Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 14º MÁX 21º

Uruguai reforça liderança da zona sul-americana

Sportinguista Coates e arouquense Sema Velázquez marcaram presença na última jornada da primeira volta.

Uruguai reforça liderança da zona sul-americana
Notícias ao Minuto

06:08 - 07/10/16 por Lusa

Desporto Mundial'2018

O Uruguai reforçou quinta-feira a liderança da zona sul-americana de apuramento para o Mundial de futebol de 2018, ao bater em casa a lanterna-vermelha Venezuela por 3-0, na nona e última jornada da primeira volta.

Nicolás Lodeiro, aos 29 minutos, e Edinson Cavani, aos 46 e 79, selaram o sexto triunfo, em nove jogos, dos uruguaios, que mantiveram o pleno de vitórias em casa, onde marcaram 14 golos e não sofreram nenhum, em cinco jogos.

A formação 'celeste' acabou por ganhar folgadamente, mas penou na primeira parte, na qual a Venezuela teve duas enormes ocasiões para inaugurar o marcador: Penãranda atirou ao lado, de baliza aberta, e Rondon a rasar o 'ferro'.

Na primeira ocasião, os locais marcaram, com Lodeiro a responder de cabeça a um centro da esquerda de Luis Suárez, o mesmo que fizeram na segunda parte, logo aos 14 segundos, por Cavani, com um tiro de pé direito, após um ressalto.

O avançado do Paris Saint-Germain, que reforçou o estatuto de melhor marcador da zona sul-americana, agora com sete golos, encerrou a contagem após passe de Carlos Sánchez.

Na equipa da casa, o central 'leonino' Coates jogou os 90 minutos, enquanto o também defesa Sema Valázquez, do Arouca, entrou aos 66 nos venezuelanos, um minuto depois de Oswaldo Vizcarrondo ter sido expulso, por acumulação de amarelos.

Com este resultado, o 'onze' de Óscar Tabárez fechou a primeira volta na liderança, com 19 pontos, enquanto a Venezuela manteve-se em última posição, com apenas dois, que já não lhe permitem sonhar com a presença na Rússia.

Ao segundo lugar, ascenderam, provisoriamente, o Equador, ao bater em casa o bicampeão sul-americano em título Chile igualmente por 3-0, depois de quatro jogos sem ganhar (um empate e três derrotas), e a Colômbia, com um triunfo no Paraguai por 1-0, graças a um golo nos descontos.

A seleção equatoriana retomou o caminho dos triunfos -- quatro nos quatro primeiros jogos -- apoiado numa grande atuação do 'red devil' Jose Antonio Valencia, que marcou o primeiro golo (19 minutos) e esteva na origem dos outros, obra de Cristian Ramírez (23) e do ex-'leão' Felipe Caicedo (46).

Em Assunção, o suplente Edwin Cardona, entrado aos 77 minutos, com o '10' do ausente James Rodríguez, foi o ´herói' dos colombianos, aos marcar aos 90+1 minutos, depois de duas tabelas com Carlos Bacca.

Colômbia e Equador somam 16 pontos, mais um do que Brasil (recebe Bolívia) e Argentina (desloca-se ao Peru), que podem retomar o segundo e terceiro lugares, e já mais quatro do que o Paraguai, que é sexto classificado, imediatamente à frente do Chile, dececionante sétimo, com 11.

Na América do Sul, os quatro primeiros qualificam-se diretamente para o Campeonato do Mundo e o quinto classificado disputa um 'play-off', a duas mãos, com vencedor da Oceânia.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório