Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Homem por detrás do escândalo de corrupção em Inglaterra mentiu

Pino Pagliara acusa o Telegraph de não investigar as suas declarações. Jornal garante que entregará transcrições à polícia e à Federação Inglesa.

Homem por detrás do escândalo de corrupção em Inglaterra mentiu

Pino Pagliara, um dos principais nomes da investigação levada a cabo pelo jornal britânico Daily Telegraph, que denunciou um escândalo de corrupção no futebol inglês, diz ter mentido para impressionar os jornalistas.

O agente, com quem os repórteres mantiveram uma relação ao longo de dez meses, fazendo-se passar por empresários, chegou a dizer que oito treinadores da Premier League teriam aceite subornos para colocar jogadores nos respetivos clubes.

Agora, em entrevista à cadeia televisiva britânica BBC, Pino Pagliara diz ter-se sentido pressionado para avançar com essas informações de forma a conseguir um contrato com a empresa que os ditos repórteres estariam a representar.

“Eles queriam que lhes dissesse que as minhas relações com os treinadores eram tais que eles estariam dispostos a aceitar dinheiro da minha parte. Como só me foi dada a hipótese de falar com eles duas ou três vezes por semana e sabia que não tinham exclusividade comigo e falavam com outros agentes, senti que, se não os impressionasse, eles arranjariam outra pessoa que o fizesse”, começou por dizer.

“Por isso levei-os a acreditar que os treinadores com quem falava não rejeitariam dinheiro que eu lhes oferecesse. Senti que não faria mal se lhes dissesse isso. Iria entusiasmá-los e permitir-me-ia continuar com o meu trabalho no futebol, que é trazer bons jogadores. Tentei explicar-lhes que deveria ser o treinador a pagar-me, e não ao contrário, porque os contratos na Premier League são tão elevados que não precisam de qualquer outro encaixe financeiro”, acrescentou.

Questionado se teria, então, mentido, o agente admitiu: “Claro que sim. Sabia que, se estivessem a falar com outros agentes, eles também iriam mentir. Era uma questão de mentir mais para ter a certeza de que ofereciam o contrato”.

“Quando se identificaram, admiti que menti e pedi-lhes para verificarem se tinha feito algum negócio com essas pessoas. Recebi as alegações antes de serem publicadas, confirmei-lhes que nunca tinha feito qualquer negócio com essas pessoas enquanto estavam sob contrato com os respetivos clubes. Se eles tivessem verificado, tinham concluído que nunca fiz qualquer negócio com esses clubes nem com esses treinadores. É impossível dar dinheiro a um treinador se não estou a fazer um negócio com ele”, sublinhou.

Em resposta, o Telegraph emitiu um comunicado onde recorda que os repórteres “tiveram inúmeras reuniões e conversas telefónicas com Mr. Pagliara ao longo de vários meses”.

“As transcrições da nossa investigação, que estão atualmente a ser preparadas para a polícia e para a Federação Inglesa, deixam claro aquilo que disse acerca de vários treinadores da Premier League”, conclui

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório