Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

[3-1] FC Porto vence dérbi e afasta sintomas de crise no Dragão

O FC Porto recebeu esta tarde o Boavista e venceu a equipa orientada por Erwin Sanchez, regressando assim às vitórias depois de duas partidas sem vencer.

Notícias ao Minuto

20:46 - 23/09/16 por Notícias Ao Minuto

Desporto 6.ª jornada

Análise da partida: Obrigado a vencer, o FC Porto começou o jogo desta noite frente ao Boavista com um balde de água gelada. Nos minutos iniciais do encontro, Nuno Henrique, no seguimento de um livre na direita, marcou para o Boavista e deixou os portistas obrigados a correr atrás do prejuízo.

A formação de Nuno Espírito Santo, contudo, respondeu de forma imediata. ‘Cavalgando’ para cima do seu adversário, guiados muitas vezes por Óliver Torres, os ‘azuis e brancos’ foram forçando a sua aproximação à baliza adversária.

Durante alguns minutos, os boavisteiros pareceram algo perdidos em campo, e o FC Porto foi aproveitando para remeter o seu adversário a uma posição defensiva.

André Silva, aos 19 minutos, depois de uma longa jogada de insistência do ataque portista, voltou aos golos, desviando a bola mesmo em cima do guardião adversário.

Cerca de 20 minutos, numa jogada de Otávio, uma das unidades em destaque, Henrique, autor do golo dos ‘azadrezados’, caiu dentro da área e o árbitro do encontro apontou prontamente – e de forma certa – para a marca de grande penalidade.

Chamado a converter, André Silva marcou e adiantou os ‘dragões’ no marcador, fechando o resultado do primeiro tempo.

Na segunda parte, a mesma toada. Os portistas voltaram a acelerar o jogo na tentativa de, rapidamente, chegar a uma vantagem mais confortável.

Mais ponderada, a equipa de Nuno Espírito Santo, que esta sexta-feira, diga-se, promoveu o regresso de Marcano e apostou em Adrián Lopez para uma posição atacante, controlou as incidências de forma completa.

Até ao apito final, o Boavista ainda tentou incomodar mas faltou alguma acutilância no momento de decidir e o marcador só havia de ser alterado perto do apito final quando o guardião do 'axadrezado' cometeu um erro incrível e ofereceu de bandeja golo a Alex Telles.

Momento do jogo: 19 minutos, golo de André Silva. O jovem ponta-de-lança do FC Porto fez o primeiro e segundo tentos do FC Porto, mostrando que está de volta à 'boa forma'. O primeiro golo revelou-se de importância acrescida, pois foi o tento que catapultou os portistas para a vitória. 

_____________________________

Onze do FC Porto: Casillas; Layún, Felipe, Marcano e Telles; Danilo Pereira, André André, Otávio e Óliver; Adrian e André Silva.

Onze do Boavista: Kamran Aghayev; Mesquita,Henrique, Philipe, Talocha; Idris, Carraça; Iuri Medeiros, Fábio Espinho, Bukia; Digas.

Antevisão: À procura da vitória, a vitória que escapa há dois jogos, Nuno Espírito Santo terá de tomar várias decisões para o jogo do FC Porto com o Boavista.

Se por um lado é certo que Óliver Torres deverá regressar à titularidade, emprestando a criatividade que tem faltado ao meio-campo portista, há que assinalar que há ainda algumas dúvidas quanto à definição do quarteto defensivo.

Maxi e Marcano estão praticamente recuperados e o uruguaio pode voltar à lateral-direita que tem sido ocupada por Layún, não estando ainda definido se será opção inicial.

Por outro lado, o esquema tático é também motivo de suspeita. Se os ‘azuis e brancos’ parecem atuar melhor em 4x4x3, frente a equipas mais fechadas a tendência é para aposta num 4x4x2, com André Silva e Depoitre a ocuparam os lugares mais adiantados.

Por fim, de referir que no histórico de confrontos a sorte tem sorrido mais vezes aos ‘dragões’. Em 132 encontros entre as duas equipas, a formação liderada por Pinto da Costa venceu 88, e empatou por 21 vezes, pelo que será de esperar novo triunfo.

No lançamento da partida, contudo, ambos os treinadores assumiram a sua quota parte de responsabilidades, não abdicando Erwin Sanchez de sonhar com a vitória. “Sabemos que o FC Porto precisa de uma vitória, mas, também temos o direito de pensar em fazer algo positivo e vamos trabalhar nesse sentido”, afirmou o timoneiro do Boavista.

Por seu lado, Espírito Santo vincou novamente a ideia de fazer do seu estádio uma fortaleza, esperando-se uma equipa acutilante e que promova a busca de fraquezas do seu adversário. “Conhecemos os adversários. É uma equipa agressiva e competitiva. Estamos focados em nós. Queremos potenciar o nosso jogo. Queremos fazer do Dragão uma fortaleza”, afirmou na antevisão do encontro.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório