Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"Dost queria ser '10'. Disse-lhe: 'Não, vou ensinar-te a marcar golos'"

Antigo treinador de um dos mais sonantes reforços sportinguistas para a presente temporada contou como é que este se tornou num goleador e rejeita comparações com Slimani.

"Dost queria ser '10'. Disse-lhe: 'Não, vou ensinar-te a marcar golos'"
Notícias ao Minuto

09:44 - 18/09/16 por Paulo Jorge Rocha

Desporto Verbeek

Gertjan Verbeek, ex-treinador de Bas Dost no Heracles, mostrou alguma surpresa por ter visto Bas Dost a abandonar o Wolfsburgo, mas acredita nas hipóteses de sucesso do holandês em Alvalade.

“Não esperava que ele saísse. Mas o Sporting é um grande clube, de uma boa Liga. Terá mais oportunidades”, disse, em entrevista ao Record, evitando comparações com Slimani, a principal referência sportinguista nos últimos anos.

“Bas Dost ou Slimani? Não me parece que se possam comparar. A única semelhança é que os dois fazem golos. É isso que importa num avançado, mas depende sempre da equipa. Vi o Sporting esta semana [com o Real Madrid]. Tem boa equipa. Acredito que Bas Dost pode ajudar o Sporting a ser campeão”.

Para o atual treinador do Bochum, Dost “pode ser lançado a partir de trás, sabe guardar a bola e tem faro por golos”. “ Vem de uma liga poderosa como a alemã e de um grande clube como é o Wolfsburgo. Se faz golos na Champions, pode fazê-los no Sporting. É alto, tem boa técnica, não é nem muito rápido nem lento. É um jogador inteligente”, acrescentou.

Verbeek foi responsável pela sua adaptação à posição ‘dez’ no terreno de jogo e contando um curioso pormenor quando conheceu Bas Dost, em 2009/10: “Quando o conheci, ele tinha 20 anos. Não sabia viver como profissional, o que comer, como treinar, onde jogar”.

“Na pré-época precisávamos de um número 10. Ele veio ter comigo e ofereceu-se porque já tinha jogado nessa posição. Eu respondi-lhe: ‘Não’. ‘Agora és um ‘9’, vou ensinar-te a ser um ‘9’ e a marcar golos.’ Não me parece que ele se tenha arrependido”, atirou de seguida.

Recomendados para si

;

Acompanhe as transmissões ao vivo da Primeira Liga, Liga Europa e Liga dos Campeões!

Obrigado por ter ativado as notificações do Desporto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório