Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

[0-2] Benfica viu-se grego para regressar de Chaves com os três pontos

Os 'encarnados' bateram os flavienses com golos de Mitroglou e Pizzi e tornam-se, assim, na única equipa da I Liga sem qualquer derrota.

[0-2] Benfica viu-se grego para regressar de Chaves com os três pontos
Notícias ao Minuto

20:06 - 24/09/16 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto I Liga

Análise: Foi preciso sofrer (e muito), mas o Benfica regressa de Chaves com três pontos, que lhe permitem recuperar a liderança da I Liga, que, durante menos de 24 horas, coube ao Sporting.

Kostas Mitroglou, que viu o árbitro Tiago Martins anular-lhe dois golos (um bem, outro nem tanto), voltou a ser decisivo, ao marcar o golo que abriu o caminho para a vitória. Pizzi, aos 84 minutos, fez o segundo.

Benfica queixou-se da arbitragem, Chaves da falta de sorte

Subir à primeira divisão e, à sexta jornada, controlar o Benfica num estádio repleto, numa equipa quase completamente nova, parece missão impossível, mas foi precisamente aquilo que Jorge Simão fez.

O técnico construiu um Desportivo de Chaves que, embora tenha notado algumas dificuldades na saída para o ataque nos primeiros 15 minutos de jogo, assim que o fez, fê-lo bem. Com uma defesa bem organizada e um trio formado por Battaglia, Braga e Perdigão, que ofereceram criatividade e critério ao ataque, os flavienses colocaram os ‘encarnados’ em sérias dificuldades.

O primeiro aviso foi dado por Rafael Lopes, aos 19 minutos, mas Tiago Martins anulou o golo por fora de jogo. Aos 41, Braga e Fábio Martins viram o poste tirar-lhes a hipótese de festejar, e, a falta de Rafael Lopes também não ajudou.

Do outro lado, o Benfica mostrou-se demasiado previsível, muito lento na troca de bola. De tal maneira que as principais ocasiões de perigo partiram, maioritariamente, de tentativas de longe.

Ainda assim, podia ter chegado ao intervalo a vencer, já que o árbitro, que já tinha anulado o golo ao Desportivo de Chaves, fê-lo também ao Benfica, mas, desta vez, de forma errada, já que Mitroglou estava em linha na hora do ressalto.

Rui Vitória afinou a máquina, mas os soluços continuaram

A exibição do Benfica nos primeiros 45 minutos deixou os adeptos perplexos e obrigou Rui Vitória a fazer algumas afinações na sua máquina. A maior delas teve a ver com o adiantamento de André Horta no meio-campo, que teve o condão de condicionar a saída de bola do Chaves. A equipa de Jorge Simão conseguiu, ainda assim, encontrar vias alternativas para a baliza defendida por Ederson, embora com menos frequência.

Face ao marasmo que se verificava na frente de ataque, o técnico das ‘águias’ fez entrar Cervi, que mexeu, ainda que ligeiramente, com a dinâmica ofensiva da equipa. No entanto, foi Kostas Mitroglou, que ficou com o golo mal anulado ‘entalado’ na garganta, a empurrar o Benfica para a frente.

O grego viu Tiago Martins anular-lhe mais um tento aos 62 minutos, desta feita acertadamente, mas nem assim baixou os braços. Continuou a tentar e, à terceira, foi de vez. Oito minuto depois, com um ligeiro toque de cabeça, fez o suficiente para desviar um livre bem executado por Grimaldo, que estava a ser um dos poucos a lutar contra a maré.

O que custou mais foi o primeiro

A partir daqui, a tarefa ficou bem mais fácil. O Benfica pressionou em busca do segundo e conseguiu-o aos 84 minutos. O lance começou, novamente, nos pés de Grimaldo, que atirou um pontapé livre contra a barreira. No ressalto, Pizzi, em jeito, fez o golo que deu maior tranquilidade.

O Chaves soma, assim, a sua primeira derrota no campeonato, ao passo que o clube da Luz segue invicto na liderança, com mais um ponto do que o Sporting, e com a motivação em alta para a viagem a Nápoles, para a segunda jornada da fase de grupos da Liga dos Campeões.

Momento do jogo: Kostas Mitroglou esteve afastado, por lesão, durante cerca de um mês, mas regressou com todo o gás. O grego, que tinha bisado frente ao Sporting de Braga, voltou a ser decisivo, com um golo de cabeça que desbloqueou uma partida que, ao intervalo, chegou a parecer estar seriamente em risco de correr para o torto.

-----------------------------------------------------------------------

Onze do Benfica: Ederson; Nelson Semedo, Lisandro, Lindelof, Grimaldo; Fejsa, André Horta; Salvio, Pizzi, Gonçalo Guedes e Mitroglou.

Onze do Chaves: António Filipe; Paulinho, Freire, Felipe Lopes, Nélson; Assis, Battaglia, Braga; Fábio Martins, Rafael Lopes e Perdigão.

Antevisão: A escassos dias da deslocação a Nápoles, naquela que se adivinha a partida mais complicada da fase de grupos da Liga dos Campeões, o Benfica recebe, este sábado, o Desportivo de Chaves, uma das equipas-sensação da atual edição da I Liga.

O conjunto flaviense é, a par dos ‘encarnados’, o único clube que não soma qualquer derrota no campeonato, e chega à sexta jornada com a motivação em alta após conquistar um triunfo no terreno do Arouca.

O mesmo sucede com os homens de Rui Vitória, que somaram três vitórias nos últimos três jogos do campeonato português, o último frente ao Sporting de Braga, por uns esclarecedores 3-1, e se vêm obrigados a bater o Chaves para não deixar fugir a liderança, após a vitória do Sporting sobre o Estoril.

Rui Vitória ainda não pode contar com os lesionados Jardel, André Almeida, Danilo, Samaris, Rafa, Jonas e Raúl Jiménez, pelo que mantém a confiança no jovem José Gomes.

A partida terá início às 18h15 e pode segui-la, em direto, no Desporto ao Minuto.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório