 6-0, na segunda jornada do Grupo B de qualificação para o Mundial 2018. Superioridade lusa confirmou-se a tempo inteiro, em Aveiro. Poker de Ronaldo e golos de Cancelo e André Silva, este em estreia, constroem resultado gordo. Primeiros três pontos para a Seleção, que está no terceiro lugar – as Ilhas Faroé ganharam 2-0 na Letónia e somam quatro pontos, no segundo lugar, ao passo que a líder Suíça (6 pontos) venceu por 3-2 na Hungria.

A teoria e a prática

No futebol, nunca se sabe. Por muito que a teoria indique uma coisa, a prática pode muito bem resultar noutra. Neste caso, a teoria rezava que Portugal era amplamente favorito para o encontro com Andorra, mas na prática a bola tinha de entrar na baliza contrária. Nem sempre acontece.

Só que, em menos de nada, Portugal já vencia por 2-0. Antes de a Seleção ter tempo de falhar golos e possivelmente enervar-se, Ronaldo fez dançar as redes da baliza Andorrana duas vezes - um disparo de pé esquerdo e um cabeceamento certeiros.

Os golos madrugadores empolgaram as bancadas do Municipal de Aveiro, e, por sua vez, esse ambiente empolgou ainda mais a Seleção, que foi em busca do 3-0. Golo esse que tardou, mas chegou, perto do intervalo. Cancelo, um dos melhores em campo, avançou pelo seu corredor, o direito, e, quase sem ângulo, transformou um cruzamento num golo. O ressalto da bola terá beneficiado o lateral do Valência, que foi feliz.

Segunda parte: mais do mesmo

Tal como na primeira parte, Portugal voltou a marcar muito cedo, após o reatamento. O culpado? CR7, claro, agora com um remate cheio de classe, a passe de André Gomes.

A história do jogo era esta, a dos golos que o campeão europeu ia acumulando. Fernando Santos prescindiu de um médio defensivo, deixando William e Danilo de fora, e depressa se percebeu que o meio campo português precisava mesmo era de gente que circulasse a bola depressa e bem, já que o adversário não colocava problemas. Nesse sentido, André Gomes e Moutinho chegaram e sobraram.

Andorra já perdia por 4-0, mas as coisas ainda ficaram mais difíceis para aquela frágil seleção depois de Rubio ter sido expulso, aos 63 minutos. Dispondo de ainda mais espaço para procurar caminhos para o golo, Portugal chegou ao 5-0 por Ronaldo, que fez um poker e o 65.º golo na Seleção.

O encontro não terminaria sem que a desorientada equipa de Andorra tivesse mais um jogador expulso, no caso Rebes, e que André Silva fizesse o primeiro golo ao serviço de Portugal – ele que formou dupla de ataque com CR7 e desperdiçou vários lances perigosos antes de finalmente acertar com as redes.

Em suma: um jogo descansado e três pontos que eram obrigatórios, antes da visita às Ilhas Faroé, na segunda-feira.

Momento do jogo: O primeiro golo, aos 2 minutos. Ter desbloqueado o encontro tão cedo permitiu a Portugal jogar de forma segura e descontraída, acumulando golos até ao apito final.

Acompanhamento do encontro: 

90' - Fim do encontro. Portugal goleou a congénere de Andorra por 6-0, com Cristiano Ronaldo a marcar por quatro vezes. André Silva estreou-se a marcar e João Cancelo apontou um grande golo. Bom regresso de Portugal às vitórias depois do deslize na primeira jornada do apuramento para o Europeu.

86' - Golo de Portugal! André Silva! Finalmente o portista faz o gosto ao pé, beneficiando ainda de um desvio de um jogador rival. Primeiro golo do jovem avançado na Seleção.

85' - Cartão amarelo para Lima (Andorra).

78' - André Silva volta a falhar o golo. Está desinspirado, o portista.

77' - Gómes espetacular, nega mais um golo, agora a André Silva.

Estão 25125 espectadores no Municipal de Aveiro.

76' -  Sai Cristian Martínez, entra Victor Moreira.

75' - Bernando Silva quase faz mais um, de cabeça. Gomés nega o 6-0.

73' - Substitução de Andorra: sai Jordi Aláez, entra Marc Pujol.

71' - Substituição de Portugal: Sai Pepe, entra Gelson Martins. Estreia na Seleção do jovem extremo sportinguista.

69' - Marc Rebes (Andorra) expulso. Entrada feia sobre Ronaldo vale vermelho direto ao jogador andorenho.

66' - Substituição de Portugal: Sai André Gomes, entra João Mário.

65' - Golo de Portugal! Cristiano Ronaldo! Quarto golo na partida do craque português, com um pontapé de pé esquerdo, após assistência de José Fonte.

62'- Rubio expulso. Jogador de Andorra castiga CR7 com uma falta dura e vê o segundo amarelo.

58' - Estatística esclarecedora: 14 cantos para Portugal, nenhum para Andorra.

54' - Cartão amarelo para Rubio (Andorra).

55' - Remate de fora da área de Moutinho. Gómes afasta o perigo.

52' - Substituição de Portugal: Sai Raphael Guerreiro, entra Antunes. Esquerdino do Dortmund com queixas físicas.

47' - Golo de Portugal! Cristiano Ronaldo faz o seu hat-trick! Avançado responde com um remate certeiro de muita classe a um cruzamento de André Gomes.

46' - Recomeça a partida.

45' - Intervalo em Aveiro. Portugal entrou a todo o gás, fez dois golos em quatro minutos, ambos por Ronaldo, e desde então continuou à procura de ampliar a vantagem. Cancelo, um dos melhores em campo, ainda fez o gosto ao pé antes do descanso. Uma noite santa para a Seleção, diante de um rival modesto.

43' - Golo de Portugal! Cancelo! Grande jogada do lateral direito, que depois beneficia de um ressalto para enganar o guarda-redes. A intenção parecia ser cruzar a bola. Um golo feliz, o segundo de Cancelo pela Seleção em duas internacionalizações

39' - Quaresma executa um centro-remate, Gómes afasta para a frente e defesa andorenho cede canto.

38' - "Campeões, campeões, nós somos campeões": eis o que se canta nas bancadas de Aveiro, durante uma pausa para Quaresma ser assistido.

36' - André Silva, que falhanço! Quaresma assiste o jovem dianteiro, que, sem marcação, na pequena área, cabeceia para fora. Bola ainda embateu na trave.

35' - Amarelo para Pepe. Luso-brasileiro enerva-se com uma bola presa no meio de alguns jogadores e pontapeia adversário.

34' - André Silva quase marca, servido por Bernando Silva. Avançado portista aparece finamente.

31' - Ronaldo eleva-se e responde a um cruzamento de Quaresma com um cabeceamento ao lado.

30' - André Gomes perde muito tempo e não chega a alvejar baliza. Estava na posse da bola em posição frontal, a poucos metros do risco de golo.

28' - Guardião Josep Gómes vence duelo cara a cara com José Fonte. Grande defesa após cabeceamento do defesa do Southampton.

27' - Sai o primeiro amarelo da partida. É para o andorenho Rodríguez.

Chegámos a meio da segunda parte. Portugal domina sem oposição.

19' - Ronaldo falha o 3-0 na pequena área! O capitão cabeceou para onde estava virado, para trás. Assistência de Cancelo.

14' - Ronaldo cai na grande área de Andorra e pede penálti. Jogo prossegue.

11' - Primeiro remate de Andorra, para fora, cortesia de Rodríguez. Patrício tinha o lance controlado.

9' - José Fonte perto do terceiro. Numa incursão até à grande área contrária, central ganhou nas alturas mas cabeceou sem pontaria.

Pouco se jogou em Aveiro e a Seleção já leva dois golos de avanço. Vida difícil para Andorra. 

4' - Golo de Portugal! De novo Cristiano Ronaldo! Cruzamento de Quaresma e o melhor goleador de sempre da Seleção (63 golos) cabeceia para o fundo das redes.

2' - Golo de Portugal! Cristiano Ronaldo! Capitão aproveitou alívio para a frente do guardião Josep Gomes, e remate certeiro com o pé esquerdo.

1' - Começa a partida em Aveiro. Sai Portugal com a bola.

0' - Equipas já aquecem no Municipal de Aveiro. Ronaldo liderou entrada do 'onze' nacional sob grande ovação.

0' - Já é conhecido o 'onze' de Portugal: Rui Patrício; João Cancelo, José Fonte, Pepe e Raphael Guerreiro; João Moutinho, André Gomes e Bernardo Silva; Quaresma, Cristiano Ronaldo e André Silva.

Antevisão do jogo: Teremos sempre Paris, mas o 10 de julho, o golo de Éder, o título europeu, tudo isso já lá vai.

Três meses depois, a página está virada e é preciso começar a ganhar jogos no âmbito da qualificação para o Mundial 2018, que começou da pior forma para as cores nacionais - derrota por 2-0 na Suíça.

Pela frente, esta sexta-feira, Portugal terá Andorra, um adversário modesto, que à partida não colocará demasiados problemas, em Aveiro, à conquista dos primeiros três pontos da Seleção.

De resto, a falta de prestígio internacional do pequeno país localizado entre o nordeste de Espanha e o sudoeste de França tem reflexo nos confrontos diretos com Portugal: a equipa lusa ganhou os três já disputados, com um 'goal-average' favorável total de 14-1.

Ainda assim, na qualificação para o Mundial, Andorra perdeu apenas por 1-0 na receção à Letónia, na primeira jornada do Grupo B, de maneira que todo o cuidado será pouco na abordagem a duelo.

Cédric, Adrien e Nani são as baixas confirmadas para o encontro, por lesão. Em alternativa, Fernando Santos chamou dois jogadores: Nélson Semedo e Pizzi. Depois da ausência na Suíça, numa altura em que recuperava de lesão, o capitão Cristiano Ronaldo vai comandar a equipa nacional no Municipal de Aveiro.

A bola rola em Aveiro a partir das 19h45. A arbitragem estará a cargo do austríaco Oliver Drachta.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório