Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 15º MÁX 23º

[0-0] Dragão sem chama concede pontos na visita a Tondela

O FC Porto visitou este domingo o reduto do Tondela tendo a formação orientada por Nuno Espírito Santo mostrado algumas dificuldades para desmontar a estratégia montada por Petit.

Notícias ao Minuto

19:58 - 18/09/16 por Paulo Jorge Rocha

Desporto 5.ª Jornada

Análise ao encontro: Morno, a lembrar o outono, foi assim o encontro desta tarde do FC Porto frente ao Tondela, jogo que marcou o regresso à titular de Brahimi, atleta que esteve com um pé fora do Dragão e que foi recentemente reintegrado.

Mas vamos ao filme do jogo. Numa partida em que os ‘dragões’ foram quase sempre (ou mesmo sempre) melhores que o seu adversário, a primeira parte do encontro ficou marcada pela forma ‘branda’ como as duas formações abordaram os primeiros 45 minutos.

Petit, a precisar de vencer, optou por resguardar o seu setor defensivo, conferindo pouco espaço aos portistas para visar a sua baliza. O FC Porto, com alguma falta de criativa, com Depoitre e André Silva muito estáticos, não encontrou caminho para o golo.

O jogo chegou assim a intervalo com o nulo no marcador, que, em parte, se justificava, uma vez que nenhuma das equipas esteve propriamente próxima do golo.

Na segunda parte, o Tondela mostrou-se mais atrevido. Apostando na velocidade da sua frente de ataque, a formação de Viseu começou os segundos 45 minutos com vontade em apagar a imagem extremamente defensiva do primeiro tempo.

O FC Porto, com falta de criatividade, ia mostrando as mesmas dificuldades do primeiro tempo. Sem conseguir visar a baliza adversária, com Depoitre em tarde não, a equipa de Nuno Espírito Santo foi demonstrando que, apesar de ter Brahimi de regresso, lhe falta ainda qualquer coisa.

Depois de várias alterações, com Óliver a ser o primeiro a entrar, seguindo-se depois Adrian Lopez, a formação da cidade Invicta foi demorando a absorver as novas orientações e a 20 minutos do final da partida reinava o nulo no marcador.

Porém, foi Jhon Murillo aos 72 minutos a estar perto do golo, isto depois de ter ganho um lance a Boly e ficado isolado. Porém, o jovem atacante não teve capacidade para bater Casillas, que manteve a equipa dos ‘azuis e brancos’ em jogo.

A partir daí, o FC Porto carregou no acelerador para chegar ao jogo. André Silva, Otávio e Adrian protagonizaram perto dos 77 minutos o melhor lance dos portistas, mas faltou acerto na finalização.

Até ao final dos 90 minutos, o Tondela foi contendo a investida dos ‘dragões’ e segurou o empate em casa, resultado que penaliza, sobretudo, a formação de Nuno Espírito Santo, que pode atrasar-se ainda mais na corrida pela liderança do campeonato.

Momento do jogo: 72 minutos. Casillas, com uma grande defesa, impede o golo de Murillo e deixa a sua equipa em jogo quando o resultado estava ainda 0-0. André Silva, praticamente 10 minutos depois, teve também ele chance de ouro para resolver o jogo, mas não foi capaz de encontrar o caminho do golo.

_______________________________________

Onze do FC Porto: Casillas; Layún, Felipe, Boly e Alex Telles; Rúben Neves, Otávio, André André e Brahimi; André Silva e Depoitre.

Antevisão: Depois do empate concedido diante do Copenhaga, o FC Porto regressa este domingo às provas internas com a visita ao Tondela. Nuno deverá promover algumas alterações a começar pelo sistema tático e terminando com mexidas no centro do terreno.

Depois das boas indicações diante do V. Guimarães, onde foi testado um sistema com dois avançados como alternativa ao habitual 4-3-3, Depoitre deverá assumir a titularidade para fazer dupla com André Silva na frente de ataque e André André poderá voltar a assumir os destinos do meio-campo, fazendo companhia a Óliver. 

Brahimi também poderá ser aposta no decorrer da partida, não sendo expectável que venha a ser titular.

Nuno assumiu que a equipa quer “reagir ao que aconteceu na quarta-feira”, garantindo depois que o grupo mostra “determinação e vontade enormes” de regressar aos triunfos perante uma equipa complicada.

O FC Porto é o primeiro dos três grandes a entrar em ação e pretenderá colocar pressão nos dois rivais, Benfica e Sporting. Neste sentido, os ‘dragões pretendem trazer os três pontos de Tondela para poder aproveitar uma possível escorregadela de qualquer um deles.

Contudo, do outro lado estará um Tondela que promete dificultar a tarefa azul e branca e que pretende começar a inverter desde já o rumo das primeiras quatro jornadas onde somou um empate e três derrotas.

Petit prometeu uma equipa preparada para dar “uma boa resposta”, recordando que a vitória (1-0) conseguida no Dragão, na época passada, servirá de motivação para o jogo de hoje.

Somar pontos e fugir ao último lugar da tabela classificativa é importante e diante de um candidato ao título poderá significar o ‘clique’ para uma temporada tranquila. O regresso de Bruno Moreira ao centro do terreno poderá ser importante para dar maior criatividade. O jogo entre Tondela e FC Porto começa às 18 horas e será dirigido por Hugo Miguel.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório