Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

[3-3] Sporting deixa escapar vantagem e é 'abatido' no Castelo

'Leões' chegaram a ter uma vantagem de três golos sobre o Vitória de Guimarães, mas, em 15 minutos, deixaram-se empatar.

[3-3] Sporting deixa escapar vantagem e é 'abatido' no Castelo
Notícias ao Minuto

20:09 - 01/10/16 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

Análise: Num jogo verdadeiramente impróprio para cardíacos, em que houve lugar para seis golos, Sporting e Vitória de Guimarães terminaram empatados.

Markovic, que se estreou a titular na equipa de Jorge Jesus, abriu o marcador à passagem dos 29 minutos de jogo. Coates fez o segundo e Elias o terceiro. Os vimaranenses não se deixaram abater pela pesada desvantagem e, no espaço de 15 minutos, repuseram a igualdade no marcador.

Com este empate, o Sporting passa a somar os mesmos 16 pontos do que o líder Benfica, que ainda joga este domingo frente ao Feirense, e pode ser apanhado pelo FC Porto, caso este vença o Nacional.

Afinal, Marega era só fogo de vista?

Não foi fácil a entrada do Sporting em jogo. Pedro Martins ordenou aos seus jogadores que condicionassem a saída de bola dos ‘leões’, que apenas a custo iam conseguindo ultrapassar o meio-campo. Quando o conseguiam, Markovic, o elemento-surpresa de Jorge Jesus, acabava muitas vezes por ser mais problema do que solução, fruto de alguma falta de entrosamento com os colegas.

Também na defesa os ‘verde e brancos’ sentiram algumas dificuldades. Se, de frente para a bola, a o setor mais recuado ia conseguindo resolver sem grandes problemas, o mesmo não sucedia quando esta era colocada nas costas da defesa.

Aqui, o Sporting contou com um precioso e inesperado aliado: Moussa Marega. O maliano cedido pelo FC Porto brilhou no início de temporada e chegou à sétima jornada como melhor marcador do campeonato português. Mas, na hora do principal teste, atrapalhou-se. Literalmente.

O avançado teve nos pés algumas boas oportunidades, mas, frente a frente com Rui Patrício, deixou que a ansiedade lhe levasse a melhor. Os ‘leões’ não se importaram e corrigiram a entrada em falso pouco depois.

Jesus disse e Gelson cumpriu: houve “magia” no Castelo

Após uns complicados 15 minutos iniciais, o Sporting corrigiu a emenda e colocou-se por cima do jogo. Adrien deixou o primeiro aviso à navegação, com um potente remate que proporcionou uma bela defesa a Douglas. Mas, nem cinco minutos depois, o guarda-redes do Vitória de Guimarães nada pôde fazer.

Gelson, o ‘menino’ que tem encantado a Europa e que mereceu, esta semana, pela primeira vez, uma chamada à seleção portuguesa, fez jus à expressão utilizada por Jorge Jesus na véspera e espalhou “magia” no Castelo. Tirou dois adversários da frente numa demonstração técnica de fazer inveja a muitos e atirou para defesa incompleta de Douglas. Na recarga, Markovic, que até nem estava nos seus melhores dias, fez o 1-0.

A partir daqui, não mais o Vitória de Guimarães foi o mesmo. A equipa de Pedro Martins abandonou a pressão alta dos minutos iniciais e facilitou a vida ao adversário, que conseguiu passar a dominar o jogo com alguma tranquilidade.

E foi sem grande surpresa que, aos 41 minutos, o Sporting chegou ao segundo. Sebastián Coates subiu mais alto que todos, aproveitou uma saída em falso de Douglas e alargou a vantagem com aquele que foi o seu terceiro golo esta temporada.

Lembra-se da primeira pergunta? Num minuto Marega deu a resposta

No segundo tempo, o Sporting entrou mandão e, quando aos 71 minutos, Elias (que tinha entrado para o lugar do lesionado Adrien) fez o 3-0, tudo e todos pensaram que o jogo estava resolvido. Mas bem longe disso.

Marega, ele que tão trapalhão tinha estado na primeira parte, redimiu-se na segunda. Aos 74 minutos fez, de grande penalidade, o 1-3 e, no minuto seguinte, bisou e deixou o Sporting numa autêntica tremideira.

Os ‘leões’ tremeram, tremeram, tremeram, até que, aos 88 minutos, tombaram. Soares, de cabeça, repôs a igualdade no marcador. Os vimaranenses, que chegaram a parecer ter o jogo completamente perdido, renasceram das cinzas a tempo de chegar ao empate.

Momento do jogo: Mais do que um momento, houve um minuto que decidiu todo o jogo e foi protagonizado pelo homem do momento: Moussa Marega. O avançado esteve desastroso na primeira parte, mas, na segunda, conseguiu, em apenas um minuto, reduzir de 0-3 para 2-3 a desvantagem e liderar aquela que foi uma autêntica revolta vimaranense.

----------------------------------------------------------------------------

Onze do Sporting: Rui Patrício; Schelotto, Ruben Semedo, Coates, Zeegelaar; William Carvalho, Adrien, Gelson, Markovic; Bryan Ruiz e Bas Dost.

Onze do Vitória de Guimarães: Douglas; Bruno Gaspar, Josué, Pedro Henrique , Rúben Ferreira; João Pedro, Prince; Marega, Hurtado, Hernâni e Soares.

Antevisão: À procura de mostrar que as duas derrotas no espaço de uma semana, frente a Real Madrid e Rio Ave, mais não foram do que um acidente de percurso, o Sporting desloca-se, este sábado, ao D. Afonso Henriques, em procura da terceira vitória consecutiva.

Gelson Martins, apelidado por Jorge Jesus de mágico e uma das principais figuras deste início de temporada, chega à sétima jornada da I Liga com a moral em alta, após ver o seu nome incluído, pela primeira vez, entre os eleitos de Fernando Santos. Ainda assim, o verdadeiro destaque vai para o duelo entre dois dos principais bombardeiros da prova.

Bas Dost, com quatro golos em três jogos, soma menos um do que Moussa Marega. O maliano cedido pelo FC Porto reencontrou, no Castelo, a sua veia goleadora e é já o líder isolado na lista dos marcadores do campeonato português.

Tirando um ou outro caso, como o de Lukas Spalvis, quer Jorge Jesus, quer Pedro Martins, apresentarão as respetivas equipas na máxima força, na expetativa de somar os três pontos e subir na tabela classificativa.

No caso dos ‘leões’, uma vitória significará a liderança, à condição, da I Liga, enquanto que, para os vimaranenses, permitirá ultrapassar, também à condição, o Sporting de Braga e igualar o FC Porto na terceira posição.

O Vitória de Guimarães-Sporting terá início às 18h15 e poderá segui-lo, em direto, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório