Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Gianni Infantino quer Mundial 2026 com... 48 seleções!

Presidente da UEFA propõe modelo com mais 16 equipas do que o atual.

Gianni Infantino quer Mundial 2026 com... 48 seleções!
Notícias ao Minuto

20:58 - 03/10/16 por Rui Alexandre Coelho

Desporto UEFA

Não é novidade que o presidente da UEFA quer mexer no modelo da fase final dos Mundiais de futebol.

Novidade é que, ao invés das 40 equipas nacionais que entretanto já propôs para o Mundial 2022, no Catar, Gianni Infantino venha agora propor um modelo com 48, a aplicar em 2026, cuja sede está ainda por atribuir.

E de que modo se processaria esse aumento de 16 seleções? Infantino explica: "Os 16 melhores qualificar-se-iam para a fase de grupos do Mundial. Os restantes 32 jogariam uma partida, um 'playoff', três dias antes de começar o campeonato (no país que acolhe a competição) para determinar os outros 16. Assim teríamos os 32 país definitivos".

O suíço-italiano de 46 anos promoveu as suas ideias em Bogotá, na Colômbia, onde deu uma explicação emocional, dirigida aos colombianos, para a criação do novo modelo.

"Se a Colômbia se qualifica, todo o país fica em euforia, há felicidade, mas se é eliminado, há tristeza, é uma tragédia nacional (...). Isso demonstra a força do futebol e do Campeonato do Mundo", observou.

O homem que rendeu Sepp Blatter à frente do organismo revelou que pretende levar a proposta ao conselho da FIFA, na próxima semana. Quanto à decisão propriamente dita, só será tomada em janeiro de 2017.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório