Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

Capitão do Rio Ave lança projeto para ajudar desportistas

O jogador do Rio Ave Tarantini apresentou hoje um projeto que pretende sensibilizar e ajudar jogadores de futebol, e desportistas em geral, a gerir as expectativas e o final das suas carreiras.

Capitão do Rio Ave lança projeto para ajudar desportistas
Notícias ao Minuto

22:51 - 20/09/16 por Lusa

Desporto Notícias

A iniciativa, que terá como face mais visível o site www.tarantini.pt, irá analisar, compilar e divulgar dados sobre desportistas que não conseguiram preparar a sua vida, pessoal e financeira, no final da carreira, partilhando ferramentas e estratégias para o evitar.

O capitão do Rio Ave apresentou dados que considerou "alarmantes" de realidades no estrangeiro, partilhando, por exemplo, que 80 por cento dos jogadores da liga de futebol americano que se retiram ficam falidos nos primeiros três anos.

Ainda nos Estados Unidos da América, Tarantini apurou que 60 por cento dos basquetebolistas da NBA que se retiram ficam falidos em cinco anos e que, no principal campeonato inglês de futebol, acontece o mesmo a três em cada cinco jogadores que terminam a carreira.

Em Portugal não há dados concretos sobre o assunto, mas Tarantini pretende abraçar esse estudo, partindo já com uma convicção que considera "assustadora".

"Acredito que 90 por cento do jogadores que fazem uma carreira ao mais alto nível em Portugal não conseguem ter um 'pé-de-meia' vitalício", partilhou.

O capitão do Rio Ave lembrou o recente caso de Isaías, ex-jogador brasileiro que se notabilizou no Benfica, e que agora passa por um período de dificuldades financeiras, para alertar as novas gerações.

"É preciso que os mais novos não pensem que isto do futebol é um mar de rosas, porque nem todos vão chegar ao topo e mesmo aqueles que o conseguirem terão de ter muito equilíbrio para acautelar o seu futuro", considerou.

Tarantini espera agora arranjar parceiros que lhe permitam aprofundar este tipo de estudos e sobretudo o ajudem a divulgar ferramentas e estratégias para "evitar que os casos dramáticos sejam cada vez mais".

"Há muita gente que tem problemas em dar a cara e eu compreendo, mas é preciso que se saibam estes casos de insucesso, mas também casos em que o final da carreira foi bem acautelado, nomeadamente com uma via académica ou empresarial", vincou.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório