Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 26º

Ex-presidente disfarçou-se de empregado e levou Ronaldo para o Barça

Joan Gaspart revelou a insólita história que culminou na transferência do 'Fenómeno'.

Ex-presidente disfarçou-se de empregado e levou Ronaldo para o Barça
Notícias ao Minuto

12:32 - 22/09/16 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto Joan Gaspart

Ronaldo Luís Nazário de Lima, conhecido no mundo do futebol como ‘O Fenómeno’, completa, esta quinta-feira, 40 anos de idade.

O antigo internacional brasileiro chegou à Europa em 1994, por mão do PSV, mas foi no Barcelona que mais brilhou, numa operação que, segundo conta o então presidente dos catalães na altura, Joan Gaspart, foi tudo menos fácil.

“Não demorou muito a chegar a acordo com o PSV. Mas o acordo tinha um pequeno problema. Precisávamos da autorização do jogador antes de 15 de julho, porque essa era a data em que o pacto com o PSV iria expirar”, começa por recordar, em entrevista ao portal Goal.

“O PSV apercebeu-se de que, afinal, não queria perder o jogador e ligou à CBF [Confederação Brasileira de Futebol] de forma a impedir o Ronaldo de assinar pelo Barcelona”, prossegue, explicando que o organismo colocou “dois seguranças” à porta do quarto do jogador.

Foi, então, que Gaspart teve de puxar pela criatividade: “Conheci um empregado espanhol no hotel e ele emprestou-me a farda, um tabuleiro e uma Coca-Cola. Vesti o disfarce, cumprimentei os seguranças e disse-lhes que o hóspede tinha pedido uma bebida. Desta vez, deixaram-me passar”.

Com o problema ultrapassado, Ronaldo “assinou o contrato logo ali, na cama” e, o resto… é história: 47 golos em 49 jogos e, apenas um ano depois, uma transferência de 45 milhões de euros para o Inter de Milão.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório